Helena Peixoto
Helena Peixoto
29 Abr, 2021 - 10:15

11 coisas que tem em casa das quais se deve livrar já

Helena Peixoto

Existem coisas que tem em casa das quais se deve livrar o quanto antes. Pelo bem do imóvel e do seu bem-estar saiba quais são.

coisas que tem em casa das quais se deve livrar

Seja por uma questão de otimização de espaço, de higiene, de bem estar ou mesmo de Feng Shui, todos nós sofremos deste mesmo problema: há coisas que tem em casa das quais se deve livrar logo que possa!

E nada como aproveitar a chegada de um novo ano para renovar energias, ambientes e a casa também: livre-se de tudo o que não usa, o que não serve e o que o pode prejudicar emocional e fisicamente. Quer conhecer alguns destes exemplos?

Conheça 11 coisas que tem em casa das quais se deve livrar já

Se tem uma coisa que as pessoas adoram fazer para economizar espaço é colocar diversas coisas por baixo da cama. Mas, segundo o Feng Shui, isto faz com que a energia de vitalidade da terra que deve ser absorvida pela cama – e pelos seres humanos – seja perdida.

É por esta razão que a cama dos orientais é colada ao chão. Fato curioso, justamente por isso, o Feng Shui criou a cama box, com objetivo evitar que coloquem coisas debaixo dela. Depois dessa, é melhor correr e tirar toda a confusão de lá.

organizar e destralhar casa
1

Catos e plantas pendentes

Tenha calma, não estamos a dizer que deve eliminar as plantas de casa, nada disso! Apenas alertamos que segundo o Feng Shui, existem três tipos de plantas que não se deve ter dentro de casa para evitar efeitos indesejados.

O cato, pelos seus espinhos e retenção de água poderão, de acordo com a teoria milenar, reter também muita emoção e causar mudanças para o estado emocional das pessoas. Já as plantas trepadeiras, que se enrolam nos troncos, podem incentivar às intrigas e ainda qualquer planta pendente, porque pode gerar às pessoas a sensação de depressão.

Se gosta muito de qualquer uma delas, não desespera, pois o Feng Shui diz que as pode sem problema utilizar num espaço fora da casa, como varanda, ou ainda no corredor.

2

Quadros com mensagens negativas

Não é nada incomum ver uma sala decorada com uma grande tela a representar uma tempestade ou algum cenário menos positivo. Pois saiba que essa é uma das coisas que tem em casa das quais se deve livrar!

Nós somos influenciados por tudo o que está à nossa volta, mesmo sem nos apercebermos! E a decoração é uma delas. Prefira quadros com mensagens, encorajadoras e bonitas, que lhe transmitam mensagens de otimismo e incentivo.

3

Objetos partidos

Esqueça aquela jarra que tanto gostava, mas que está partida, ou aquela peça de louça partida em mil bocados que acabou por colar e cujo resultado não é, nem de perto nem de longe brilhante.

Objetos partidos dentro de casa, além de geralmente não serem minimamente úteis, não são visualmente bonitos e, também de acordo com o Feng Shui, podem causar sensações de falta de plenitude. Se não for possível restaurar o objeto condignamente, o ideal será mesmo reciclar.

4

Plantas mortas

É bastante comum termos em casa vasos com plantas secas como elementos decorativos. Pois saiba que essas são coisas que tem em casa das quais se deve livrar! Isto porque esta natureza morta transmite a sensação de que nada cresce e de que não há vida por ali.

Para evitar a interiorização destas sensações, aposte em plantas frescas e com vitalidade ou prefira até umas flores artificiais em prol das boas energias para sua casa.

5

Entulho

Qualquer pessoa que tenhas uma garagem, um anexo, uma cave ou sótão, sofre deste problema: acumulação de entulho! Sejam restos de obras que fez, utensílios que nem sabe para que servem, coisas usadas até ao limite ou outras que na verdade nem sabe o que é, deve livrar-se imediatamente! Além de não lhe servirem de nada, estão a acumular sujidade, pó e espaço precioso.

6

Peças que não usa há mais de um ano

Há dois anos atrás, foi o hit do momento, mas agora não se imagina a vestir em situação alguma essas calças. Descarte! Faça a seguinte regra para si: ao realizar a vistoria semestral ao seu guarda fatos, tudo o que não usar há mais de um ano, ofereça a uma instituição de solidariedade social.

7

Objetos que guarda porque não sabe o que lhes fazer

Alerta de coisas que tem em casa das quais se deve livrar: peças e objetos que enfia debaixo da cama, na despensa ou num armário, porque simplesmente não sabe o que lhes fazer devem ser despachadas.

Aqui está a cometer um erro duplo: primeiro, não deve colocar nada debaixo da cama, tanto por questões de acumulação de pó como por questões de Feng Shui; e depois pense bem: qual o propósito de guardar uma coisa que sabe que nunca vai usar?

8

Coisas estragadas ou sem reparação

Aquela máquina de café que avariou e que está na garagem há mais de um ano para ser arranjada ou aquela televisão cujo arranjo fica mais caro do que comprar uma nova? Esqueça: livre-se de ambos!

Temos uma tendência natural para nos agarrarmos aos objetos, mas não é nada saudável manter em casa coisas estragadas. De acordo com a filosofia milenar Feng Shui, é até prejudicial à saúde!

9

Itens que já não usa

Na lista de coisas que tem em casa das quais se deve livrar entram as benditas roupas que estão no guarda fatos há anos e anos e nunca saem de lá, assim como acessórios e calçado. A ocupar espaço e a acumular pó, estas peças devem ser descartadas quanto antes!

Se ainda estiverem em bom estado, dê a quem precisa e usa efetivamente. Vai sentir-se mais leve e a casa também!

10

Produtos fora do prazo

Sabia que aproximadamente de três em três meses deve fazer uma vistoria aos produtos lá de casa, seja na casa de banho ou na cozinha e descartar tudo o que esteja fora de prazo?

Esta questão é muito importante não só porque falamos de produtos que não estão em condições de serem usados e estão a ocupar espaço, mas também porque são uma verdadeira ameaça à sua saúde! No caso dos produtos de beleza, ainda que a validade não esteja escrita na embalagem, de tiver passado um ano desde a sua abertura, deve descartar.

11

Objetos que lhe tragam memórias negativas

Recordar é viver, é certo, mas recorde aquilo que foi bom e lhe trouxe alegrias! Todos nós temos memórias menos boas e que de alguma forma nos fizeram crescer e aprender, mas não é por isso que deve incluir em sua casa. Tudo o que lhe fizer recordar tempos menos felizes deve entrar la lista de coisas que tem em casa das quais se deve livrar.

Veja também