AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como mostrar o seu potencial numa entrevista de emprego?

A entrevista de emprego é a sua grande hipótese de impressionar o seu entrevistador e mostrar o seu potencial. Veja como.

Como mostrar o seu potencial numa entrevista de emprego?
Estas dicas vão dar uma ajuda.

Se foi chamado para uma entrevista de emprego, já passou o primeiro grande teste e conseguiu que o seu Curriculum Vitae (CV) chamasse a atenção dos recrutadores. Agora vem a parte difícil, o derradeiro teste: a entrevista presencial. É esta a sua grande hipótese de mostrar o seu potencial enquanto profissional e de convencer os seus potenciais empregadores que é o candidato que eles procuram.
 

4 Dicas para mostrar todo o seu potencial numa entrevista de emprego

A entrevista de emprego é o seu grande momento, a sua janela temporal para impressionar os seus recrutadores, a hora “h”, a oportunidade decisiva. Será a sua prestação (juntamente como o seu CV e experiência) que irá determinar se fica ou não com o lugar.

É por isso que é tão importante que se prepare convenientemente para a entrevista, para garantir que mostra o seu valor e potencial e deixa bem claro porque deve ser o candidato escolhido. Estas dicas vão ajudá-lo.

 

1. Use o chamado método STAR  (estrela)

Esta técnica é usada, essencialmente, por quem já tem uma experiência profissional, uma vez que serve para mostrar resultados obtidos em experiências passadas, algo que certamente vai interessar aos seus potenciais empregadores. A técnica STAR é um método eficaz para estruturar as suas respostas. Como?! Simples, seguindo esta lógica:

S – situation (situação)
T – Task (tarefa)
A – Action (ação)
R – Results (resultados)

Seguindo esta regra, você consegue mostrar uma sequência lógica e estruturada das suas conquistas profissionais e a forma como teve sucesso em experiências anteriores.

 

2. Foque-se na resolução dos problemas do recrutador

Ou seja, mostre que está atento às necessidades da empresa e interessado em encontrar uma resposta para essas necessidades e/ou problemas. Aqui entra outro passo (de preparação prévia) muito importante: a pesquisa sobre a empresa (a sua realidade, os seus valores, objetivos, projetos, etc.). Estas informações, juntamente com as que conseguir reunir durante a entrevista, vão ser fundamentais para estruturar as suas respostas e mostrar que tem o perfil indicado para a posição a que se está a candidatar.

 

3. Termine as suas respostas de forma positiva

Que é o mesmo que dizer, realce os aspetos mais positivos do seu percurso. Por exemplo, se o recrutador lhe pede para falar de um determinado projeto em que esteve envolvido e que menciona no CV, assegure-se que termina a falar das suas grandes conquistas graças a esse projeto (pode ser uma promoção ou a atribuição de projetos – ainda – mais importantes, por exemplo). Ao fazê-lo, é muito provável que o seu recrutador queira aprofundar ainda mais esse aspeto do seu CV e, nesse caso, é a sua oportunidade de mostrar todo o seu valor.

 

4. Tenha especial atenção à forma como se comunica

A comunicação (a boa comunicação) é a chave para o seu sucesso na entrevista de emprego. Apenas se for capaz de comunicar eficazmente as suas experiências passadas, as suas conquistas profissionais, as competências que detêm, os seus sucessos, poderá mostrar todo o seu potencial. A mínima falha na comunicação durante a entrevista e o seu entrevistador vai ficar na dúvida sobre o seu valor. Por isso preste especial atenção à forma como se comunica e – se necessário – treine em casa ou faça uma lista de tudo o que considera ser relevante no seu percurso e que quer referir durante a entrevista.
 

Pronto para mostrar o seu potencial e brilhar na entrevista de emprego? Então, boa sorte!


Veja também: