ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Sara Cristóvão
Sara Cristóvão
06 Abr, 2021 - 09:00

Como limpar inox: dicas para ter tudo a brilhar

Sara Cristóvão

Gostava de ter os tachos, panelas, fogão e formas de bolo a brilhar mas tem dúvidas sobre como limpar inox? Apresentamos algumas soluções.

pessoa a limpar frigorífico de inox

São demasiados objetos em casa que nos colocam a dúvida de como limpar inox eficazmente. Para o fazer, é essencial conhecer os produtos certos para que não fique tudo manchado e para que dure mais tempo.

Existem também vários truques que funcionam para que possa ter as suas peças de inox a brilhar. Está preparado? Deixará de ter desculpas para não começar a sua limpeza.

Para aprender como limpar inox, antes de mais, é importante que saiba o que deve evitar fazer no momento da limpeza. Evite utilizar o lado verde escuro do esfregão, ou qualquer pano com textura áspera, como os esfregões de palha de aço. Este material vai acabar por riscar o inox e ajudar a que perca o brilho. Deve também evitar o uso de produtos abrasivos como álcool ou amoníaco. Todos eles estragam este tipo de material.

Na hora da limpeza deve optar por panos macios, produtos específicos para inox e detergente neutro. O ideal é que esfregue com cuidado e que procure fazê-lo sempre no sentido do polimento do inox, não em movimentos circulares.

Saber como limpar inox: os melhores truques

Atualmente quase todas as casas têm peças de inox, seja em eletrodomésticos, utensílios de cozinha ou zonas úteis da casa. Este material além de elegante, e extremamente na moda, é conhecido por ser resistente e, se for bem cuidado, pode durar anos.

Assim, apresentamos-lhe algumas dicas de como limpar inox e como manter o seu brilho.

limpar fogão de inox

Lava-loiças

Um lava-loiças de inox, ou pia, requer uma boa manutenção e limpeza. Comece por retirar tudo da banca e limpe com água quente, um detergente neutro e vinagre branco. No final enxague e seque bem para não ficar com manchas.

Panelas

As panelas de inox são o que há mais comum nas nossas casas. Levante o braço quem nunca deixou queimar uma panela. Agora a questão é: como limpar o inox queimado?

Primeiro de tudo, deverá deixar a panela de molho para soltar todos os restos alimentares. Depois, poderá utilizar o seguinte truque: cobrir a mancha com água e colocar no fogão; adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e outra de detergente. Depois da mistura começar a ferver desligue o fogão e deixe a solução atuar durante 15 minutos. Termine com a lavagem normal da panela. Não se esqueça de usar um pano macio.

Para evitar manchas, é também importante que depois de lavar a panela seque com um pano. O facto de deixar a água secar sozinha faz com que esta forme pequenas manchas. Guarde no armário só quando estiver totalmente seca.

Talheres

Os talheres são os utensílios de inox mais aborrecidos de cuidar, dado que normalmente são bastante utilizados e a gordura da comida pode ajudar a danificar.

Assim, é importante que após a utilização dos talheres de inox os coloque em água com vinagre, ou em água quente. Enxague bem e seque com um pano antes de os guardar.

Também pode experimentar colocar os talheres de molho numa solução de água morna e bicarbonato de sódio. Esta mistura ajudará a devolver o brilho ao inox.

Frigorífico

Como limpar o inox do frigorífico? Este é um dos eletrodomésticos mais utilizados da casa. Para evitar que fique todo manchado é essencial fazer uma limpeza regular. Poderá escolher um produto específico para limpeza de inox e aplicá-lo com um pano macio. Ou, então, passar apenas um pano com umas gotas de detergente, remover o sabão com um pano húmido e, para finalizar o processo, secar com uma toalha.

Fogão

Como toda a gente sabe, o fogão é algo que exige uma limpeza quase diária. Se cozinharmos todos os dias acabam por cair molhos, alimentos ou saltar água, o que implica sujidade, que exige uma consequente limpeza.

Para limpar este eletrodoméstico poderá usar detergente e vinagre. Poderá deixar as grades e as bocas de molho em água morna, detergente e vinagre; limpar a base do fogão com um pano macio com a mesma mistura; e, posteriormente, passar um pano seco para secar a superfície.

Se fizer uma limpeza no final de todas as refeições poderá utilizar apenas água e detergente.

Se o fogão tiver manchas de queimadura poderá usar bicarbonato de sódio. 

Exaustor

Aprender como limpar inox é especialmente útil na hora de fazer a limpeza do seu exaustor. Este pequeno eletrodoméstico acumula demasiada gordura, exigindo uma limpeza regular. Se assim o fizer, basta utilizar água morna e um detergente neutro. Utilize um pano macio para passar no exaustor e, no final, limpe o excesso com um pano seco.

Lembre-se: não utilize panos encharcados para limpar inox, uma vez que a água deixa este material manchado.

Além dos truques caseiros apresentados para aprender a saber como limpar inox, existem alguns produtos que pode comprar em grandes superfícies. Tais como WD40 Produto Multiusos Dupla Ação ou o Dr. Beckmann Limpa Inox Spray. É importante que leia as instruções de uso de qualquer produto antes de usar.

Veja também