Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
17 Ago, 2018 - 09:02

Limpar microondas: aprenda a fazer como um verdadeiro profissional

Helena Peixoto

Temos dicas simples para ensinar como limpar microondas muito rapidamente e sem grande esforço. Resultado? Um brinquinho impecável!

pessoa a limpar o microondas com pano

Limpeza 1 – Sujidade – 0. É este o resultado que vai obter se aplicar as nossas dicas para saber limpar microondas. Afinal, este aparelho é usado todos os dias e para vários objetivos e a sua higienização não deve nunca ser descurada. Conheça os truques e sugestões!

7 dicas para limpar microondas e aniquilar a sujidade

pessoa a colocar taça com água e limão dentro do microondas para limpar

Truque do limão

Sabia que para limpar o microondas eficazmente só precisa de água e limão? Verdade! Coloque 120 ml de água numa taça pequena que caiba no microondas. Corte um limão ao meio, esprema-o para dentro da taça e coloque lá dentro as duas metades espremidas.

Ligue o microondas na potência máxima durante três minutos, e confirme que a água chegou a ferver.

No final (e este passo é fundamental), não abra a porta do microondas! Deixe-o assim durante cinco minuto para que o vapor da água com limão ajude a libertar a sujidade e os restos de comida.

Abra então a porta e com um pano macio e um pouco húmido limpe o interior. Vai perceber a facilidade com que saem os restos de comida!

Limpar o microondas com vinagre

Outra das possibilidade muito eficazes para limpar o microondas é a utilização de vinagre. Leve um recipiente com vinagre ao micro-ondas durante cinco minutos em potência alta.

Remova a tigela com muito cuidado e com a ajuda de papel de cozinha limpe o interior de todo o eletrodoméstico. Pode ainda colocar um pouco de vinagre num pano macio e limpar a parte exterior do microondas.

Quando limpar o microondas?

Não é difícil depreender que um eletroméstico tão usada como este requer uma boa e correta higienização. Para evitar que os resíduos e bactérias acumulem, deve passar um pano húmido dentro do aparelho após cada utilização e fazer um limpeza profunda uma vez por semana.

Como tirar o cheiro do microondas?

Existem alguns alimentos que acabam por deixar um cheiro mais forte no microondas que custa a sair. Mas existe um truque para limpar o microondas e livrar-se também dos odores! Encha uma chávena com água e acrescente duas colheres de sopa de vinagre.

Coloque-a no microondas em potência média durante 3 minutos e depois de apitar, deixe-a lá dentro mais dois minutos. Depois é só passar um pouco de papel de cozinha em todo o interior e está pronto!

Sujidade mais teimosa

Para tirar crostas de sujidade mais antigas e teimosas deve fazer o seguinte processo: coloque um prato com rodelas grossas de limão e um fundo de água dentro do aparelho.

Ligue o microondas durante um minuto e depois de apitar deixe mais um minuto lá dentro. Retire o prato do micro-ondas e lave o interior do aparelho com uma esponja.

Hora de desinfetar!

Além de toda a higienização rotineira, é aconselhável fazer uma desinfeção mais profunda de vez em quando. Molhe um pano com água e polvilhe uma boa quantidade de bicarbonato de sódio. Utilize esse pano para limpar o microondas por dentro e por fora, deixe atuar uns minutos e remova com papel de cozinha.

Limpar o micro-ondas na parte exterior

Não negligencie a parte de fora do aparelho, ela também é importante! Mas não se esqueça que é um eletrodoméstico sensível e não use produtos abrasivos. Pode usar um pano com um pouco de vinagre e na parte dos detalhes e botões utilize uma escova de dente para alcançar os cantinhos.

Agora que já sabe limpar microondas como um profissional, mãos à obra!

Veja também