Sara Cristóvão
Sara Cristóvão
26 Mar, 2021 - 09:30

Cuidados na manutenção da casa: checklist para uma casa funcional

Sara Cristóvão

De forma a evitar problemas maiores é essencial fazer regularmente uma manutenção da casa. Conheça os cuidados regulares que deve ter.

manutenção da casa

A manutenção da casa é algo essencial de forma a evitarmos riscos maiores. Há pequenos cuidados que devemos ter regularmente para prevenir situações inesperadas em casa, sejam elas inundações, incêndios, curtos de circuito ou avarias.

Por exemplo, um curto circuito não só pode gerar um incêndio, como também pode provocar lesões nos habitantes da casa e danos nos eletrodomésticos. Assim sendo, é importante prevenir este tipo de acidentes.

Desta forma, uma manutenção da casa regular é essencial a todos os níveis: material e físico, de modo a garantir a segurança e o bem-estar de todos os moradores.

Existem cuidados que podemos ter no nosso dia a dia, e outros que podemos agendar para fazer com alguma regularidade. Se tem crianças em casa, os cuidados devem ser redobrados. Afinal, a curiosidade dos pequenos pode também ser uma fonte de acidentes.

Caso verifique que há coisas que não consegue fazer sozinho, não hesite em contactar um profissional. É para isso que eles existem e é essencial que não se adiem os problemas.

6 Dicas essenciais para a manutenção da casa

Existem elementos na nossa casa que se desgastam com o tempo e com o uso frequente. Assim, reunimos algumas dicas para conseguir garantir a segurança e manutenção da casa.

paredes com humidade

 Água

A água, ou o excesso dela, é a causa para a maioria dos problemas das casas. E como queremos ficar longe de problemas de infiltrações, inundações e outras coisas acabadas em “ões”, o ideal é que faça a manutenção da casa regularmente neste aspeto.

Verifique periodicamente as calhas de casa. Veja se tem zonas amolgadas ou danificadas que não estão a fazer a correta drenagem da água. Além disso, faça a vistoria à sua habitação um dia depois de um temporal e certifique-se que não tem obstruções, vazamentos de água ou poças que indiquem que está com problemas nas calhas. Deve desentupir e limpar regularmente as calhas e ralos, principalmente no outono.

Também é importante olhar para o interior da casa. Certifique-se que limpa regularmente o sifão do lavatório para evitar entupimentos. Sendo também importante a limpeza dos ralos do lavatório, banheira e lava-loiças. Idealmente deve usar filtros para evitar entupimentos.

Para evitar problemas maiores e contas de água exageradas, verifique as torneiras que pingam e os autoclismos avariados. Por vezes, basta um ajuste nas ligações ou a troca da borracha para resolver o problema.

Ventilação

Para manutenção da casa é de extrema importância que abra as janelas todos os dias e deixe o interior respirar. A renovação de ar diminui a acumulação de humidade e o consequente aparecimento de fungos.

De forma a garantir que não tem problemas a nível elétrico, poderá agendar periodicamente verificações do sistema. Assim consegue identificar possíveis irregularidades e tratar do arranjo.

Eletricidade

Na manutenção da casa é da máxima importância garantir que tudo o que envolve eletricidade está nas perfeitas condições.

Problemas relacionados com alguma fonte de energia podem resultar em choque elétricos ou incêndios. Não arrisque. Caso verifique que a luz vai abaixo com frequência, que as tomadas estão quentes, que tem fios expostos ou tomadas e interruptores partidos, não hesite em chamar um eletricista.

E não se esqueça, sempre que for passar um período longo fora de casa desligue da corrente elétrica todos os equipamentos que não necessita.

De forma a garantir que não tem problemas a nível elétrico poderá agendar periodicamente verificações do sistema. Assim consegue identificar possíveis irregularidades e tratar do arranjo, de forma imediata.

Gás

Se tiver um fogão a gás, garanta que os bicos estão bem conservados e seguros. No caso de sentir o cheiro a gás, feche rapidamente a válvula de segurança e contacte um técnico.

Caso a fonte de energia da sua casa seja o gás canalizado é importante que tenha alguns cuidados em consideração. É essencial garantir que o local de instalação do aparelho cumpre as normas de ventilação e exaustão. Se vive num prédio, garanta que o sistema de extração mecânica coletiva funciona. E não se esqueça que não poderá tapar as entradas de ar na cozinha, mesmo que faça muito frio. 

Além disso, é importante que faça uma revisão periódica dos aparelhos a gás, recorrendo sempre a um profissional. 

Se tenciona passar um longo período fora de casa, aconselhamos que se certifique que as torneiras de instalação de gás e de segurança se encontram bem fechadas.

Paredes

Sabia que a pintura da casa vai mais além do que é visível aos olhos? A pintura contribui também para  proteger a casa contra as alterações meteorológicas. Antes de avançar, verifique se as paredes têm rachas ou bolhas. Se resolver o problema e passado um tempo ele voltar, poderá significar que tem problemas estruturais. Nesse caso é essencial que contrate um profissional.

No interior da casa deverá também verificar se tem fissuras ou bolhas. Isto poderá ser indicador de humidade e o ideal é que resolva a situação o quanto antes. Nas zonas de água, como a cozinha e a casa de banho, as manchas de humidade podem ser provocadas pela condensação. Nestes casos poderá apenas pintar.

Limpeza a fundo

Fazer uma limpeza regular da sua casa não significa que faça uma limpeza a fundo. Para manutenção da casa é essencial que, de vez em quando, inclua na sua limpeza os colchões, cortinas, sofás, armários, despensa ou frigorífico. Todos estes elementos são descurados na limpeza do dia a dia. Assim, de forma a que estes equipamentos não se danifiquem rapidamente, é muito importante que se lembre deles e faça uma limpeza mais aprofundada.

Se o seu exaustor ainda usa filtros, certifique-se que este está bem limpo. Um filtro sujo pode ser meio caminho andado para o início de um incêndio

Aproveite que passa mais tempo em casa para trabalhar nestes pequenos cuidados de manutenção da casa. Como pôde verificar há pequenos cuidados que podem ajudar a evitar riscos maiores, e não dão assim tanto trabalho. Ponha mãos à obra!

Veja também