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Catarina Reis
Catarina Reis
23 Ago, 2017 - 09:25

4 razões para não aceitar todos os pedidos de contacto no LinkedIn

Catarina Reis

Aqui fica o nosso manual de conduta nas redes sociais, em particular nas que ajudam à gestão dos contactos profissionais, como o LinkedIn.

4 razões para não aceitar todos os pedidos de contacto no LinkedIn

Tem LinkedIn? E usa-o? Talvez não tenha compreendido a questão; mas a verdade é que ter um perfil LinkedIn, ou usá-lo efetivamente para potenciar a sua rede de contactos, são coisas distintas. A maioria das pessoas limita-se a aceitar pedidos de contacto sem mais nada fazer. Se é isso que faz, além de ser pouco proativo da sua parte, corre o risco de aceitar pedidos de contacto de pessoas que, na verdade, pouco ou nada acrescentam à sua rede.

LinkedIn: como gerir melhor a sua rede de contactos

O LinkedIn possui um sistema de sinalização de potenciais contactos que torna muito fácil solicitar e/ou aceitar muitos contactos de uma vez só. Por outro lado, a ideia de que quanto mais alargada é a nossa rede, melhor, leva a que não hesitemos em clicar em todos os que aparecem, sem pensar no real valor que aquele contacto nos traz – e à nossa rede também. Deixamos-lhe algumas dicas para ser mais seletivo no estabelecimento de novos contactos nesta rede social.

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Razões para não aceitar todos os pedidos de contacto no LinkedIn

Aqui fica uma pequena lista de comportamentos que deve evitar.

1. Ausência de nota introdutória

Para um verdadeiro e ativo utilizador do LinkedIn, faz parte do código de conduta juntar ao pedido de amizade uma breve nota introdutória. Se os pedidos que lhe chegam não têm nota introdutória, desconfie.

A nota introdutória deverá conter a razão pela qual a outra pessoa deve integrar a sua rede de contactos. Esse factor, não sendo absolutamente infalível, vai pelo menos tornar a tarefa do outro lado de dizer não mais difícil.

2. A nota introdutória é standard

O próprio LinkedIn prepara uma mensagem para enviar de cada vez que faz um pedido de contacto; mas pense duas vezes antes de a usar! A pessoa que vai convidar para fazer parte da sua rede de contactos sentir-se-á mais importante para si e não só “mais um contacto” se escrever uma nota personalizada e que explique as vantagens mútuas de se relacionarem no LinkedIn.

Substitua a nota introdutória padrão por uma outra, inteiramente redigida por si, e as oportunidades de empatia sobem imediatamente. Se estiver a ligar-se com alguém que conhece bem, é uma grande oportunidade para dizer algo positivo e reforçar o relacionamento.

Se estiver a ligar-se com alguém que não conhece bem, é uma boa oportunidade para lhe lembrar como se se conheceram. Se estiver a ligar-se com alguém que não conhece, é a sua única oportunidade para convencê-lo a aceitar. E não: não vamos escrever aqui frases com sugestões e dicas, porque a ideia é ser mesmo redigido por si!

3. A nota introdutória é tão pessoal, longa e pormenorizada que até assusta

Pois, nem tanto ao mar nem tanto à terra. O LinkedIn pode ser uma ferramenta poderosa que permite que interaja com pessoas que de outra forma nunca conheceria. Mas cuidado: se a outra pessoa ficar a achar que é, provavelmente, a pessoa mais importante da sua vida, vai ficar de pé atrás.

4. Redigir mal o nome da outra pessoa

Pode até ser uma gralha, mas é muito comum para quem envia pedidos de contacto aleatórios escrever mal o nome da outra pessoa, ou da entidade a que pertence. Para quem o recebe, é imperdoável, até porque o nome está bem escrito no seu perfil.

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Outras sugestões para gerir melhor o seu perfil LinkedIn

Networking” é uma atitude e uma forma de se posicionar face à sua vida profissional; traduz o gosto pelo contacto com quem pode ser aportar valor à sua carreira, e com pessoas a quem você também pode acrescentar algo.

A rede de contactos deve ser cuidada e gerida todos os dias, de forma personalizada e honesta, e ultrapassa em muito aceitar ou fazer pedidos de contacto atrás do ecrã do seu computador. Participe em atividades relevantes para a sua profissão, converse com quem estiver presente e faça follow-up dos contactos que fez. Só assim poderá marcar a diferença!

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