10 coisas que não sabia sobre aviões

Sabia que é possível voar sem nenhum motor durante algum tempo? Conheça esta e outras curiosidades nas 10 coisas que não sabia sobre aviões.

10 coisas que não sabia sobre aviões
Alguns factos são verdadeiramente surpreendentes

Neste artigo partilhamos consigo 10 coisas que não sabia sobre aviões e que o vão, certamente, impressionar. É sabida a evolução gigantesca da área da engenharia, nomeadamente da engenharia aeroespacial. Os aviões têm-se tornado cada vez mais resistentes a obstáculos e intempéries e a sua eficiência tende a aumentar cada vez mais.

Sabia isto sobre os aviões?

Pneus ultra resistentes, mini buracos nos vidros, compartimentos secretos para os elementos da tripulação? Não, não fazem parte da imaginação nem de um filme de ficção científica. São factos verdadeiros que resultam da normal evolução das tecnologias relacionadas com este “monstro” do ar.

Localização de assentos mais segura: mito ou facto?

Apesar de haver especialistas que afirmam que os assentos do meio localizados na parte mais ao fundo do avião serem os mais seguros, a verdade é que a Administração Federal de Aviação reafirma que isto não passa de um mito e que todos os lugares têm o mesmo índice de segurança.

aviao

Pneus dos aviões têm ultra resistência

Os pneus dos aviões são de tal forma resistentes que aguentam com um peso de cerca de 38 toneladas. Além disso, estão concebidos para aterrarem em segurança a uma velocidade de até 28 quilómetros.

pneu

Porquê apagar as luzes interiores na descolagem e aterragem?

Certamente já reparou que sempre que um avião descola ou aterra, as luzes interiores do avião se desligam. E já pensou porquê? Por razões de segurança. A ideia é que se “habitue” a esse ambiente, sobretudo no caso da descolagem e aterragem decorrer durante a noite; desta forma, caso algo de pior aconteça, a sua visão já está habituada à escuridão e mais rapidamente consegue dirigir-se para a saída de emergência.

luzes

Persianas das janelas sempre abertas na descolagem e aterragem

Novamente uma questão de segurança entre as 10 coisa que não sabia sobre aviões: as persianas devem estar sempre para cima durante os momentos de aterragem e descolagem. E porquê? Caso não saiba, estes dois momentos são os mais propícios a problemas; e em caso de existir algum percalço, com as janelas desimpedidas facilmente se consegue identificar as áreas desimpedidas ou de mais fácil acesso.

aviao 2

Voar com apenas um motor – ou nenhum!

Não se assuste se em algum voo em que estiver um dos motores deixar de trabalhar; um avião consegue voar sem qualquer problema apenas com um motor durante mais de cinco horas, tempo mais do que suficiente para chegar a terra firme em segurança. Na verdade, até sem nenhum dos motores o avião consegue voar durante um tempo, permitindo uma aterragem segura.

motores

Já reparou no pequenino buraco do vidro da janela?

Caso não tenha reparado, nas janelas dos aviões existe um pequeníssimo buraco. E não, não é defeito do vidro nem foi uma “pancada” no mesmo que o partiu; esse pequeno buraquinho serve para equilibrar a pressão. E o que acontece é que na verdade existe um vidro triplo, por questões de segurança. Assim, se algum deles quebrar ou rachar, os outros dois continuam a garantir a segurança do avião.

janela

O que sabe sobre as máscaras de oxigénio?

Sabia que as máscaras de oxigénio que são apresentadas no início de todos os voos têm, na verdade, apenas 15 minutos de oxigénio disponível? Se ficou preocupado com uma das 10 coisas que não sabia sobre aviões não tem motivos para isso: a necessidade de oxigénio acontece quando há uma súbita perda de pressão. E assim que o piloto identificar esta questão, ele vai baixando gradualmente o avião até um nível onde todos os passageiros possam respirar normalmente; para isto acontecer, 15 minutos são mais do que suficientes.

oxigenio

Cabines de descanso secretas para a tripulação

Uma das 10 coisas que não sabia sobre aviões é que existem, em alguns modelos deste meio de transporte, cabines “secretas” de descanso para a tripulação, sobretudo para voos de longa duração. Geralmente estão acessíveis através de um alçapão e são constituídas por camas, uma mini casa de banho e por vezes uma pequena área de lazer.

descansar

Porque é que o avião deixa um rasto branco no céu?

Quando olha para o céu e vê aquele rasto branco típico que um avião deixa, já se perguntou como é que acontece o fenómeno? É muito simples na verdade: sabe quando está muito frio e ao respirar deixa no ar um certo “fumo”? O processo é o mesmo, mas à dimensão de um avião! Os gases quentes dos motores quando em contacto com a atmosfera gélida faz condensar os vapores que se transformam em pequenos “rastos de nuvens”.

rasto

Trovoada pode atingir o avião sem problema

Uma das 10 coisas que não sabia sobre aviões é que eles estão, atualmente, totalmente preparados para ser atingido pela trovoada. Desde 1963 que nenhum avião cai devido a trovoada e isto acontece pelos avanços de engenharia; de tal forma que o equipamento é atingido pelo trovão e toda a sua energia é novamente enviado para “fora” sem danificar nenhum sistema ou mecanismo do avião.

tempestade

Veja também: