Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
10 Jan, 2020 - 10:02

12 coisas que não deve guardar no sótão: confira a lista

Helena Peixoto

Há coisas que não deve guardar no sótão, e que muito provavelmente estão lá perdidas. Espreite a nossa lista e, se for o caso, é altura de as tirar de lá.

coisas que não deve guardar no sótão

É verdade que pode parecer, à partida, o melhor local para arrumação, mas antes de subir as escadas e começar a acumular uma imensidão de tralhas, é bom que saiba que há algumas coisas que não deve guardar no sótão.

E porquê? Não se preocupe, nós explicamos: a menos que o seu sótão tenha sofrido obras consideráveis que permitam criar um ambiente controlado, esta divisão vai estar sujeita a diversas variações de temperatura, de humidade e de circulação de poeiras e sujidades que, em algumas situações, pode (também) criar as condições ideais para o aparecimento de insetos e até alguns roedores.

Ora, se há coisas que resistem à humidade e variações de temperatura, outras há que é melhor manter afastadas destas condições. Por isso, a menos que queira manter todos os seus bens intactos e nas melhores condições (pelo menos aqueles com valor para si), é melhor saber identificar quais as coisas que não deve guardar no sótão.

E, seguramente, no fim de ver a lista, haverá pelo menos duas ou três que terá que salvar das adversidades do sótão.

COISAS QUE NÃO DEVE GUARDAR NO SÓTÃO: 12 ITENS A SALVAR

sótão com coisas

1. Tapetes e carpetes

Ora aqui está uma das coisas que não deve guardar no sótão, pelo menos se quiser que se mantenham em boas condições. Na hora das arrumações, enrolar os tapetes e carpetes que não pretende usar nos próximos tempos e colocá-los no sótão pode parecer boa ideia, mas não é.

Os materiais com que são fabricados oferecem as condições ideias para a proliferação de traças e outros insetos. Da próxima vez que agarrar esses tapetes ou carpetes pode ter uma desagradável surpresa e encontrar larvas de insetos ou até alguns buracos provocados por estes mesmos insetos.

2. Livros e papel

Os amantes de literatura certamente percebem a dificuldade que é a certa altura arranjar espaço para guardar todos os livros que possuem. Sim, para quem aprecia livros, um Kindle ou e-book reader não substitui o gozo de ler um livro da forma mais convencional. Ora, esses provavelmente têm mais livros do que espaço nas estantes e podem achar que o sótão é um bom sítio para guardar parte da sua biblioteca pessoal, mas não é.

Aliás, os livros são outras das coisas que não deve guardar no sótão. Bem, os livros e qualquer tipo de papelada. Isto porque, em espaços como os sótãos onde exista papel estão criadas as condições perfeitas a proliferação de insetos que vão destruir (literalmente) os seus livros.

3. Fotografias e/ou álbuns de fotos

Sim, a tendência é usar, cada vez mais, álbuns digitais, mas ninguém resiste a ter um bom álbum de memórias. E se é esse o caso, e se aprecia essas memórias fotográficas, não vai querer guardá-las no sótão.

Isto porque as variações de temperaturas e humidade que se verificam nos sótãos acabam por danificar as fotos. O ideal é guardar todas as fotos e álbuns em locais mais seguros onde possa controlar as condições do ar.

4. Mobília

Se tem uma cadeira ou mesa antiga de que gosta e que quer preservar, o melhor é manter esse objeto longe do sótão. Mais uma vez, as variações de temperatura e humidade não são amigas da madeira, principalmente, se for antiga. Com o tempo vão fazer com que a madeira dilate e fique com rachas.

5. Brinquedos

Na hora de destralhar, não são poucas as vezes em que acaba por colocar um saco cheio de brinquedos (peluches incluídos) no sótão. Erro crasso! Sendo um espaço da casa que nunca é arejado ou limpo, o pó vai entranhar-se em todos os brinquedos e causar um verdadeiro hecatombe para qualquer nariz, sobretudo alérgico, que contactar posteriormente com estes artigos.

6. Tintas

As tintas são produtos químicos que têm prazo de validade, sabia? De nada adianta guardar as latas por anos a fio sem as utilizar já que passado um determinado período elas não têm condições para serem usadas. Ora este argumento, aliado também ao facto de os sótãos não serem espaços ventilados, faz das tintas e outros químicos mais uma das coisas que não deve guardar no sótão.

7. Produtos eletrónicos

Sabe aquelas caixinhas com os computadores, telemóveis, cassetes e outros artigos eletrónicos antigos que colocou no sótão? Se tem estima por eles e quer um dia voltar a vê-los a funcionar, corra para os buscar! Afinal, falamos de produtos muito sensíveis a qualquer poeira e o sótão é exímio em conseguir infiltrar poeira em casa milímetro dos objetos.

8. Roupas de cerimónia

Se não quer os seus vestidos de casamento, roupas de batizado e casamentos desbotados, com cor amarelada ou até mesmo com o tecido danificado, então inclua-os na lista das coisas que não deve guardar no sótão. E sim, mesmo que os coloque dentro de uma caixa, há sempre uma entrada de ar ou mesmo o próprio ambiente que os pode danificar.

9. Artigos de pele ou couro, como casacos

Pelos mesmos motivos mencionados no ponto anterior, nunca guarde artigos de pele ou couro no sótão. Afinal de contas são artigos caros que certamente não vai querer ver destruídos pelas traças ou cheios de bolor pois não?

10. Madeiras

Outro dos artigos que entra diretamente para a lista de coisas que não deve guardar no sótão são aqueles materiais que sobram de uma remodelação ou bricolage que tenha feito e que sejam de madeira, isto caso queira um dia aproveitar essas sobras!

É que o sótão é precisamente o local ideal para a madeira absorver humidade, inchar e, com jeitinho, até ganhar bolor e bicho. Se não for uma madeira com tratamento, esqueça guardá-la neste espaço.

11. Roupas dos miúdos que deixam de servir

Se está a guardar as peças de roupa do seu primeiro filho para um dia servirem para um segundo, talvez não seja a melhor ideia guardá-las no sótão. Mesmo que fechadas num saco ou caixa, existe sempre uma percentagem de humidade e de pequenas partículas de pó que se entranham e danificam as fibras, ainda por cima de peças tão sensíveis.

Isto já para não falar da possibilidade de roedores fazerem buracos na caixa e transformarem as roupas que tanto gosta nos seus ninhos!

12. Qualquer outro item que não esteja protegido

Essencialmente e de forma resumida, caso este espaço não esteja devidamente tratado e preparado para tal, todas as coisas que lá colocar devem ser protegidas quase à prova de bala. Invista em caixas herméticas e que garantam a estanquidade do que lá colocar dentro, não deixe de colocar umas bolinhas anti traça e anti bolor e tente fazer uma limpeza pelo menos duas vezes por ano a este espaço.

Com estes cuidados e seguindo a nossa lista de coisas que não deve guardar no sótão, as probabilidades de ter surpresas desagradáveis serão bem menores.

Veja também