ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Teresa Campos
Teresa Campos
05 Mar, 2021 - 12:04

Cáries dentárias: saiba como evitar dores de dentes insuportáveis

Teresa Campos

Dor de dentes, pequenos orifícios e sensibilidade dentária. Estes são alguns dos sintomas das cáries dentárias. Saiba como prevenir e tratar este problema.

mulher com cáries dentárias

As cáries dentárias atingem aproximadamente 90% da população, isto é, 9 em cada 10 pessoas. Na sua origem, está a ação de bactérias que podem provocar a destruição parcial ou total do dente. 

As recomendações para prevenir as cáries dentárias já são conhecidas: escovar os dentes duas vezes por dia e usar fio dentário para evitar que o açúcar se aloje nas cavidades dentárias. Além disso, importa ter uma alimentação saudável e consultar regularmente o dentista. Descubra, neste artigo, tudo o que precisa de saber sobre cáries dentárias.

Cáries dentárias: tudo o que precisa de saber

O que são?

Uma das principais causas para o aparecimento das cáries dentárias está relacionada com o consumo de doces. Neste sentido, a American Dental Association (ADA) recomenda que os doces sejam ingeridos no fim do almoço ou do jantar. Isto, porque a produção de saliva aumenta durante as refeições, minimizando assim o efeito dos ácidos produzidos pelas bactérias na boca.

Na verdade, são esses mesmos ácidos que acabam por danificar o esmalte, colocando assim em causa a saúde dos dentes. Daí a importância de escovar os dentes para eliminar os restos de partículas de alimentos e a placa dentária entre os dentes.

Tratamento no dentista

Principais sintomas

O sintoma mais associado às cáries dentárias é, de facto, a dor que as mesmas podem provocar. Contudo, é de salientar que quando se verifica a existência de dor, tal significa que a cárie já se encontra num estado avançado. Desta forma, o que no início poderia ser apenas um pequeno orifício, pode vir a comprometer a saúde oral, resultando numa infeção.

De acordo com a Ordem dos Médicos Dentistas, um dos primeiros sintomas das cáries dentárias é uma ligeira mancha branca no dente afetado. Depois, com o decorrer do tempo, caso o dente não seja tratado, os sintomas podem avançar para um pequeno orifício.

Caso o dente afetado não sofra qualquer intervenção, esse pequeno orifício pode tornar-se maior, conduzindo assim à sensibilidade dentária e a uma possível dor de dentes. Além destes, há outros sinais que podem indiciar a presença de cáries dentárias, tais como:

  • ficarem alimentos presos entre os dentes;
  • sentir dificuldade em mastigar;
  • ter mau hálito;
  • perder dentes.

Tratamento

Caso desconfie que tem cáries dentárias, deve consultar o médico dentista, a fim de fazer uma limpeza de dentes, para eliminar o tártaro, bem como a placa bacteriana.

Uma das soluções mais eficazes para o tratamento das cáries dentárias, caso as mesmas já se encontrem numa fase avançada, é a obturação. Mas existem outras soluções como os preenchimentos, as coroas ou os tratamentos de canal.

Ainda assim, e de modo preventivo, recomenda-se que tenha especial atenção ao escovar os dentes acabados de romper, os molares e os pré-molares, uma vez que são os dentes mais suscetíveis a desenvolverem cáries dentárias, dada a sua localização e forma mais irregular.

Por fim, dê preferência às pastas que contem flúor. Isto, porque elas ajudam na preservação do esmalte, tornando assim os dentes mais resistentes aos ácidos.

mulher e menina a escovarem os dentes

Prevenção

Já avançámos algumas das medidas essenciais para evitar as cáries dentárias, mas nunca é demais sistematizá-las:

  • fazer uma higiene oral diária apropriada;
  • escovar os dentes, após as refeições e antes de dormir, usando uma pasta dentífrica fluoretada;
  • evitar comer depois de já ter escovado os dentes;
  • usar o fio dentário entre os dentes;
  • ter uma dieta equilibrada e saudável, pobre em snacks e produtos com açúcar;
  • visitar regularmente o dentista.
Deve ou não usar fio dentário? Descubra a resposta
Veja também Deve ou não usar fio dentário? Descubra a resposta

Cáries dentárias nas crianças

As cáries dentárias podem aparecer logo na infância, se não forem tomados alguns cuidados de higiene oral básicos. Assim que nascem os primeiros dentes ao bebé, eles devem começar a ser escovados com uma pasta dentífrica própria para a idade, recorrendo a uma escova macia ou a uma dedeira.

Além disso, há outras medidas que os pais devem adotar, tais como:

  • levar a criança ao dentista a partir dos 3 anos de idade, de 6 em 6 meses, para fazer um check-up;
  • escovar os dentes à criança, pelo menos duas vezes por dia, durante 2 minutos;
  • se necessário, usar fio dentário nos dentes da criança.
<br>Veja também