ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Sara Cristóvão
Sara Cristóvão
25 Mar, 2021 - 09:10

7 Dicas essenciais para escolher a máquina de lavar roupa certa

Sara Cristóvão

Conheça o que deve ter em conta para saber como escolher a máquina de lavar roupa. Quais as características principais que deve considerar?

escolher máquina de lavar roupa

Gostava de saber como escolher a máquina de lavar roupa sem dificuldade? Anda à procura deste grande aliado no nosso dia a dia, mas não sabe que fatores deve ter em conta?

Este eletrodoméstico facilita-nos a rotina todos os dias e ajuda-nos a poupar tempo e recursos enquanto fazemos as tarefas domésticas. Assim, é importante que a escolha seja bem estudada e ponderada.

Hoje em dia, a máquina de lavar roupa é um elemento essencial em todas as casas. Longe vão os tempos em que se lavava toda a roupa à mão, e, cada vez mais, procuramos máquinas que nos ajudem e facilitem na realização das tarefas.

Existem diversos fatores que se deve ter em conta para saber como escolher a máquina de lavar roupa. Basta pesquisar um pouco e perceber que existem demasiados modelos com diferentes funções, características e preços. A questão é: qual é que se adapta melhor às suas necessidades e orçamento?

Antes de passarmos a elementos técnicos é importante que tenha em consideração o seu estilo de vida: quantas lavagens costuma fazer por semana; se pretende aumentar a família; que tipo de programas necessita

Além disso, é preciso analisar o local onde vai ser colocada a máquina de lavar roupa e conhecer as suas especificações. Garanta e certifique-se que tem espaço para a instalação do modelo que pretende adquirir, tendo também em consideração que ainda terá de fazer a ligação à torneira e à ficha. Se for um modelo com máquina de secar incorporada, é preciso deixar espaço para a ventilação.

De forma a apoiar a sua escolha reunimos algumas dicas para o ajudar a saber como escolher a máquina de lavar roupa ideal para si.

Escolher a máquina de lavar roupa: fatores a considerar

A escolha pode ser complicada, mas se tiver em conta alguns fatores irá conseguir escolher a melhor máquina de lavar roupa para a sua realidade diária. Saiba quais são.

máquina de lavar roupa
1

Escolher o tipo de equipamento

Para saber como escolher máquina de lavar roupa, em primeiro lugar, deve conhecer os diferentes tipos de máquina existentes. 

Os modelos standard são mais simples, com abertura de porta frontal e são económicos e eficientes. 

As máquinas de lavar roupa encastradas apresentam as mesmas características que as máquinas standard, com a vantagem de ficarem escondidas num móvel. Sendo o ideal para quem tem uma casa pequena e quer esconder os eletrodomésticos.

Os modelos que unem a função de lavar e secar podem ser uma forma eficiente de garantir o dois em um sem se preocupar com nada. Normalmente a capacidade de secagem destes modelos é inferior à de lavagem. No entanto, se mora numa cidade com altos níveis de humidade e não tem espaço para ter uma máquina de secar, esta será uma excelente opção.

Por fim, as máquinas de lavar de dupla carga são das mais recentes no mercado e apresentam a capacidade de fazer duas lavagens ao mesmo tempo, com programas e detergentes diferentes. Ideias para famílias numerosas.

2

Capacidade de carga

A capacidade de carga de uma máquina de lavar roupa é outro dos principais fatores a ter em conta no momento da escolha.

Aqui, deverá ter em consideração o número de pessoas que faz parte do seu agregado familiar e qual a frequência com que costuma usar a sua máquina. Quanto maior for o tambor mais roupa conseguirá lavar.

Uma máquina de 5 a 6kg será ideal para quem quer fazer três lavagens semanas, correspondendo a um agregado de uma a duas pessoas. Por sua vez, uma máquina média com capacidade para 7 a 9kg será a indicada para quem deseja fazer até 4 lavagens semanais (3 a 5 pessoas). Se a família for realmente grande, então, o indicado é ter uma máquina com um tambor com capacidade para 9 a 15kg de roupa.

3

Consumo energético

Cada vez mais temos a preocupação de comprar eletrodomésticos o mais eficientes possível. Com os olhos postos na preservação do ambiente, a poupança de luz e água é uma das principais preocupações. Assim, é importante escolher uma máquina que gaste um volume menor de água, mas que não descure a eficácia da lavagem de roupa.

Antes de escolher qualquer eletrodoméstico informe-se acerca das classes de eficiência energética. A escala foi alterada e simplificada recentemente, passando a haver uma classificação simples de A a G, sendo a classe A a que corresponde ao topo da eficiência energética.

Consequentemente, o ideal é escolher aparelhos que pertençam às categorias A e B. Além disso, poupar também pode passar por deixar acumular uma boa quantidade de roupa e, se possível, lavá-la com água fria.

4

Ruído

Saber como escolher máquina de lavar roupa passa por saber também escolher a mais silenciosa. É muito importante que tenha em conta o ruído provocado pela máquina, principalmente se ela for instalada na cozinha ou perto dos quartos.

Não escolha uma máquina acima dos 65 decibéis, pois vai ser uma máquina que provoca muito ruído. O ideal é que tenha uma lavagem abaixo dos 52 decibéis.

5

Centrifugação

A velocidade de centrifugação da máquina é um dos fatores mais importantes a ter em conta. Habitualmente as rotações por minuto (RPM) de uma máquina de lavar roupa andam entre as 1000 e as 1600. Quanto maior o número, mais espremida e seca fica a roupa.

A maioria das máquinas tem 1200 RPM, no entanto se costuma lavar roupa com frequência o melhor será escolher uma máquina de lavar roupa com 1400 RPM.

6

Programas incluídos

Na reflexão de como escolher máquina de lavar roupa deve pensar também nas funcionalidades e programas que esta apresenta. Embora, na maioria das vezes, estas opções sejam confusas, certifique-se que a máquina possui um programa eco, um programa para roupa delicada, ou se é possível regular o tempo de lavagens.

Tenha em conta que o programa eco, criado para ser o mais eficiente possível, deve ser usado apenas com roupa pouco suja.

7

Preço

Por último, mas não menos importante: não deixe de comparar preços. Sabia que uma máquina de lavar roupa pode apresentar discrepâncias de preço na ordem dos 300€ em duas cadeias de retalho diferentes? Neste campo, os portais comparadores de preço podem ser uma ajuda essencial

Veja também