Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt

Saber mais

Como ser mais ativo sem gastar dinheiro

A balança continua a acusar os excessos que cometeu na Páscoa? Então, aprenda como ser mais ativo gastando pouco ou nada.

Como ser mais ativo sem gastar dinheiro
Faça mais pelo seu bem-estar sem sacrificar a carteira

Sabia que 64% da população portuguesa é sedentária? Pelo menos de acordo com um estudo da Fundação Portuguesa de Cardiologia, de maio de 2015. Isto significa que praticamos menos de uma hora e meia de exercício físico por semana! Se este número o assusta, temos a solução: apresentamos-lhe 5 truques para descobrir como ser mais ativo, mas sem ter que gastar muito dinheiro, ou até sem gastar dinheiro algum.

A sua saúde vai agradecer, o seu corpo vai ficar mais elegante e vai sentir-se mais confortável e à vontade consigo próprio. 


Como ser mais ativo em 5 passos


QUEIME CALORIAS ENQUANTO PASSEIA

Neste país à beira-mar plantado, entre praias, ribeiras e marginais não faltam lugares inspiradores para uma caminhada ou corrida ao final do dia ou durante o fim de semana. Se for sozinho, leve o mp3, coloque o volume no máximo e, passo a passo, siga em direção a um estilo de vida mais feliz e saudável. Ou, então, reúna os familiares e amigos para um serão desportivo, mas que promete muita animação. O melhor? Não tem que gastar um cêntimo! Contudo, se preferir outro tipo de paisagem, poderá optar pelos parques da cidade ou pelas serras e montanhas mais perto da sua área de residência. 


O FANTÁSTICO MUNDO DA INTERNET

Com uma rápida e simples pesquisa no Google poderá encontrar vários sites e dicas de como ser mais ativo, mesmo no conforto do seu lar. Sem sair de casa, poderá aprender rotinas completas de exercícios, aulas temáticas e dicas adequadas às suas necessidades.

Deixamos algumas sugestões:
  • Be Fit - lembra-se da treinadora exigente e motivadora do programa norte- americano Biggest Loser, Jillian Michaels? Poderá “treinar” com ela a partir deste canal, que conta ainda com participações de peso: Denise Austin e Jane Fonda, entre outros;
  • Popsugar Fitness – aqui encontra tutoriais de rotinas de exercícios seja qual for o seu objetivo: perda de peso, manutenção de um estilo de vida saudável ou técnicas de relaxamento;
  • Vida Ativa - um portal de fitness, nutrição, saúde e bem-estar, onde para além de de sugestões de treino poderá encontrar, por exemplo, receitas deliciosas e saudáveis para acompanhar a sua jornada fit; 
  • Dicas do Salgueiro – o Personal Trainer decidiu criar este projeto por considerar que havia uma lacuna ao nível de dicas sobre fitness e nutrição em português. O resultado está à vista. 


JUNTE O EXERCÍCIO A UMA CAUSA SOLIDÁRIA

Caminhar ou correr por uma causa solidária está na moda. Apesar de muitas vezes não ser totalmente gratuito, o valor simbólico pago reverte a favor de uma instituição ou causa que vale a pena apoiar. 


TORNE-SE NUM OPORTUNISTA 

Se pensar bem, em vários momentos do seu dia, poderá encontrar oportunidades para se exercitar:
  • Use as escadas ao invés do elevador;
  • Estacione mais longe do local onde normalmente estacionaria;
  • Faça alguns alongamentos durante o dia por breves instantes;
  • Contraia a barriga para reforçar o trabalho abdominal enquanto está numa fila de espera, por exemplo.


APPS PARA AJUDAR A TREINAR

Os smartphones e os tablets são já tecnologias indispensáveis para o dia a dia. Utilizá-las em nosso benefício é, por isso, mais do que lógico. E se com isso ainda conseguir atingir um estilo de vida mais saudável, perfeito! Deixamos algumas sugestões de apps para exercício físico gratuitas:
  • Pump Up - Programa individualizado, temporizado e adaptado ao tempo e material, local e objetivo do treino. Possui ainda uma rede social para a partilha de fotos e experiências;
  • Nike+ Training Club - Inclui mais de 100 programas de exercícios pré-estabelecidos, incluindo alguns elaborados por atletas de elite, que variam no tempo e nível do praticante; 
  • Gain Self – Aqui encontra mais de 700 opções de exercícios: treinos de resistência, treino pliométrico (à base de saltos), yoga, entre outros. É ainda possível monitorizar facilmente as atividades pela internet ou através do smartphone.

Agora que já sabe como ser mais ativo sem gastar dinheiro, vai continuar a arranjar desculpas para não fazer do exercício físico uma prática regular? Força!


Veja também: