Saiba quando e como tomar cloreto de magnésio

Enxaquecas e fadiga constante podem significar falta de magnésio. Esteja atento aos sinais e saiba quando deve tomar cloreto de magnésio.

Saiba quando e como tomar cloreto de magnésio
Descubra quais as vantagens deste suplemento mineral e quando deve tomá-lo

Fadiga, enxaquecas frequentes e irritabilidade constante podem ser sinal de falta de magnésio no organismo. Se for o caso, o médico pode receitar a toma diária de cloreto de magnésio para que sejam repostos os níveis deste mineral.
 
Entre os diversos benefícios do magnésio, este mineral permite eliminar as substâncias tóxicas armazenadas no corpo e regula a pressão arterial. Este mineral regula ainda o metabolismo já que é responsável pela ativação de mais de 300 reações enzimáticas que potenciam a produção de energia (ATP).
 
Hoje em dia é pouco comum serem registados casos de abstinência de magnésio. Ainda assim, essa é uma condição facilmente tratada (desde que devidamente seguida por um médico).
 

O que é cloreto de magnésio?

O cloreto de magnésio é um suplemento mineral composto por cloro e magnésio que funciona enquanto suplemento alimentar. Aconselhado para todas as idades, o cloreto de magnésio tem vários benefícios para a saúde:
  • Equilibra a saúde renal, já que ajuda a eliminar o ácido acumulado nos nossos rins;
  • Estimula o sistema cardiovascular, limpando as artérias e ajudando a prevenir doenças coronárias;
  • Ajuda a combater a fadiga, stress, dores de cabeça e enxaquecas frequentes;
  • É um aliado poderoso no combate aos radicais livres em excesso no organismo (os responsáveis pelo desenvolvimento de tumores, por exemplo);
  • Regula a acidez do estômago e, por isso, melhora o processo de digestão;
  • Previne a osteoporose (ajuda na fixação do cálcio nos ossos);
  • Estimula a produção de colagénio, o responsável por uma pele jovem e saudável;
  • Ajuda a atenuar artrites;
  • Combate as insónias (através da produção da melatonina;
  • Reforça o sistema imunológico;
  • Durante a gravidez evita as contrações antes das 37 semanas e combate os casos de azia na gestação.
 

Existem contraindicações? 

Quem estiver a tomar antibióticos deve ter atenção às tomas de cloreto de magnésio. Para que não se diminua o efeito dos antibióticos é aconselhável a ingestão deste suplemento cerca de três ou quatro horas antes.
 

Como tomar o cloreto de magnésio?

O cloreto de magnésio pode ser comprado em farmácias e dietéticas (já o preço varia consoante a marca em questão). É aconselhável dissolver 33g do preparado num litro de água. A dose a ingerir por cada pessoa só deve ser indicada por um especialista (e irá variar consoante o grau de abstinência no organismo deste mineral). A toma de doses erradas podem originar casos de diarreia ou de desidratação.

Veja também: