Ficar rico na bolsa – mito ou realidade

Quer ficar rico na bolsa? O investimento em bolsa pode trazer grande retorno aos que abraçam o risco. É possível ganhar dinheiro na bolsa, mas tem de assumir que mais retorno é igual a mais risco.

Ficar rico na bolsa – mito ou realidade
É possível ganhar muito dinheiro na bolsa… mas não é provável que fique milionário no curto prazo.

Muitas pessoas têm o sonho de enriquecer, procurando alternativas para ganhar mais dinheiro, obter maior retorno nos seus investimentos e com isto alcançar a sua independência financeira.

Têm-se multiplicado os cursos de investimento e de trading que prometem levar os seus participantes a enriquecer com o investimento na bolsa. Mas será que é comum ou mesmo atingível ficar rico na bolsa? Deixamos algumas ideias ou questões para sua reflexão.


Retorno médio do investimento em bolsa:

O nosso ponto de partida consiste na observação da média de retorno dos investimentos em ações nos vários mercados financeiros. Se analisarmos a história, o retorno médio do investimento na bolsa ronda os 7%-8%. Com este nível de retorno irá necessitar de entre 9 a 11 anos para duplicar o seu património. E atenção que estamos a falar de retorno médio que para atingir deverá ter o investimento ativo por muitos anos.


TOME NOTA:
Quer deixar de trabalhar e atingir a independência financeira? O investimento em bolsa pode ajuda-lo a ficar mais rico mas tenha atenção que ficar rico na bolsa pode ser um mito.

Vale a pena ser ativo no mercado?

A promessa de enriquecimento costuma estar baseada na capacidade de prever os pontos mais altos (ideal para vender) e os pontos mais baixos (momento ideal para comprar). Mas será possível acertar nos melhores momentos para entrar e sair no mercado? E nessa altura não estamos a "jogar na bolsa" e não a investir?

De facto, é possível ter algumas ideias sobre as melhores classes de ativos para investir. No entanto, a constante compra e venda dos seus investimentos irá resultar numa pressão enorme no seu retorno, pelo efeito de comissões e de impostos. Assim, a resposta à pergunta é: em média, não vale a pena ser ativo no mercado. Evite transações e procure um investimento para o longo prazo. Um exemplo ajuda a clarificar:

Imagine que investiu há 5 anos num fundo de ações e que o seu retorno até ao dia de hoje é de 60%. Imagine agora que irá vender este fundo de ações, o que irá originar o pagamento do imposto sobre mais-valias de 28%. Logo, está logo à partida a perder sensivelmente 17% do seu retorno (60%*28%). Quanto tempo irá demorar a recuperar esses 17%? Qual a queda necessária no mercado para começar a valer a pena a sua transação?


O maior segredo para enriquecer?

Para enriquecer na bolsa necessita da combinação de três fatores. Em primeiro lugar, criação de hábitos de poupança e reforço periódico da sua carteira de investimentos. Em segundo lugar, diversificação dos seus investimentos por ativos de risco. Por último, investir para o longo prazo.

Não queremos desanimar. O investimento em bolsa pode dar-nos um grande conforto financeiro e levar ao crescimento do património dos seus detentores. Alguns investimentos poderão ser mais acertados e originar maiores retornos. Mas para ganhar dinheiro em bolsa é necessário abraçar o risco e geri-lo de forma a beneficiar das potencialidades do capitalismo!


Veja também: