AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como estragar uma entrevista de emprego antes de começar?

Veja de que forma pode arruinar uma entrevista de emprego mesmo antes de começar.

Como estragar uma entrevista de emprego antes de começar?
Se pensa que apenas quando está a ser entrevistado deve ter cuidados especiais, está redondamente enganado.

Se achava que era apenas a duração da entrevista de emprego que definia o resultado da mesma, está muito enganado. O sucesso da sua entrevista de emprego depende do antes, durante e depois. Confuso? Descanse, a explicação é mais simples do que possa pensar. Na verdade existem uma série de fatores que podem influenciar negativamente a sua entrevista de emprego mesmo antes de começar.


O fim antes do começo

Não basta ter um comportamento irrepreensível durante a entrevista. A sua tarefa de impressionar os seus recrutadores começa no momento em que envia a sua candidatura e, se foi chamado para a entrevista, o melhor é prestar atenção a todos os detalhes. Afinal de contas, não quer arruinar a sua entrevista de emprego antes de esta começar.

E se não sabe de que forma pode estar a sabotar a sua entrevista antes de cruzar a porta da “sala mágica” nós ajudamos. Conheça alguns dos erros mais comuns.

1. Não ter maneiras ao telefone com o seu recrutador

Cada vez mais, antes da entrevista de emprego, propriamente dita, os recrutadores tendem a estabelecer um primeiro contacto telefónico com os candidatos (quase que se pode chamar uma pré-entrevista). E a sua atitude é decisiva. Atender com uma voz sonolenta, ser rude ou mostrar-se distraído ou ocupado enquanto fala com os seus recrutadores, por exemplo, não é boa ideia. O seu recrutador já está a avaliá-lo e se não tiver uma boa “presença” ao telefone não vai impressionar. Mesmo que seja para o notificar da data e hora da entrevista, convém que seja educado e mostre interesse na conversa.

FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.

2. Chegar atrasado

Nem deveria ser necessário falar da importância da pontualidade. Chegar atrasado a uma entrevista de emprego só tem um resultado possível: causa uma péssima impressão junto dos seus recrutadores. Antes mesmo de ter hipóteses de falar pessoalmente com os seus recrutadores eles já vão ter uma opinião formada e, seguramente, não será a melhor. Na cabeça deles, se chega atrasado à entrevista, provavelmente chega atrasado ao trabalho e isso não faz de si um bom candidato. E mais: é interpretado como falta de respeito pelo tempo e atenção dos recrutadores. Portanto, se tem uma entrevista não perca tempo. Comece já a verificar a localização da empresa e a calcular o tempo que necessita para a deslocação e, claro, assegure-se que chega a tempo. O ideal será estar nas instalações da empresa cerca de 10 a 15 minutos antes. Mas – como os imprevistos acontecem – se, por alguma razão, perceber que não vai conseguir chegar atempadamente, contacte os seus recrutadores, explique o sucedido e comunique a hora prevista para a sua chegada.


3. Ter uma imagem descuidada

Uma das regras fundamentais das entrevistas de emprego é ter cuidado com a imagem. Roupas sujas ou amarrotadas não são uma boa escolha. Opte por algo elegante e adequado à ocasião (mas sem exageros). Pode ajudar se estudar a empresa antes e conhecer a sua cultura, de forma a adaptar a sua indumentária ao padrão.


4. Fumar antes da entrevista

Para os fumadores pode ser difícil de aceitar ou acreditar, mas fumar antes da entrevista de emprego pode arruinar as suas hipóteses. Lembre-se que nem toda a gente fuma e há mesmo que não suporte o cheiro do tabaco (e sim, vai sentir-se), por isso o melhor é evitar fumar antes da entrevista para não ficar com o cheiro impregnado nas suas roupas.


5. Falta de etiqueta profissional

A sua atitude começa a ser avaliada mesmo antes da entrevista começar, por isso tenha atenção à sua postura e etiqueta profissional. E claro, assegure-se que a sua linguagem corporal não o trai. Seja educado e cordial desde que cruza a porta de entrada da empresa.


Entre a ganhar

A entrevista de emprego deve servir para confirmar algo que os seus recrutadores já desconfiam. E se o chamaram é porque acham que é merecedor de ter pelo menos a hipótese de tentar juntar-se à equipa. Por isso, não falhe, marque pontos em todas as etapas e não cometa erros. Mostre aos seus recrutadores que realmente é o profissional que eles procuram. E comece antes da entrevista principiar.


Veja também: