Inês Pereira
Inês Pereira
19 Set, 2018 - 10:55
Deve ou não usar fio dentário? Descubra a resposta

Deve ou não usar fio dentário? Descubra a resposta

Inês Pereira

Complementar a escovagem dos dentes com fio dentário: sim ou não? Se ainda tem dúvidas então chegou a altura de as esclarecer.

O artigo continua após o anúncio

Manter uma boa higiene oral é fundamental para a sua saúde e bem-estar, pelo que os dentes e a boca em geral não devem ser descurados ou esquecidos. E, claro, se há coisa que ouvimos toda a vida, especialmente da parte dos dentistas, é que devemos complementar a escovagem dos dentes com a utilização do fio dentário. Mas será esta prática realmente correta ou estará a cometer um erro?

A verdade é que o cuidado com a saúde oral previne problemas como infeções bocais, problemas dentários, desconforto, dores e, claro, doenças. Descubra agora se é ou não uma boa ideia fazer do fio dentário o par perfeito para a escova e a pasta de dentes.

Fio dentário: sim ou não?

descubra se deve ou não usar fio dentário

Os números são desconcertantes: cerca de 65% dos jovens com mais de 18 anos não utiliza fio dentário, acompanhando assim 68% das crianças e 50% dos adultos entre os 35 e os 44 anos. Seja por falta de informação ou preguiça, a realidade é que a maior parte das pessoas continua a preferir utilizar apenas o método mais comum para a sua higiene oral, a escovagem dos dentes.

Ora, mas chegou a hora de enfrentar a realidade: o uso de fio dentário é de facto uma escolha acertada, na medida em que elimina restos de comida que se encontrem entre os dentes e é um grande aliado contra a placa bacteriana. De facto, importa referir que a acumulação de placa bacteriana pode mesmo originar doenças gengivais e destruição dentária.

No entanto, é importante que tenha alguns cuidados ao recorrer a esta técnica, já que corre o risco de ferir as gengivas ou de empurrar os vestígios de comida para baixo (em vez de para cima, retirando-os dos dentes). Posto isto, existem dois tipos de fio dentário:

  • Nylon: composto por múltiplas filas de nylon alinhadas, está disponível com cera ou sem cera e diversos sabores à sua escolha;
  • PTFE: este é um fio monofilamentar que desliza facilmente entre os dentes.

Como utilizar o fio dentário

Para garantir que utiliza de forma adequada o fio dentário e que retira todos os benefícios desta técnica de higiene complementar existem alguns passos que deve seguir:

  • em caso de dúvida, pergunte ao seu dentista qual o fio mais indicado para si;
  • utilize o fio dentário todos os dias, preferencialmente antes de se deitar (e após a escovagem dos dentes);
  • enrole cerca de 40 a 45cm de fio nos dedos médios, deixando à volta de 5 cm para os dentes;
  • Segure o fio esticado entre polegares e dedos indicadores deslize-o suavemente para cima e para baixo entre os dentes;
  • para retirar o fio de cada espaço, faça movimentos suaves para trás e para a frente sem nunca forçar contra a gengiva;
  • utilize secções limpas de fio dentário quando muda de dente;
  • Repita o processo para todos os dentes.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp