Como escrever mais rápido no teclado

Ouvimos dizer que gostava de saber como escrever mais rápido no teclado! É verdade? Fique com estas dicas.

Como escrever mais rápido no teclado
Preparado para dar 120% no trabalho?

Precisa de entregar um trabalho amanhã e já está cheio de sono? Ou é um daqueles estudantes que deixa tudo para a última e está a ficar sem tempo? Seja qual for a sua desculpa, aprender como escrever mais rápido no teclado dá sempre algum jeito. Consegue terminar algumas tarefas bastante mais rápido e isso acaba por fazer com que tenha mais tempo para outras coisas.
 

6 passos para escrever mais rápido no teclado

 

1. Livre-se dos maus hábitos

Quando aprendeu a escrever nos teclados e nas antigas máquinas de escrever como é que o fazia? Com os dois indicadores e enquanto olha para o teclado? Para não falhar nada? Este é um dos maus hábitos que podem estar a atrasá-lo neste processo de escrever mais rápido no teclado. Não se preocupe com os erros! Enquanto não guardar/enviar há sempre possibilidade para emendar.

 

2. Encontre a postura certa

Procure colocar os dedos um pouco dobrados sobre o teclado e sentir-se confortável com as mãos pousadas em cima da secretária. A posição das mãos (é mesmo importante que estejam pousadas) é bastante importante porque acaba por servir como um “guia” para a colocação dos dedos.

 

3. Comece a utilizar os dez dedos

Parece ser algo muito estranho e uma tarefa bastante hercúlea, certo? Não é assim tão difícil, acredite em nós! Basta apenas um pouco de esforço e vontade para começar a utilizar os dez dedos no teclado. Os seus indicadores devem estar pousados sobre a letra F, para a mão esquerda, e letra J, para a mão direita.

Encontrámos esta imagem que o pode ajudar a perceber um pouco a forma como pode começar a escrever.
10 dedos no teclado

Atenção: Isto é apenas um guia geral de como deve fazer as coisas. Enquanto escrevemos este artigo, o único dedo que toca (e está constantemente pousado) na tecla de espaços é o polegar da mão esquerda. Tal como o dedo médio da mão direita serve para a letra P e o anelar para os acentos.

 

4. Não olhe para o teclado

Sabia que olhar para o teclado acaba por atrasá-lo quando pretende escrever mais rápido? Depois de algum tempo a escrever, vai aperceber-se que já não precisa de olhar e que o seu cérebro já decorou o lugar em que as letras se encontram. É mais fácil do que parece embora possa causar alguma estranheza ao início. 

 

5. Seja paciente

Aprender a escrever mais rápido no teclado não é algo que se consiga do dia para a noite. Requer tempo, paciência e muita prática.

 

6. Pratique

Não há nada melhor para se aperfeiçoar em algo do que praticar. Encontrámos o 10fastfingers que possui palavras em português para começar a treinar! Nós conseguimos 66 PPM (palavras por minuto). E desse lado?


Veja também: