Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt

Saber mais

4 dicas para uma melhor saúde dentária

Saiba quais os cuidados que deve ter para manter uma boa saúde dentária sem gastar rios de dinheiro.

4 dicas para uma melhor saúde dentária
Mais do que um sorriso bonito, tenha uns dentes saudáveis

Um sorriso bonito é visto, hoje em dia, como um cartão-de-visita. A verdade é que todos querem ter uns dentes brancos, mas ter uma dentição perfeita requer cuidados. Mas mais do que uma questão estética ou de autoestima, é uma questão de saúde e bem-estar. Se quer ter uma boa saúde dentária, então o melhor é seguir estas regras.


4 Regras básicas para uma boa saúde dentária 

Escove os dentes regularmente

Ou seja, todos os dias. Parece estranho ter que “relembrar” esta regra, mas ainda há quem pareça esquecer-se dela. A regra de ouro diz para o fazer três vezes por dia, depois das principais refeições. Mas se não tiver possibilidade de escovar os dentes as três vezes por dia, pelo menos cumpra escrupulosamente as duas escovagens diárias. A escovagem é essencial para manter dentes e boca limpos e saudáveis. Complemente este processo com o fio dentário, para remover todas as partículas de comida e bactérias que possam ficar para trás, especialmente entre as gengivas e os dentes. Uma vez por dia (antes de ir dormir) é um bom princípio. E se quiser ir ainda mais longe, pode usar também um bom elixir bucal. Não há bactérias que resistam - e os seus dentes agradecem.

 

Vá ao dentista com frequência

O dentista não é um “bicho papão” e há sempre tempo para uma consulta. Estas visitas são importantes, porque mesmo que faça uma boa higiene oral diária, precisa de ser acompanhado por um especialista para tratar e/ou prevenir outros problemas dentários que possam surgir. Uma visita ao dentista a cada seis meses é recomendável.

 

Faça uma alimentação saudável

Sim, a sua alimentação também interfere com a sua saúde dentária. Deve apostar, por exemplo, em alimentos ricos em cálcio (como os lacticínios; o cálcio ajuda a fortalecer não só os seus ossos, mas também os seus dentes) ou vitamina C (que contribui para a saúde das suas gengivas). Em contrapartida, se evitar alimentos com elevadas concentrações de açúcar (como chocolates, bolos, rebuçados, etc.) os seus dentes – e a sua saúde dentária – agradecem.

 

Deixe de fumar

Se precisava de mais um motivo para deixar de fumar, aqui tem. O tabaco prejudica gravemente a sua saúde e a sua saúde dentária também entra nesta equação. Segundo um estudo publicado no Journal of Periodontology, os fumadores têm maiores probabilidades de sofrer de problemas gengivais do que os não fumadores.



Cuide da sua saúde dentária

A sua saúde dentária não depende apenas dos cuidados médicos ou da qualidade dos produtos dentários que usa. Começa por si e pela atenção que lhe dedica. E se quer um sorriso bonito e (acima de tudo, saudável) está na hora de começar a tratar dele. 

Veja também: