Ana Graça
Ana Graça
27 Set, 2018 - 11:08
Vitamina C: já ingeriu a dose recomendada hoje?

Vitamina C: já ingeriu a dose recomendada hoje?

Ana Graça

A vitamina C é um nutriente essencial, que não pode ser produzido pelo nosso organismo. Importa, então, conhecer quais os alimentos ricos em vitamina C.

O artigo continua após o anúncio

Atribuímos o nome de vitamina C ao ácido ascórbico, substância que em excesso pode provocar complicações de saúde, como por exemplo formação de pedras nos rins ou distúrbios gastrointestinais, e cuja carência pode estar na origem da fragilidade capilar, de hemorragias, de fadiga, mal-estar ou do escorbuto.

A importante função das vitaminas

As vitaminas são nutrientes indispensáveis ao bom desenvolvimento e funcionamento do nosso corpo, no entanto, o nosso organismo não tem a capacidade de as sintetizar (pelo menos à grande maioria delas), daí que tenhamos que assegurar a sua ingestão através da alimentação ou da suplementação.

São essenciais para a nossa vitalidade e estão envolvidas em inúmeros processos, desde a formação de ossos e tecidos, à proteção do sistema imunitário e à transferência e armazenamento de energia. Para além disso, cada vitamina desempenha funções específicas e o excesso de determinada vitamina não compensa de maneira alguma a carência de outra vitamina.

Podemos dividir as vitaminas em 2 grandes grupos:

1. Vitaminas lipossolúveis (solúveis em gordura / lípidos): vitamina A, D, E, K;

2. Vitaminas hidrossolúveis (solúveis em água): vitamina C e vitaminas do complexo B.

A importância da vitamina C

alimentos ricos em vitamina C

Como vimos, todas as vitaminas são importantes e cada uma desempenha funções específicas e relevantes, e a vitamina C não é exceção. A vitamina C é fundamental ao nível da:

a) Produção e manutenção do colagénio;

O artigo continua após o anúncio

b) Manutenção da integridade dos vasos sanguíneos;

c) Importante ao nível da absorção do ferro;

d) Tem um importante papel antioxidante;

e) Desempenha funções relevantes no combate às infeções;

f) Ajuda a promover dentes e gengivas saudáveis;

g) Importante ao nível da cicatrização dos tecidos;

h) Síntese de várias hormonas e neurotransmissores importantes;

i) Metabolismo do ácido fólico.

O artigo continua após o anúncio

carência de vitamina C pode trazer inúmeras consequências negativas para a saúde e alguns dos sintomas do seu défice são: pele seca; dor corporal generalizada; fadiga; exaustão; irritabilidade; dificuldades de cicatrização; enfraquecimento e queda de cabelo; infeções recorrentes.

15 alimentos ricos em vitamina C

os morangos também são ricos em vitamina C

Não há dúvidas de que as melhores fontes de vitamina C são os legumes e a fruta, que devem fazer parte da nossa alimentação diária. As fontes de vitamina C são várias e fáceis de incluir na dieta alimentar:

1. Couve-flor;

2. Tomate;

3. Morangos;

4. Kiwis;

5. Brócolos;

6. Acerola;

O artigo continua após o anúncio

7. Pimento;

8. Batata;

9. Goiaba;

10. Papaia;

11. Melão;

12. Hortaliças e legumes de folha verde;

13. Laranja;

14. Limão;

15. Clementina.

Suplementos vitamínicos

A maioria das pessoas consegue obter a quantidade necessária de vitamina C através da adoção de uma alimentação saudável, rica em fruta e legumes. No entanto, quando o organismo não é capaz de obter as vitaminas de forma natural, a suplementação, quando recomendada pelo médico, pode ajudar.

Suplementos vitamínicos são produtos de venda livre, disponíveis sob a forma de comprimidos convencionais, efervescentes e mastigáveis, xaropes, pós, granulados, cápsulas, gotas e ampolas, tomados como complementos à alimentação. O objetivo principal da toma de suplementos passa por corrigir deficiências nutricionais que possam existir.

O uso de suplementos com vitaminas e minerais é cada vez mais frequente, no entanto, alguns estudos têm mostrado que os grandes consumidores destes suplementos são pessoas com um estilo de vida mais saudável, mais preocupadas e informadas e que, por isso, poderão estar a consumidor estes suplementos sem necessidade da suplementação.

Apesar da generalidade das pessoas obter a dose diária necessária através de uma alimentação variada e equilibrada, habitualmente os médicos recomendam que as mulheres aumentem a ingestão de vitamina C durante a gravidez, bem como no período de lactação. Os suplementos de vitamina C podem também ser recomendados num período pós-operatório ou durante o tratamento de feridas superficiais, contribuindo para a cicatrização e para a prevenção de infeções.

suplementos alimentares ricos em vitamina C

9 suplementos alimentares ricos em vitamina C

Como vimos, apesar de a venda ser livre e acessível, o uso de suplementos vitamínicos deve ser feito de forma criteriosa, e não deve ser feito sem aconselhamento de um médico ou de um nutricionista. Assim sendo, na hora comprar um suplemento alimentar faça uma escolha consciente e informada. Estes são apenas alguns dos suplementos ricos em vitamina C disponíveis no mercado:

1. Vitamin C 1000 mg + Rose Hip 120 tabs (comprimidos)

 

Preço: 9,99€.  

Preço: 8,99€.  

Preço: 33,92€.  

Preço: 15,08€.  

Preço: 14,17€.  

Preço: 8,75€.  

Preço: 9,99€.  

Preço: 9,19€.  

Preço: 19,87€. 6 cuidados a ter ao guardar vitaminas e suplementos

  • Nutricosméticos: conheça as cápsulas da saúde
  • 10 alimentos saudáveis para ter sempre no seu frigorífico
  • 10 alimentos que parecem saudáveis mas não são
  • Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp