Helena Peixoto
Helena Peixoto
09 Mar, 2019 - 09:02
pessoa a limpar móvel de inox com pano e detergente

Como limpar inox: o abc que não vai querer perder

Helena Peixoto

Não sabe exatamente como limpar inox? Conheça os fundamentos e principais dicas para limpar este material e deixe-o imaculado.

O artigo continua após o anúncio

Já tentou de tudo mas os tachos, panelas ou eletrodomésticos acabam sempre com manchas ou com riscos que detesta ver nas peças? Saber como limpar inox não é nenhum bicho de sete cabeças, mas não deixa de exigir alguns cuidados. Acima de tudo, e como em qualquer área da vida, é importante pesquisar e informar-se sobre o material em questão, de que forma reage às diferentes formas e materiais de limpeza.

O inox, ou aço inoxidável tem bastantes vantagens: além de bonito, elegante e resistente, não exige muita manutenção, não escurece com facilidade e por tudo isso é um dos materiais preferidos nas cozinhas. A grande questão que se impõe agora é: como limpar o inox? E esta sim é a questão mais sensível para este tipo de material. Se não quer os seus eletrodomésticos de inox manchados, com riscos ou desgastados, siga este ABC que preparamos para si.

Boas limpezas!

Como limpar inox sem medos e sem dúvidas

O inox é um material muito resistente. No entanto, para garantir um bom cuidado dos materiais em aço inoxidável, o ideal é mesmo não complicar, ou seja, quanto mais simples for a limpeza, melhor para o material.

É necessário algum cuidado para impedir que apareçam manchas indesejadas ou para que os objetos em questão percam o brilho. No entanto, é fundamental limpar as peças em inox. Os materiais em inox têm uma película que os protege da corrosão e se estiverem sujos, essa proteção vai-se perdendo.

mulher a limpar torneira da banheira

Limpeza informada

Em primeiríssimo lugar, há que respeitar etiquetas e manuais de instrução. Nunca os deite fora! E antes de partir para uma limpeza desenfreada, leia o capítulo da limpeza do equipamento. Lá vai encontrar todas as respostas que procura. Que produtos pode e não pode utilizar, de quanto em quanto tempo deve fazer a manutenção…. Pode parecer uma tarefa aborrecida ler as instruções, mas acredite que lhe vai ser muito útil.

Cuidados essenciais

Existem alguns cuidados absolutamente essenciais na hora de saber como limpar inox, seja em que peça, utensílio ou eletrodoméstico for:

  1. nunca utilize esfregões abrasivos pois vai acabar com o material riscado; prefira sempre papel de cozinha ou um pano de fibra bem macio;
  2. para evitar manchas, não cubra o material de inox com papel de alumínio;
  3. no caso do fogão ser de inox, espere ele arrefeça antes de o começar a limpar; caso contrário pode corroer alguma parte;
  4. prefira sempre produtos devidamente identificados para o efeito –  e, na dúvida, água morna apenas;
  5. não poupe nestes produtos, pois o barato pode ficar caro e é, por isso, preferível que opte por um produto já estabelecido e comprovadamente eficaz no mercado.

Como limpar inox: especial eletrodomésticos

Para limpar fogões, micro-ondas, exaustores, frigoríficos ou outro eletrodoméstico em inox, utilize um pano húmido com um pouco de creme próprio para o efeito e limpe as superfícies sujas.

O artigo continua após o anúncio

Depois, volte a limpar com um pano húmido para retirar os excessos de detergente e deixe secar ou finalize com um pano seco.

Se os eletrodomésticos estiverem muito sujos, como no caso do fogão, por exemplo, coloque diretamente na superfície o creme, deixe atuar alguns minutos e, depois, limpe com um pano húmido sem detergente, deixe secar ou finalize com um pano seco.

Procure seguir o sentido do polimento do inox para evitar aqueles riscos que ao fim de algum tempo de utilização acabam por surgir. E tal como já referimos, nunca use materiais abrasivos para evitar riscar e danificar o eletrodoméstico.

Como limpar o frigorífico: um guia prático e super eficaz
Também lhe pode interessar Como limpar o frigorífico: um guia prático e super eficaz

Como limpar inox: especial tachos e panelas

Os trens de cozinha em inox são uma grande ajuda hoje em dia porque são muito resistentes e fáceis de lavar. No entanto, certamente já lhe aconteceu ver manchas aparecerem na lateral ou no fundo dos tachos e panelas. Como limpar inox nestes casos?

O ideal será mesmo usar um produto específico para limpar inox de boa qualidade. Talvez não em todas as lavagens, se o seu orçamento não permite mas, de vez quando, é melhor fazer uma limpeza mais a fundo.

Se os seus tachos têm manchas já muito entranhadas, aqueça água no tacho, junte um pouco de produto para o efeito e deixe-a de molho durante algum tempo. Depois retire, lave para tirar qualquer resíduo e dar brilho, passe por água e limpe com um pano seco. Se for necessário, repita.

Como limpar inox: fórmula natural

Se preferir, pode sempre experimentar uma receita caseira e sem químico para limpar este material: faça uma pasta com bicarbonato de sódio e água e esfregue suavemente com a ajuda de uma uma escova macia.

Siga sempre o sentido do polimento do inox, ou seja, nada de movimentos circulares. Passe por água e limpe com um pano seco. Se necessário, volte a repetir o processo para peças com nódoas ou manchas bastante mais teimosas.

O artigo continua após o anúncio

Agora que já sabe como limpar inox, preparado para fazer uma vistoria a tudo o que tem lá por casa e necessita de uma ‘intervenção’?

Veja também