9 gadgets que marcaram os anos 80

Fizemos uma lista com vários gadgets que marcaram os anos 80. Ainda se lembra de algum?

9 gadgets que marcaram os anos 80
Um momento nostálgico para a geração dos anos 80

Os anos 80 foram verdadeiramente marcantes, o mundo da tecnologia que o diga. O Macintosh da Apple foi, provavelmente, o gadget mais carismático que apareceu nos anos 80, mas há muitos mais! Fomos ao baú descobrir vários gadgets que marcaram os anos 80, juntamente com a marca que os celebrizou.

Os gadgets que marcaram a geração dos anos 80

Nintendo Game Boy

nintendo game boyFonte da imagem: Gamester 81

O Game Boy da Nintendo foi um gadget que marcou a história dos videojogos portáteis. Um pequeno aparelho que permitiu colocar “as máquinas de jogos no bolso dos utilizadores”. Com este gadget era possível jogar a qualquer hora e em qualquer lugar sem gastar um cêntimo – apenas o investimento e a manutenção.

Apple Macintosh

apple macintoshFonte da imagem: Pinterest/ Nakayasukc

Fazer uma lista com os gadgets que marcaram os anos 80 e deixar de fora o Macintosh? Impossível! Este é, provavelmente, o gadget mais icónico dessa era e ainda existe nos dias de hoje, apesar de apenas se dar pelo nome de Mac. O Macintosh foi um gadget verdadeiramente revolucionário, levando o poder da computação para o ambiente doméstico.

Sony Walkman

sony walkmanFonte da imagem: JaypeeOnline

Música a qualquer hora e em qualquer lugar. O Walkman da Sony é mais um daqueles gadgets que define uma geração e uma década inteira. Tecnicamente, o primeiro surgiu em 1979, mas os anos 80 foram verdadeiramente marcantes para o crescimento da popularidade do Walkman da Sony.

Nintendo Entertainment System

nesFonte da imagem: Nintendo Wikia

A Nintendo Entertainment System (NES) tornou-se numa verdadeira referência para quem gostava de jogar. Depois das já conhecidas Commodore 64 e do ZX Spectrum (lançadas também nessa era e verdadeiras referências das consolas domésticas), a Nintendo apresentou uma consola que entrou em milhões de lares por todo o mundo, oferecendo diversão a toda a hora. E quem é que ficou célebre também? O Super Mario!

Nokia-Mobira Cityman 900

nokia citymanFonte da imagem: Softpedia News

O Mobira Cityman 900 da Nokia é aquilo que caracterizamos como “um verdadeiro tijolo”. Este telemóvel tinha 18 centímetros de altura e pesava 760 gramas – é de rir, certo? Mas foi com este telemóvel que a Nokia se afirmou na área.

Epson ET-10

epson et 10Fonte da imagem: Malibuflash

Duas polegadas de ecrã para ver toda a televisão que quiser em qualquer lugar. O ET-10 da Epson foi outro dos gadgets marcantes da era de 80, permitindo que o utilizador levasse a televisão para qualquer lado.

Leitor e gravador de cassetes de vídeo

leitor de cassetesFonte da imagem: Electrovid

É difícil apontar um leitor e um gravador de cassetes de vídeo que tenha marcado verdadeiramente os anos 80. O gadget em si, porém, marcou diversas gerações ao permitir que os utilizadores pudessem gravar ou até comprar filmes para assistir mais tarde no conforto de casa.

Máquina descartável Kodak

kodak descartavelFonte da imagem: Digital Camera Warehouse

Na era de 80, a Kodak celebrizou as máquinas descartáveis. Máquinas fotográficas de plástico, de fácil utilização, portáteis e baratas. Quem não possuía uma máquina fotográfica podia agora investir em máquinas descartáveis para utilizar apenas em caso de necessidade.

Etch a Sketch Animator 2000

etch a sketchFonte da imagem: Tech Crunch

O Etch a Sketch era um gadget que tinha duas pequenas “rodas” ou uma caneta especial para que o utilizador fizesse desenhos num pequeno ecrã. Desenhos que podiam, posteriormente, ser animados para criar a sensação de movimento.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.