ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
28 Set, 2021 - 09:00

Saiba como tirar cheiro do micro-ondas: 5 truques caseiros

Catarina Milheiro

Temos soluções práticas e caseiras para quem quer saber como tirar cheiro do micro-ondas de forma rápida e eficaz.

como tirar cheiro do microondas

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais utilizados em casa. Ele permite descongelar, aquecer e até confecionar refeições completas. Por isso, é natural que nele se acumulem odores de vários alimentos e, por essa razão, é muito útil que saiba como tirar cheiro do micro-ondas.

Vamos mostrar-lhe como é simples fazê-lo e, melhor ainda, não terá de gastar muito dinheiro. Aliás, apostamos que tem tudo o que é preciso na sua despensa.

5 TRUQUES CASEIROS QUE LHE MOSTRAM COMO TIRAR CHEIRO DO MICRO-ONDAS

Se também tem dúvidas sobre como tirar cheiro do micro-ondas, este artigo é para si. Como sabemos, o micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais práticos que existem nas nossas cozinhas.

No entanto, por vezes é normal que se acumulem alguns odores no interior do aparelho: ou porque deixou queimar algum prato, ou porque ficou a cheirar a peixe, por exemplo. As razões podem ser várias, mas o importante é saber qual a melhor solução.

limpar micro-ondas
1

Utilize vinagre

Na verdade, o vinagre é utilizado para diversos fins em nossas casas. Além de se tratar de um produto natural e muito barato, o vinagre pode ser usado para limpar, desinfetar e tirar maus cheiros do micro-ondas também.

Para uma limpeza eficaz com vinagre, siga os seguintes passos:

  1. Numa tigela própria, misture dois terços de água e um de vinagre;
  2. Coloque a tigela dentro do micro-ondas e ligue-o com a potência máxima durante 5 minutos;
  3. Assim que terminar, retire a mistura do micro-ondas com cuidado porque estará quente;
  4. Por fim, limpe todo o eletrodoméstico com um pano, água e sabão. 

Este truque funciona, normalmente, com qualquer tipo de odores que possam estar acumulados no seu micro-ondas. Ou seja, será eficaz quer tenha aquecido peixe, carne ou outro tipo de ingredientes.

2

Água e limão: a combinação perfeita

O limão é um ingrediente bastante eficaz para tirar o cheiro do micro-ondas. Trata-se de um odor forte que é capaz de neutralizar outro tipo de cheiros e devido à sua acidez, é perfeito para acabar com os maus odores dentro do eletrodoméstico.

Aprenda a retirar o cheiro do seu micro-ondas, seguindo os passos:

  • Corte um limão em fatias;
  • Coloque água numa tigela e adicione as fatias do limão. Se preferir, pode também espremer o sumo do limão diretamente na água;
  • Programe o micro-ondas para 3 minutos na potência máxima;
  • Assim que terminar, deixe a porta do eletrodoméstico fechadas por mais 5 minutos. Assim que esse tempo acabar, basta passar um pano com água e sabão nas paredes internas para retirar a gordura e odores acumulados.
3

Use canela em pau

Sabe aquele cheiro a queimado que persiste em ficar no micro-ondas e que não sabe como retirar? Pois saiba que a canela em pau é perfeita para acabar com o odor a queimado dentro do eletrodoméstico. Confira o passo a passo:

  1. Num recipiente que possa ir ao micro-ondas, coloque 2 pauzinhos de canela e meia chávena de água;
  2. Programe o eletrodoméstico para 3 minutos na potência máxima e assim que esse tempo acabar, deixe o recipiente por mais 5 minutos lá dentro para que o cheiro se espalhe melhor;
  3. Depois, abra a porta do micro-ondas e confirme se ainda ficou algum cheiro a queimado no interior;
  4. Caso verifique que não existe qualquer tipo de cheiro, basta finalizar a sua limpeza com a ajuda de um pano para secar as paredes do eletrodoméstico.
4

Café em pó

O pó ou os restos de pó de café são também uma ótima solução para remover o mau odor do micro-ondas. De facto, o café é conhecido como um “inibidor de cheiros”.

Quer saber como? Atente nos seguintes passos:

  1. Numa tigela, misture duas colheres de café em pó (ou borra de café) e uma chávena de água;
  2. Configure o micro-ondas numa potência baixa e programe para 2 minutos;
  3. Assim que terminar, deixe a tigela por mais 2 minutos. No final, basta retirá-la e passar um pano com água e sabão para concluir a sua limpeza.
5

Bicarbonato de sódio: um autêntico aliado

Um dos aliados para tirar cheiro do micro-ondas é precisamente o bicarbonato de sódio. Utilizado para diversas finalidades, é também eficaz na retirada dos odores do seu eletrodoméstico.

A diferença é que ao utilizar o bicarbonato de sódio, ele não substitui um cheiro por outro – mas elimina por completo qualquer odor que possa estará acumulado. Aprenda a utilizar:

  1. Numa tigela, misture 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 3 colheres de sopa de água;
  2. Mexa muito bem até que a mistura se pareça com uma pasta;
  3. Peque num pano húmido e aplique a pasta na parte interna do micro-ondas. Deixe atuar durante 3 minutos;
  4. Depois, retire toda a pasta com a ajuda de um pano seco. Por fim, utilize um pano com água e sabão para terminar a limpeza.
mau cheiro micro-ondas

6 DICAS PARA UTILIZAR O SEU MICRO-ONDAS DE FORMA CORRETA

Se utilizado de forma correta e mantido em boas condições, o seu micro-ondas irá durar por muitos anos sem que lhe dê problemas e sem provocar nenhum risco para a sua saúde.

Saber como limpar e tirar cheiro do micro-ondas é essencial, mas usar corretamente este eletrodoméstico poderá fazer toda a diferença no seu dia-a-dia. Confira as nossas dicas:

  1. Utilize sempre recipientes com símbolos que indicam que são próprios para o micro-ondas;
  2. Mantenha o micro-ondas sempre limpo, sem restos de comida seca ou salpicos de gordura (na porta e nas paredes interiores);
  3. Ajuste a potência consoante os alimentos que cozinhar: diminua a potência do micro-ondas se for cozinhar pouca quantidade para que o alimento seja cozido de maneira uniforme e utilize metade da potência se aquecer líquidos ou alimentos mais espessos;
  4. Use a opção “descongelar” para os alimentos que estejam completamente congelados ainda. Nunca coloque uma potência mais alta para obter um resultado mais rápido – o alimento não ficará saboroso e corre ainda o risco de o queimar sem que tenha cozinhado;
  5. Cubra os alimentos: utilize uma tampa própria ou opte por levar os alimentos a aquecer numa caixa com tampa. Desta forma evita os salpicos de gordura e a distribuição do calor será mais uniforme.
  6. Lave-o por dentro corretamente: para que não se acumulem restos de comida ou maus cheiros no micro-ondas difíceis de retirar, aconselhamos que faça uma limpeza regular.

Como fazer a limpeza habitual do micro-ondas?

Idealmente, a limpeza do micro-ondas deve ser feita após cada utilização. No entanto, se fizermos um uso correto deste aparelho, não iremos sentir esta necessidade. Afinal, não existirão tantos salpicos de gordura, vestígios de comida ou maus odores.

Para uma limpeza regular do eletrodoméstico, pode optar por utilizar um pano húmido com sabão ou então um pano com um detergente próprio desengordurante, por exemplo. Não se esqueça de limpar toda a parte interior do aparelho, incluindo as paredes e a porta.

No final, tenha sempre um pano seco à mão para terminar a sua limpeza e deixe a porta do micro-ondas aberta.

Atente nos produtos que pode adquirir para uma limpeza mais eficaz:

1. Limpa micro-ondas InnovaGoods Home Houseware

2. Cif Perfect Finish

3. Spray desengordurante Inoxclean

4. Pano microfibras

5. Pano absorvente

Veja também