AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Entrevista via Skype: 7 dicas para o sucesso

Saiba quais os cuidados a ter numa entrevista via Skype e algumas dicas para impressionar

Entrevista via Skype: 7 dicas para o sucesso
Se nunca teve uma, o melhor é estar preparado para quando acontecer.

As entrevistas de emprego estão a acompanhar a evolução e as tendências digitais e, como tal, são cada vez mais as empresas que optam por conduzir a entrevista via Skype. É não será difícil perceber porquê. Basta pensar que a realização da entrevista de emprego através do Skype permite não só economizar tempo e dinheiro (tanto ao candidato, como à empresa), mas possibilita ainda uma maior rapidez e agilidade no processo.

E se as vantagens são óbvias convém, no entanto, ter cuidado com os perigos desta nova modalidade e – tal como numa entrevista de emprego convencional ou presencial – para que uma entrevista via Skype seja um verdadeiro sucesso, há algumas regras a seguir.


Entrevista via Skype: dicas para impressionar

Primeira (e mais importante) regra das entrevistas via Skype: nunca descure a sua postura ou profissionalismo. Sim, à primeira vista pode parecer desnecessário apontar o óbvio, mas na hora da verdade é muito provável que se deixe levar pelo “à vontade” ou “conforto do lar”. Este erro pode ser fatal. Por Skype ou não, uma entrevista de emprego é sempre uma entrevista de emprego. Para o ajudar, deixamos-lhe algumas dicas para assegurar que não falha nos detalhes e impressiona os seus recrutadores.


FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.

1. Verifique e altere – se necessário – os detalhes da sua conta

Antes da entrevista não custa dar uma “olhadela” ao seu username ou fotografia (por exemplo) para se certificar que são apropriados para trocar com os seus recrutadores. Se não forem, então chegou a hora de os substituir por algo mais profissional.


2. Escolha um local apropriado

Há vários detalhes a considerar antes de iniciar a entrevista para garantir que tudo corre pelo melhor. Tenha atenção ao local onde vai permanecer durante a entrevista. Não se limite a ligar o computador no espaço habitual, só porque é mais prático. Opte por um espaço com boas condições de iluminação, sem ruído e, claro, apresentável. Lembre-se que está a reunir com os seus potenciais empregadores e, como tal, deve mostrar o melhor de si. O ideal é que antes da entrevista faça testes em vários locais para perceber qual o mais adequado ou que reúne as melhores condições. Até porque desta forma, se a primeira opção não for a melhor tem sempre tempo para escolher outro local (ou pelo menos “ajeitar” o que escolheu).


3. Verifique (e reverifique) se todos os equipamentos funcionam corretamente

Além do espaço, convém que teste todos os equipamentos que vai utilizar para garantir que durante a entrevista não há falhas. Verifique se o seu computador (particularmente o microfone e a webcam), bem como a sua ligação à internet estão a funcionar corretamente. Este teste deve ser feito com antecedência, assim – caso seja necessário – vai poder resolver possíveis problemas técnicos ou substituir os equipamentos, por exemplo.


4. Assegure-se que não há ruídos ou interrupções durante a entrevista

Telemóveis ou telefones a tocar, animais domésticos que aparecem para “dar o ar da sua graça” ou  pessoas a interromper são apenas alguns exemplos das coisas que podem acontecer durante uma entrevista via Skype (aliás, histórias rocambolescas de candidatos que passaram por situações destas não faltam). É fundamental que se assegure que durante a entrevista não vai ter distrações ou interrupções. Faça o que estiver ao seu alcance para evitar que isso aconteça, nem que para isso tenha que espalhar avisos pela casa toda ou trancar-se no local que escolheu para conduzir a entrevista.


5. Vista-se de acordo com a situação

Não é novidade que a escolha de roupa adequada desempenha um papel importante no sucesso de qualquer entrevista de emprego. E numa entrevista via Skype não é diferente.  Certo, a entrevista vai ter lugar através do seu computador, até está em casa e o seu recrutador apenas vai ver o seu rosto e tronco. Mas isso não significa que possa estar de pijama. Deve vestir-se de forma profissional e sempre tendo em conta a natureza das suas funções e a própria cultura da empresa. Vai ver que além de transmitir uma imagem profissional aos seus recrutadores, também o vai ajudar a sentir-se mais confiante e seguro. Isto sem falar, claro, do facto de evitar possíveis acidentes. Só para ter uma ideia, se fizer uma pesquisa online vai facilmente encontrar relatos de recrutadores sobre as escolhas menos apropriadas de alguns candidatos e que no fim não tiveram os melhores desfechos. Outra dica importante tem a ver com as escolhas os padrões e cores. Por exemplo, evite usar roupas com riscas ou quadrados, porque corre o risco da imagem ficar distorcida. Já nas cores convém ter atenção aos tons que o rodeiam para evitar usar cores iguais (se a parede é branca, não deve usar uma camisa branca, por exemplo).


6. Mantenha uma postura irrepreensível

O êxito da sua entrevista de emprego depende muito da sua postura. No caso da entrevista via Skype, as regras são exatamente as mesmas, apenas acrescentamos alguns cuidados adicionais. Por exemplo, tal como numa entrevista presencial o contacto visual é muito importante, a diferença é que via Skype pode sentir-se tentado a olhar para o monitor ou para a sua própria imagem, mas o que deve fazer é olhar diretamente para a webcam e, assim de forma simples, se cria a ideia de contacto visual. A sua linguagem corporal é também ela importante, sendo que aqui deve também prestar atenção à distância a que se senta do computador para assegurar que se vê a sua cara e os seus ombros; além disso, deve também evitar gesticular demasiado.


7. Tenha as suas anotações por perto

Nada o impede de ter as suas notas por perto, para o ajudarem durante a entrevista. E aqui sim, o Skype tem uma vantagem clara face às entrevistas convencionais. Isto não significa que tenha as suas respostas escritas, mas sim as questões que quer colocar aos entrevistadores, algumas informações sobre a empresa ou dados que queira destacar sobre si e o seu percurso profissional. Mas atenção: estão lá apenas para ajudar a relembrar-se dos detalhes e não para que as leia como se um texto se tratasse.


Profissional digital

Seja uma entrevista via Skype ou cara-a-cara, num gabinete de uma empresa ou no conforto do seu sofá, há um sempre um critério que deve respeitar (e seguir) religiosamente: ser profissional. Se o fizer, já está a meio caminho do sucesso. Depois é só juntar as suas competências e uma boa preparação. E aqui tem: a receita do sucesso.


Veja também: