Fogo de chaminé: 4 dicas de prevenção

Tem lareira ou fogão a lenha? Saiba como prevenir o fogo de chaminé com 4 passos muito simples.

Fogo de chaminé: 4 dicas de prevenção
Saiba como evitar um fogo de chaminé

Ao ter em conta estas técnicas, estará a reduzir a probabilidade de um fogo de chaminé deflagrar a qualquer momento. Para evitar danos materiais provenientes dos incêndios de chaminé, comece por ter em atenção que o fogo de chaminé pode ser evitado, quer por inspeções à chaminé, quer por reparações e limpezas da mesma.

Felizmente, se praticar as dicas de prevenção aqui recomendadas, poderá desfrutar de uma época fria mais quentinha em casa, sem quaisquer problemas com a sua chaminé.

4 formas de acabar com um fogo de chaminé antes de ele começar

chamine

Minimize a acumulação de creosoto

O principal culpado do fogo de chaminé é o creosoto. Este composto químico é altamente inflamável e cobre as paredes da chaminé quando os subprodutos de um incêndio (fumo, vapor e madeira não queimada) se condensam à medida que se deslocam da lareira quente ou fogão a lenha para a chaminé mais fria. Se a temperatura na chaminé for alta o suficiente e a acumulação de creosoto for suficientemente grossa, o creosoto pode pegar fogo.

Para minimizar a acumulação de creosoto, apenas deixe queimar a madeira mais dura que esteja com seis meses de secagem e cuja humidade não seja superior a 20% (pode medir a humidade com um medidor de humidade de madeira).

Lembre-se ainda de manter sempre o amortecedor aberto quando tem a chaminé com fogo, de forma a manter o fluxo de ar adequado.

Se o forro da sua chaminé não está isolado, recomenda-se que o faça, envolvendo um cobertor de isolamento resistente ao calor ao redor do forro ou derramando uma mistura de isolamento como a vermiculita, no espaço entre o forro de combustão e o tubo de combustão.

Um revestimento de combustão isolado evitará que as temperaturas dos combustíveis fiquem muito frescas – uma condição que poderia encorajar os subprodutos de fogo a condensar e formar a creosoto.

Programe uma inspeção anual da chaminé

Como muitos defeitos que levam ao fogo de chaminé, como um forro de combustão rachado, não são visíveis a olho nu, é crucial programar uma inspeção anual com um profissional. O profissional saberá informá-lo sobre qualquer dano e, se desejar, repará-lo, bem como remover fuligem, creosoto ou obstruções, como ninhos de pássaros.

Há diferentes níveis de inspeções de chaminé. Podem apenas verificar as partes facilmente acessíveis da chaminé, varrer as superfícies internas da mesma ou uma mais profunda, onde são inspecionados alguns danos mais sérios.

Ao procurar agendar uma inspeção, procure ainda informar-se sobre qual nível de inspeção é recomendado para o seu sistema de ventilação.

Limpe a chaminé quando as paredes tiverem 1/8 de acumulação

Descobrir 1/8 de acumulação de sujeira na chaminé é uma tarefa muito simples: basta que arranhe um dedo contra a parede da chaminé e se descobrir 1/8 de polegada de acumulação, é hora de fazer uma limpeza.

Uma limpeza profissional da chaminé geralmente inclui uma varredura do lado de fora da chaminé juntamente com a caixa de fogo, a prateleira de fumo, a câmara de fumo acima da lareira, a chaminé e o forro de combustão.

Instale uma tampa de chaminé

As folhas e os ninhos de animais dentro de um tubo de combustão podem rapidamente alimentar um fogo de chaminé quando em contacto com brasas do fogo. Uma tampa de chaminé na coroa, em torno da abertura externa da chaminé irá manter detritos e criaturas fora. As tampas também impedem que a água de chuva ácida entre e corroa a chaminé.

Veja também: