Como ficar rico nos próximos anos

Saber como ficar rico é algo que todos queremos, e  neste artigo temos algumas ideias importantes para podermos rechear a conta bancária.

Como ficar rico nos próximos anos
Apesar de ser difícil, não é tarefa impossível

Todos os anos queremos sempre ser maiores e melhores do que no ano passado. Fazem-se promessas nas mais diversas áreas. Desde começar uma dieta, acabar um curso ou mesmo várias resoluções financeiras. Olha-se para o marco do início do ano como um mote para mudar radicalmente de vida. Em termos de questões financeiras, na mente de muitos fica a questão crucial ”como ficar rico?”.
 

10 ideias a ter em conta se quer enriquecer

 

1. Saiba com o que contar

A primeira ideia que queremos deixar bem clara é a de que as resoluções não podem ser muito radicais. Não é por pura magia que se muda de vida de um dia para o outro. Não é simplesmente por resolver mudar que as coisas mudam - seria bom.

Na prática, para mudar algo na nossa vida, é preciso todo um processo de reflexão. Sem ele, é fácil desistir e abandonar os nossos objetivos o que implica o fracasso, mesmo antes de saber como ficar rico.

Deve ignorar histórias de grandes empreendedores como Mark Zuckerberg ou Bill Gates, pois apesar de estes terem ficado muito ricos muito rápido, não é essa a norma. Existem milionários que conseguiram o seu estatuto apenas a viver de forma humilde e a poupar o máximo possível.

 

2. Pense nas resoluções com a sua família

A segunda grande ideia para um futuro mais brilhante passa por definir objetivos concretos e fazer essa definição com a sua família. Para ficar rico irá ter de envolver toda a sua família em torno desse objetivo pois não será algo fácil, visto que se fosse toda a gente seria rica.

Para alcançar a fortuna terá de passar por vários sacríficos e o processo será penoso, mas certamente compensará.

 

3. Aprenda a poupar ao máximo

Há centenas de maneiras de poupar no nosso dia a dia, desde não deixar a água correr quando lavamos os dentes, a impedir o consumo fantasma de energia. Saber como ficar rico implica também saber como poupar dinheiro, pois sem esta habilidade pode conseguir ganhar milhões de euros, mas de nada lhe vão servir se os gastar logo de seguida numa vida de luxo.

 

4. Inicie um plano poupança

Para ficar rico é preciso acumular dinheiro, algo essencial para que possa atingir a sua independência financeira. Assim, comece por criar um plano de poupança automática e procure que esse plano seja ao mesmo tempo ambicioso e realista. Não pode querer poupar tudo o que ganha, senão não come.

Pode, por exemplo, definir como objetivo poupar 5%-10% do seu rendimento líquido mensal. Quando os impostos recuarem um pouco (algo provável em anos de eleições) irá aumentar automaticamente a sua poupança.

 

5. Procure novas fontes de rendimento

Para saber como ficar rico tem de reconhecer que apesar de existirem limites na poupança, não existem limites no rendimento. Apesar de ser importante poupar dinheiro, para ficar rico vai precisar de conseguir ganhar mais – e o céu é o limite. Veja como diversificar as suas fontes de rendimento.

Isto implica que terá de procurar novas fontes de rendimento. Pode, por exemplo,  monetizar os seus hobbies ou começar um pequeno negócio à parte. Se quiser ficar rico tem de fazer alguns sacrifícios, e será difícil encontrar tempo para poder ganhar mais e estar com a sua família e amigos.

 

6. Prepare a sua promoção

Apesar dos desafios no mercado de trabalho, ainda existe espaço para ser promovido ou para encontrar um emprego melhor. A solução para poder ficar rico tanto pode estar em fazer os possíveis para se destacar face à sua chefia de modo a ter a possibilidade de conseguir um aumento, ou em procurar um emprego melhor onde as suas habilidades e conhecimentos sejam mais valorizados, de modo a poder receber mais

 

7. Invista o seu dinheiro

Quem quer saber como ficar rico tem que saber como e quando investir, tanto o seu dinheiro como o seu tempo. Pode investir apenas numa conta poupança, num Certificado de Aforro ou na bolsa, ou em muitos outros locais, desde que ganhe com isso. Procure investir no seu crescimento, e euro a euro vai conseguir ter uma conta bancária recheada.

Note que nunca deve investir dinheiro de que precisa para tratar de outras necessidades. É importante ter cuidado ao gerir o seu dinheiro.

 

8. Invista em si mesmo

No caso de querer atingir o seu objetivo ao abrir uma empresa ou a investir na bolsa, é importante investir também em si mesmo. Através de livros, cursos, e seminários vai poder adquirir novos conhecimentos de modo a poder mais tarde usá-los para diversificar as suas fontes de rendimento. 

Se se meter numa área na qual é especialista está imediatamente em vantagem face à concorrência, o que significa que será bem sucedido, quer esteja a fazer pela sua carreira numa empresa ou a abrir o seu próprio negócio.

 

9. Evite despesas inúteis

Por vezes achamos que alguns dos nossos vícios têm que ser sustentados. O hábito de fumar ou de ir ao casino de vez em quando não só representam um desperdício de dinheiro, como também podem vir a ser prejudiciais e não têm grandes benefícios. Se não gastar dinheiro em coisas que lhe fazem mal, pode vir a investir este dinheiro para poder mais tarde ficar rico. Não se esqueça: o caminho é longo.

 

10. Cometa erros e aprenda com eles

De acordo com Warren Bufet, um dos homens mais ricos do mundo, se estivermos num barco que se está a afundar, é melhor usarmos a nossa energia para mudarmos de barco do que para repararmos fendas. Por muitos anos, o slogan da rede social Facebook baseava-se em “ser rápido e partir coisas”. Podemos retirar daqui a lição de que é importante não ficarmos parados a olhar para os nossos erros.

Vários milionários apenas o conseguiram ser após inúmeras tentativas, pois foram aprendendo com cada erro que cometeram. Errar é humano, e o melhor a fazer é usarmos esta nossa distinta qualidade para nos tornarmos melhores. Mas tenha cuidado, e esteja sempre pronto para se recompôr.

Abordámos as principais ideias para mudar de vida financeira. Não será um caminho fácil ou imediato mas é certamente possível ficar rico. Pode não acontecer já este ano mas deve-se lembrar que qualquer jornada tem de ter um primeiro passo, e quanto mais cedo o der, mais cedo chegará ao seu destino.
Precisa de dinheiro para começar um novo negócio? Agora é fácil! >>
Veja também: