Como organizar as despesas mensais

Organizar as despesas mensais é a coisa mais importante que pode fazer por si e pela sua família. Especialmente se tem um orçamento curto.

Como organizar as despesas mensais
Não perca as nossas 10 dicas!

O serviço Casa Funciona da EDP dá-lhe descontos todos os meses!

Para organizar as despesas mensais, tem que começar por enumerar todos os seus gastos. Todos são mesmo todos! Se o dinheiro não chega até ao final do mês, é possível que não tenha as despesas ajustados aos seus rendimentos. As listar todos os seus gastos, registando cada cêntimo, rapidamente vai perceber onde estão as gorduras no seu orçamento e como é que as pode cortar.
 
Para ajudar a começar a organizar as suas despesas mensais temos algumas dicas, testadas e aprovadas, para que nunca mais perca o rasto ao seu dinheiro. Vai ver que, no final do segundo mês, já tem mais dinheiro!
 

6 Dicas para organizar as despesas mensais

 
1. Para começar, já falamos destes valores noutros artigos mas vale a pena lembrar! Idealmente, o seu ordenado deve ser dividido desta forma:
  • Poupança - 10%: valor que deve guardar, religiosamente, no início de cada mês. 
  • Habitação - 35%: para todas as despesas relacionadas com a renda, condomínio e seguros, água, luz, gás internet, telefone, alimentação e despesas diárias.
  • Alimentação e compras - 25%: almoços ou jantares fora de casa, lazer e férias.
  • Transportes - 15%: despesas com prestação do veículos e seguros.
  • Outros empréstimos - 15%: para prestações relacionadas com crédito pessoal e cartões de crédito. Se puder evitar este gasto, tanto melhor!
 
2. Guarde todos os talões de compras e peça aos restantes elementos da família que façam o mesmo. Defina um local onde os guardar, pode ser uma pasta de arquivo ou uma caixa, para que, quando lhe for mais conveniente, possa registar todos os gastos.
 
3. Antes de avançar com o registo das despesas, recomendamos que defina as categorias. Ou seja, enumere em que é que costuma gastar dinheiro. Por exemplo: alimentação, empréstimo, água, luz, gás, saúde, transportes, roupa, lazer, comer fora, livros e revistas, etc.
 
4. Agora é tempo de registar esta informação. Atualmente, existem várias apps de finanças pessoais, gratuitas, onde pode registar todas as suas despesas mensais e, inclusive, sincronizar com outros smartphones da família. A vantagem das apps é que pode fazer o registo no momento da compra.
 
5. Outra forma de fazer este registo passa por criar um ficheiro Excel. Neste caso, exige mais organização da sua parte mas o controlo é maior já que pode criar todas as categorias que precisar, bastando para isso acrescentar uma coluna à tabela.
 
6. Por fim, não espere pelo próximo mês para começar a organizar as suas despesas mensais. Quanto mais demorar, mais dinheiro perde! Se não sabe quanto dinheiro entra, nem quanto sai, é muito difícil conseguir poupar ou planear. 
 
Adira aqui ao Casa Funciona com 50% de desconto e organize melhor as suas despesas mensais.

Veja também: