Ninguém está livre de passar por uma situação de aperto financeiro. Nestes momentos, é bom saber que pode contar com os bancos para lhe darem uma ajuda – mas também é importante saber como encontrar o melhor crédito pessoal para si e como defender-se das propostas enganadoras.
Como encontrar o melhor crédito pessoal
Antes de mais, analise bem a sua situação. Anote de quanto dinheiro precisa, em quanto tempo quer / pode pagá-lo de volta ao banco e que outras despesas já tem para pagar mensalmente.
Sobretudo, não se esqueça do mais importante: para que quer o dinheiro? Pedir um empréstimo para ir de férias ou pedir um empréstimo para pagar um computador com o qual vai trabalhar (e ganhar dinheiro) não é a mesma coisa e vai influenciar a forma como vai encontrar o melhor crédito pessoal para o seu caso.
1. Compare (mesmo) todos os bancos

Sim, dá trabalho. Sim, vai perder tempo. Sim, vai fazer muitas contas… Mas não se deixe intimidar. Se quer aprender como encontrar o melhor crédito pessoal do mercado, não há outra estratégia que não a de comparar todas as propostas de todos os bancos.
Pode visitar as agências bancárias, pedir para ser contactado por um comercial ou até pedir propostas online. O que importa mesmo é que não deixe banco nenhum de fora e tenha na mão o máximo de propostas possível para se sentar a ler. Do banco mais famoso ao mais novato, qualquer um pode ter a opção que lhe interessa.
2. Leia muito bem a FINE

A Ficha de Informação Normalizada é um documento longo e cheio de números, mas é lá que estão os detalhes que mais lhe interessam. Olhe para a taxa de juro e para o spread, mas não se esqueça dos produtos associados, das condições gerais e, claro, do valor total que vai devolver ao banco.
Saber como encontrar o melhor crédito pessoal também passa por ser esperto e olhar para os números pequeninos. Nem sempre o spread mais baixo resulta num valor total a devolver mais pequeno. Disponha os números lado a lado e compare com muita atenção.
3. Pense sempre no pior cenário

E se perder o emprego? E se ficar de baixa? E se tiver uma gravidez não planeada? São cenários hipotéticos, mas não são impossíveis. O risco de sobreendividamento é real e não pode ser subestimado.
Quer saber como encontrar o melhor crédito pessoal para si? Então, compare todas as ofertas à luz do pior cenário e contabilize a taxa de esforço. Se a taxa de esforço for maior do que 40% ou se perceber que, ocorrendo um destes cenários, deixa de poder pagar, então é melhor procurar outras opções.
4. Pondere o crédito consolidado

O crédito consolidado não serve só às famílias que estão em risco iminente de sobreendividamento ou a colecionar obrigações difíceis de pagar. Pergunte ao banco se lhe oferece vantagens por consolidar os créditos que já tem com o novo que está a pedir. Pode ter surpresas agradáveis.
Em todo o caso, mantenha-se atento. O banco pode estar mais interessado em consolidar todas as suas dívidas a um spread vantajoso do que em dizer-lhe como encontrar o melhor crédito pessoal. Pense sempre que o interesse é seu e por isso é a si que cabe defendê-lo.
5. Não fique com dúvidas

Não é ignorância nem há vergonha em fazer perguntas. Ninguém nasce ensinado ou a saber de cor e salteado como encontrar o melhor crédito pessoal para cada situação. Sempre que não entender alguma coisa, pergunte ao banco. É obrigação do banco informá-lo e explicar todas as contas e cálculos.
Acima de tudo, mantenha a cabeça fria e não se deixe dominar pela urgência ou pela ansiedade. Pedir dinheiro ao banco é um assunto sério e que pode ter um impacto enorme no seu orçamento familiar. É importante saber como encontrar o melhor crédito pessoal, mas isso só é possível se souber onde procurar a informação e o que ela significa.
Estude, leia, peça ajuda a amigos e familiares que estejam por dentro deste assunto. Uma decisão informada vai, com certeza, fazer toda a diferença no futuro.
Veja também:
- Crédito Pessoal: Direitos e Deveres
- Como conseguir um Crédito Pessoal mais barato
- Crédito Pessoal: Vantagens e Desvantagens
- Quais são as alternativas ao crédito pessoal?