14 sítios para comprar eletrodomésticos com defeito a metade do preço

Saiba onde comprar eletrodomésticos com defeito, os cuidados a ter e se esta é uma opção que vale a pena ou não.

14 sítios para comprar eletrodomésticos com defeito a metade do preço
Saiba onde encontrar eletrodomésticos com defeito

Comprar eletrodomésticos com defeito pode ser uma boa solução para poupar dinheiro, adquirindo equipamentos de que precisa, mais baratos, mas sem perder a garantia, logo, sem grandes riscos associados.

A compra de eletrodomésticos com defeito é ainda um fenómeno pouco conhecido entre a maioria dos portugueses, ainda que, particularmente no último ano, tenha sido mais comentado. Como consequência, o mercado dos eletrodomésticos com defeito tem crescido, existindo já vários pontos de venda, um pouco por todo o país. No entanto, a compra de eletrodomésticos com defeito implica alguns cuidados.

Eletrodomésticos com defeito: vale a pena?

eletrodomesticos cozinha

Ainda que seja do desconhecimento de muitas pessoas, a verdade é que as lojas de venda de eletrodomésticos com defeito já existem há vários anos.

Tratam-se de lojas que vendem eletrodomésticos novos, mas com pequenos defeitos estéticos, que, em muitos casos, se limitam à caixa de papelão que está rasgada ou à esferovite envolvente que se partiu no transporte.

Noutros casos têm, por exemplo, pequenos riscos de lado, uma amolgadela sofrida no transporte ou as marcas não os querem vender porque, por exemplo, têm um autocolante e não querem ter o trabalho de o retirar. Por via destes defeitos, estes eletrodomésticos não podem ser vendidos (são recusados) nas grandes superfícies.

Assim, são vendidos em lojas de eletrodomésticos com defeito a metade do preço (os descontos podem chegar mesmo aos 60%). Estas lojas, habitualmente, não gastam tanto dinheiro em publicidade, o que lhes permite maximizar (ainda mais) a percentagem dos descontos. Em artigos topo de gama, o desconto ascende mesmo a centenas de euros.

Além de poder comprar eletrodomésticos novos a um preço mais baixo, outra das vantagens de comprar eletrodomésticos com defeitos é que estes têm exatamente os mesmos prazos de garantia que todos os outros eletrodomésticos (sem estes pequenos defeitos), ou seja, de 2 a 4 anos de garantia.

Onde comprar eletrodomésticos com defeito

Como referido, existem lojas de eletrodomésticos com defeito por todo o país. Eis alguns exemplos:

Cuidados a ter

Não basta olhar para o preço de referência para ter a certeza que está a fazer um bom negócio ao comprar um eletrodoméstico com defeito. Considerando a variabilidade dos preços nas diferentes lojas e até dos próprios preços de mercado, recomenda-se que efetue comparações de preços entre os mesmos eletrodomésticos – com defeito e sem defeito –, antes de avançar para a compra.

Veja também: