Publicidade:

10 erros no LinkedIn que deve evitar

Há vários aspetos que a maioria dos utilizadores do LinkedIn deveria melhorar. Mostramos-lhe que erros no LinkedIn deve evitar.

10 erros no LinkedIn que deve evitar
Saiba quais são os piores erros no LinkedIn

Erros no LinkedIn – sabe quais os mais comuns? Conhece os mais prejudiciais? Para tornar a experiência no LinkedIn mais produtiva no campo das relações laborais e da perspetiva de emprego e de negócio, deve saber quais os erros a evitar.

Na verdade, são vários os utilizadores que frequentemente cometem estas falhas, diminuindo as suas oportunidades de sucesso. Por isso, apresentamos de seguida 10 erros no LinkedIn que são muito frequentes e que deve evitar.

Erros no LinkedIn que não deve cometer

1. Não colocar foto de perfil

Quando não coloca a sua foto de perfil no LinkedIn, passa a ideia de desleixo, de que não se preocupa assim tanto com as vantagens que pode retirar desta rede social. Certamente, não é essa a ideia que quer transmitir! Paralelamente, pode levar a uma atitude de desconfiança por parte dos restantes utilizadores, que podem, inclusivamente, recusar o seu pedido de conexão à rede de contactos.

2. Não fornecer dados sobre o histórico profissional

Nos dias que correm, o LinkedIn substitui o CV para vários empregadores. Lembre-se de que muitos dos contactos que convida para a sua rede vão dar uma olhadela ao seu perfil. Tendo isso em consideração, não se esqueça de registar todos os dados do seu histórico profissional que considerar mais relevantes. Podem, certamente, ajudá-lo a chamar a atenção de potenciais empregadores e clientes!

3. Não interagir com as publicações da sua rede de contactos

Este é mais um dos erros no LinkedIn. Após conseguir aumentar a sua rede de contactos, não se esqueça de interagir com as publicações que os contactos da sua rede vão publicando. É importante que seja notado pelos outros! A sua opinião sobre uma dada publicação pode ser diferenciadora e trazer-lhe muitas vantagens. Mesmo que não tenha oportunidade de comentar, coloque, pelo menos, “gosto”.

4. Não comunicar com os contactos que vai adicionando à sua rede

Outros dos erros no LinkedIn que deve evitar. Se adquire novos contactos na sua rede, não pode partir do princípio de que isso é suficiente e que irá ser contactado. Não fique esquecido no meio de inúmeros contactos! Use as mensagens privadas para comunicar com quem mais lhe pode trazer oportunidades de emprego ou negócio. Apresente-se e seja cordial e afável. Irá notar a diferença!

linkedin

5. Não adicionar, no seu perfil, links para os seus projetos

Se tem projetos profissionais interessantes, não deixe de colocar os links para os mesmos, no seu perfil. Poderão ser fundamentais para chamar a atenção da pessoa certa e constituir uma espécie de montra do que faz melhor.

6. Não escrever um sumário do seu perfil

Não deve negligenciar o sumário do seu perfil. Este deverá ter, no mínimo, 40 palavras, de modo a ter mais oportunidade de aparecer na pesquisa de um futuro empregador.

7. Não colocar keywords no seu sumário

O seu sumário deve incluir keywords que remetam para posições de trabalho ou para oportunidades que sejam um alvo para si. Incluir keywords do mundo tecnológico pode ser essencial, num universo de trabalho em que é dado um valor cada vez mais pronunciado à tecnologia.

8. Não incluir competências importantes de cada experiência

As competências que foi adquirindo em cada experiência de trabalho relevante que teve são essenciais. Não se pode esquecer de as referenciar, de modo a abrir o seu leque de oportunidades.

9. Não indicar a sua localização

Mais de 30% das pesquisas de vários recrutadores baseiam-se na localidade. Desta forma, quanto mais pormenores fornecer sobre onde vive, maior a probabilidade de ser encontrado e contactado para uma futura oportunidade de trabalho ou de negócio.

10. Não pedir recomendações aos seus contactos

Não se esqueça de pedir recomendações aos seus contactos! São fundamentais para torná-lo mais credível perante um empregador ou cliente. Não parta do princípio que um cliente satisfeito irá deixar uma recomendação. Solicite-a!

Estas são alguns dos erros no Linkedin que consideramos mais frequentes e mais prejudiciais aos seus utilizadores. Procure evitá-los, seguindo as sugestões que lhe deixámos. Tenha todo o sucesso que procura!

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.