Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt

Saber mais

Exercícios mentais que o vão tornar mais saudável

Ao contrário do que poderá pensar, não é necessário ir para a universidade para realizar exercícios mentais importantíssimos.

Exercícios mentais que o vão tornar mais saudável
Instale um ginásio mental em sua casa

Saiba Mais Os exercícios mentais ou neuróbicos podem ser extremamente simples de implementar, envolvem os cinco sentidos e têm como objetivo primordial estimular as ligações neurológicas.

Tal como os músculos precisam de ser trabalhados para se desenvolverem, também o nosso cérebro precisa de exercícios específicos. A memória sai beneficiada e ainda diminui a possibilidade de desenvolver doenças neurológicas. 


6 exercícios mentais para fazer todos os dias


Desligue as luzes

Ao tentar movimentar-se pelos espaços que conhece bem às escuras, o cérebro é obrigado a recordar a localização dos objetos e a imaginar possíveis obstáculos. Além disso, será obrigado a usar mais o tato e até a audição. 


Redecore a casa

Se mudar alguns objetos de local, ou mesmo se os virar de pernas para o ar, estará a provocar curiosidade no seu cérebro, que observará esses objetos com mais atenção, reparando em detalhes da forma e cor que poderiam até passar despercebidos. Veja aqui como pode, por exemplo, redecorar as paredes de sua casa.


Altere os lugares na mesa

Em todas as famílias há, normalmente, um lugar fixo para cada elemento do agregado. Se experimentarem trocar os lugares à mesa, verá como tudo em seu redor lhe parecerá diferente. Os exercícios mentais passarão aqui por surpreender o seu cérebro.


Perfume o escritório

Está provado que quantos mais sentidos estiverem associados a uma determinada aprendizagem, mais facilmente ela se processará. Logo, se o local onde costuma ler, estudar ou trabalhar estiver perfumado, o seu cérebro associará novas aprendizagens a determinados aromas, facilitando assim as aprendizagens.


Torne-se num chef ocasional

Os exercícios mentais devem estimular os diferentes sentidos; cozinhar algo diferente despertará não só o paladar como o olfato e, se tiver de comprar ingredientes diferentes, estimulará ainda a atenção que dará à leitura de novos rótulos no supermercado. Para começar, conheça algumas receitas originais e bem simples de fazer


Telefone a um amigo

Se estiver sozinho em casa, telefone a um amigo, de preferência a um com quem já não fala há muito tempo. Vários estudos apontam a falta de comunicação como prejudicial para as suas capacidades cognitivas. Além disso, se ligar a um amigo que não vê há muito tempo, será obrigado a recordar situações, vivências, lugares e sensações.


Subjacente a todos estes exercícios mentais está a necessidade de alterar rotinas ou de tentar fazer algo comum de uma maneira completamente diferente, para que o seu cérebro seja obrigado a tomar consciência de movimentos, sons, formas ou cheiros nos quais já não repara. Pronto para exercitar o seu cérebro? 

Veja também: