6 cuidados a ter ao guardar vitaminas e suplementos

Saiba que cuidados deve ter ao guardar vitaminas e suplementos de forma a garantir a sua conservação e eficácia.

6 cuidados a ter ao guardar vitaminas e suplementos
Esclareça as suas dúvidas

Antes de avançarmos para a questão de guardar vitaminas e suplementos, é necessário relembrar que deve falar com o seu médico para perceber quais as vitaminas ou suplementos que realmente precisa de tomar.

O seu médico poderá não só alertá-lo para substâncias que lhe podem causar alguma reação alérgica, como ainda poderá orientá-lo sobre os alimentos que deve evitar ao tomar certos suplementos.

Como guardar vitaminas e suplementos


Frigorífico

As vitaminas e outros suplementos devem ser armazenados em local fresco e seco para manterem a suas caraterísticas. O frigorífico é sem dúvida fresco, mas não é um local seco. A humidade pode diminuir o prazo de validade e a eficácia das vitaminas, logo, o frigorífico não é o melhor local para as guardar. As exceções a esta regra são os suplementos cuja embalagem recomenda especificamente a refrigeração.

Armário da casa de banho

Ora bem, nenhum medicamento deve ser guardado na “farmácia” da casa de banho. Só o simples facto de tomar banho aumenta o calor e a humidade do local e as vitaminas e suplementos ficam expostos a estas alterações, ainda que dentro do armário.

suplementos

Cozinha

As vitaminas e suplementos são, normalmente, ingeridos com alimentos. Por isso, parece lógico mantê-los na cozinha. No entanto, o problema é que a temperatura e a humidade da cozinha aumentam e diminuem à medida que usa o forno e o fogão. Se para si é importante guardar vitaminas e suplementos junto dos alimentos ou no local onde faz as refeições, opte pela sala de jantar.

Locais altos e secos

Os suplementos nutricionais podem parecer ou mesmo ser “naturais”, mas isto não quer dizer que não sejam prejudiciais quando tomados em altas doses. Armazene-os como qualquer medicação, nas embalagens originais e fora do alcance das crianças e evite armários ou prateleiras perto de janelas ou tubos de aquecimento onde a temperatura e a humidade são variáveis.

Mantenha as embalagens originais

Outra razão para manter as vitaminas nas suas embalagens originais é que estas podem exigir especificidades para a sua conservação. Alguns suplementos perdem a eficácia quando expostos à luz, por exemplo, e devem ser armazenados em recipientes opacos ou de cor escura.

vitaminas

Verifique a data de validade

Nem só alimentos precisam desta verificação. Fazer o mesmo com a vitaminas também é importante, tal como nos medicamentos. Provavelmente, vitaminas ou suplementos fora do prazo não o vão matar, mas também não vão fazer nada de positivo. As vitaminas perdem a eficácia com o tempo, ou seja, tomá-las após a data de validade não lhe vai trazer os benefícios que espera.

Veja também: