Publicidade:

Dúvidas na cozinha: perguntas e respostas

Quem gosta de estar entre tachos conhece bem as dúvidas na cozinha. Se quer saber mais sobre os melhores procedimentos a adotar, chegou ao sítio certo.

Dúvidas na cozinha: perguntas e respostas
Esclarecimentos que sempre procurou

Este texto sobre dúvidas na cozinha: perguntas e respostas vai deixá-lo esclarecido acerca de algumas questões que sempre colocou e para as quais não tinha resposta. Atente nas perguntas e respostas que a seguir lhe apresentamos e veja que não é o único a ter dúvidas na cozinha.

FAQs: dúvidas na cozinha


cozinhar

Pode-se voltar a congelar um alimento?

Quando descongelamos um alimento devemos prepará-lo de imediato e, de facto, não se deve voltar a congelá-lo. Ainda que o processo de descongelamento não tenha sido total, isto é, se o alimento só estiver meio descongelado, não deve voltar a congelá-lo. Há microorganismos que se multiplicam mesmo a baixas temperaturas e isso pode provocar intoxicações alimentares.

O vinagre é eficaz para desinfetar legumes?

De facto, o vinagre pode ser usado para desinfetar tanto legumes, como vegetais ou fruta. Dilua o vinagre num pouco de água e terá um ótimo substituto para o cloro (que é o mais indicado para desinfetar alimentos).

As panelas de alumínio são más para a saúde?

As panelas de alumínio não prejudicam a saúde, pois as quantidades de alumínio que passam para os alimentos durante a confeção são mínimas. Contudo, não deve nunca armazenar os alimentos nestas panelas, pois essa transferência pode ser maior durante a refrigeração.

Deve-se lavar a fruta mesmo que vá ser consumida sem casca?

A fruta deve sempre ser lavada – e até desinfetada – mesmo que vá ser consumida sem casca. Alguns elementos microbianos podem ser transferidos para o interior da fruta se ela não for lavada antes.

Pode-se beber refrigerantes diretamente da lata?

Neste caso deve ser usado o bom senso. Embora haja hoje em dia boas condições de armazenamento das bebidas, devemos sempre ter o cuidado de limpar a zona onde vamos pôr a boca.

Se retirar o bolor visível de um alimento, o restante está bom para ser consumido?

Na verdade, o bolor penetra por todo o alimento, mesmo que seja visível apenas numa parte dele. Portanto, se o retirar da parte visível, ele vai continuar a estar presente no resto do alimento.

Pode-se comer iogurtes fora do prazo?

Embora os riscos de contaminação sejam mínimos no primeiro ou segundo dia após o fim da data de validade, a verdade é que nenhum alimento deve ser consumido depois de expirado esse prazo.

É prejudicial guardar alimentos quentes no frigorífico?

O problema de guardar alimentos quentes no frigorífico prende-se com o facto de eles poderem prejudicar os outros alimentos que já estavam no frigorífico, pois o calor fará aumentar a temperatura do espaço. O ideal é deixar que o alimento arrefeça entre 1 a 2 horas em recipiente fechado e só, depois, passá-lo para o frigorífico.

Os “E” presentes nos alimentos são maus para a saúde?

Os “E” que vê descritos nos rótulos dos alimentos são aditivos alimentares. Para serem usados nos alimentos sofrem rigorosas avaliações por parte das instituições competentes, por isso podem ser consumidos. Contudo, os alimentos sem aditivos, frescos e não processados, são sempre os mais saudáveis.

Com estas perguntas respondidas, é possível tomar decisões mais acertadas na cozinha, para que todos os processos sejam mais saudáveis e conscientes.

Veja também: