Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
12 Abr, 2021 - 09:20

Limpar o micro-ondas: 6 dicas imprescindíveis e eficazes

Mónica Carvalho

Temos truques simples para ensinar a limpar o micro-ondas rapidamente e sem grande esforço. Terá um equipamento sempre limpo e em boas condições.

como limpar micro-ondas

É um dos equipamentos indispensáveis numa cozinha atualmente. Porém, para mantê-lo em boas condições durante muito mais tempo é preciso saber limpar o micro-ondas. E, acredite, há muito a fazer neste sentido.

É que, apesar de muito práticos e úteis, os micro-ondas têm uma desvantagem comum a todos os eletrodomésticos: a sujidade que podem, de facto, acumular, sem que se aperceba disso mesmo. Isto acontece com toda a gente, devido a respingos, derrames de líquidos ou gorduras, que, por muito cuidado que tenhamos, é impossível de evitar.

Por isso, prolongue a vida do micro-ondas e mantenha as refeições mais saudáveis com estas dicas de limpeza.

Quando deve limpar o micro-ondas?

A correta higienização deste eletrodoméstico deve ser recorrente, mais propriamente, sempre que o usa. Isto é, de cada vez que usa o micro-ondas deve passar um pano húmido no interior. Se tiver acontecido algum desastre, então, o pano deve também estar embebido num produto de limpeza adequado.

dicas para limpar micro-ondas

Dicas para limpar o micro-ondas e aniquilar a sujidade

Há centenas de truques caseiros para diversas finalidades e, na verdade, nem todos resultam. Porém com o micro-ondas o cenário é mais simples e encontramos nalguns artigos que temos em casa um verdadeiro aliado para limpar o aparelho. Quer saber quais são?

1

Limão

Sabia que para limpar o micro-ondas eficazmente poderá só precisar de água e limão? Verdade! Coloque 120ml de água numa taça pequena, corte um limão ao meio, esprema o sumo para dentro da taça e depois adicione as duas metades espremidas.

Depois de colocar a taça no micro-ondas, ligue-o na potência máxima durante três minutos. No final do tempo não abra a porta de imediato. Mantenha a taça lá dentro por mais cinco minutos, para facilitar a libertação de gordura mais incrustada.

Depois basta limpar com um pano macio e húmido limpe o interior.

2

Vinagre

O vinagre é um dos produtos que todos temos em casa e que tem múltiplos propósitos além de dar um incrível sabor às saladas. Para além disso, é altamente eficaz para limpar o micro-ondas.

Para tal, deve encher uma taça pequena até meio com vinagre, colocar dentro do aparelho e ligá-lo durante cinco minutos na potência máxima. Tenha depois muito cuidado ao retirar a taça, para não se queimar.

Para finalizar a limpeza, limpe todo o interior com um pano embebido também em vinagre.

Este truque é também adequado para se livrar dos maus cheiros de determinados alimentos, que acabam por permanecer e teimam em não sair. Mas este truque do vinagre poderá ser também benéfico.  

3

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio pode ser usado em receitas, mas também para limpar muitas coisas em casa. No caso do micro-ondas, é mesmo um truque eficaz que pode experimentar para eliminar a sujidade mais localizada.   

Então, prepare uma pasta com uma parte de água para duas partes de bicarbonato de sódio. Depois deverá aplicar nas zonas mais sujas ou manchadas. Deixe atuar durante cerca de 30 minutos. Após esse tempo, basta limpar o micro-ondas com um pano húmido ou com papel de cozinha.

4

Folha de louro

Esta dica para limpar o micro-ondas é, no mínimo, surpreendente, mas preste bem atenção.

Junte quatro folhas de louro a um recipiente com cerca de quatro colheres de sopa de água e coloque-o dentro do equipamento. Ligue o micro-ondas à temperatura máxima, durante dois minutos e mantenha depois a taça durante mais cinco minutos. Finalize com um pano húmido.

5

Sujidade mais entranhada

Nem sempre temos tempo, ou até mesmo vontade, para limpar o micro-ondas depois de cada utilização. Até porque entre terminar a refeição, lavar a loiça e arrumar a cozinha, muitas vezes até com crianças à mistura, poderá ser difícil.

Assim, a sujidade vai acumulando e os truques referidos anteriormente poderão não ser tão eficazes. Se é o caso, saiba que pode recorrer a produtos adequados para remover gordura, e que encontra facilmente no supermercado, como é o caso do Limpa Micro Ondas Mwo111 da WPro e do Cif Pro Formula.

6

Limpar o exterior do micro-ondas

Até aqui falamos do interior do micro-ondas, mas não nos esqueçamos do exterior, que não pode ser negligenciado.

Em primeiro lugar, saiba que não deve usar produtos demasiado fortes, agressivos ou abrasivos.

Assim sendo, pode recorrer ao produto que usa habitualmente para limpar, por exemplo, a bancada da cozinha ou até a um pano humedecido com vinagre. Para as frinchas de difícil acesso e espaçamento entre botões pode usar uma escova de dentes para facilitar a limpeza e garantir que não ficam vestígios de sujidade. Já o vidro da porta, limpe com um produto adequado a este tipo de material.

truques para limpar o micro-ondas

Dicas para o uso correto do micro-ondas

Para evitar problemas de maior, a forma como lida diariamente com este equipamento pode fazer, de facto, toda a diferença.

Pondere bem a localização

Deve pensar bem no local onde vai colocar o micro-ondas. Assim, tenha em conta que deve ser numa zona de fácil acesso, quer em largura, quer em altura. Caso contrário, vai dificultar o manuseamento e até a limpeza do mesmo.

Materiais adequados

Nem todos os materiais podem ser utilizados no micro-ondas. Alguns tipos de plástico e metais são de facto de evitar, pois além de danificar o aparelho, podem provocar incêndios domésticos e explosões.

Em relação aos recipientes de vidro, estes também podem ser perigosos, se não forem específicos para micro-ondas, visto que podem rachar ou partir com o calor.

Cuidado com os líquidos

Se costuma aquecer água ou leite, por exemplo, no micro-ondas deve ter bastante cuidado. Isto porque ao retirar os líquidos do equipamento eles podem entrar em ebulição e espalhar-se para fora do recipiente em que se encontram e provocar queimaduras graves.

Como lidar com alimentos com pele ou casca

Antes de colocar no micro-ondas deve furar, com um garfo ou um palito, alimentos com pele ou casca, como tomates ou batatas. Tal deve-se ao facto de essas peles ou membranas reterem o calor, pelo que o vapor no interior do alimento pode levar a que rebentem com a pressão.

Agora que já sabe limpar micro-ondas como um profissional, está a na hora de deitar mãos à obra e deixar o eletrodoméstico como novo.

Veja também