8 Dicas para usar o micro-ondas corretamente

Este eletrodoméstico já faz parte das nossas cozinhas há muitos anos mas tem a certeza que sabe como usar o micro-ondas?

8 Dicas para usar o micro-ondas corretamente
Não corra riscos!

O micro-ondas é um daquelas eletrodomésticos que se encontra em qualquer cozinha e que veio simplificar o nosso dia a dia. No entanto, há cuidados a ter e boas práticas a cumprir para evitar acidentes. Para começar, antes de usar o micro-ondas é fundamental que leia o manual de instruções, não são tantas páginas quanto isso e pode evitar muitos acidentes graves.
 

8 Dicas para usar o micro-ondas sem problemas

 

1. Objetos de metal

Objetos de metal nunca podem ser colocados no micro-ondas. As peças de metal funcionam como uma antena, vão gerar corrente elétrica e provocar faíscas. Vale para qualquer objeto de metal, incluíndo o papel de alumínio e loiça com decorações metálicas.

 

2. Aquecer líquidos

Nunca deve aquecer líquidos no micro-ondas sem colocar no interior do recipiente uma colher de madeira ou de plástico (adequado para micro-ondas), porque assim que o líquido for mexido ao mover o copo, ao mexer com uma colher, ao colocar um pacote de chá, café ou açúcar, o líquido vai mesmo explodir.



 

3. Material adequado

Coloque apenas recipientes de material refratário e rasos. Alguns recipientes de plástico podem ser usados no micro-ondas mas use apenas se a embalagem o indicar, caso contrário, podem deformar, derreter e libertar toxinas para os alimentos.

 

4. Cuidado com os ovos

Como os líquidos, também os ovos podem explodir dentro do micro-ondas, por isso, nunca podem ir ao micro-ondas com a casca e, mesmo sem casca, tanto a clara quanto a gema devem ser perfuradas. O mesmo vale para salsichas, alheiras, chouriços e outros alimentos com “pele”.


 

5. Atenção ao tempo

Para usar o micro-ondas durante muito tempo, nunca utilize recipientes de plástico mesmo que indicados para o aparelho. Para derreter chocolate, preparar caldas ou cozinhar no micro-ondas prefira sempre recipientes refratários.

 

6. Recipientes fechados

Nunca coloque garrafas ou caixas fechadas ou seladas no micro-ondas. Quando a pressão aumenta os recipientes podem explodir. É por isso que os tupperware próprios para micro-ondas têm uma abertura.

 

7. Abaixo os quadrados

Evite usar no micro-ondas recipientes quadrados. Nos recipientes quadrados, os cantos tendem a receber mais energia, assim, os alimentos não cozinham ou aquecem de forma uniforme. Sempre que retirar um recipiente do micro-ondas, mexa os alimentos para distribuir o calor.

 

8. Use uma tampa

Por várias razões: primeiro evita sujar o micro-ondas e poupa na limpeza, segundo evita que a comida entre em contacto com o micro-ondas, e em terceiro lugar cozinha mais rapidamente. para Para cozinharem uniformemente, coloque alimentos da mesmo forma e tamanho e deixe um espaço vazio entre eles no centro.


Veja também: