Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
27 Abr, 2020 - 15:20

6 alimentos ricos em vitamina D que deve ter à sua mesa

Helena Peixoto

Com a pandemia do novo coronavírus, a vitamina D ganhou um lugar de destaque pelas suas propriedades que podem ajudar a combater o invasor.

Vantagens da vitamina D

A vitamina D é uma vitamina muito importante no nosso organismo, uma vez que facilita a absorção do cálcio e diminui o risco de problemas ósseos e de problemas cardíacos. Deve incluir, por isso, alimentos ricos em vitamina D na sua alimentação.

Não obstante ter vindo a ver a sua notoriedade aumentar durante esta pandemia, pode ainda ser um forte aliado na perda de peso, no crescimento saudável, no fortalecimento dos dentes e ossos, na diminuição do acne ou até mesmo na melhoria dos níveis de fertilidade.

Como é produzida a vitamina D?

Alimentos com vitamina d

A vitamina D é produzida pela pele quando estamos diretamente expostos ao sol. Daí que se recomende uma exposição solar diária de cerca de 20 minutos, cumprindo, claro está, as normas de prevenção de danos na pele.

No entanto, esta exposição nem sempre é suficiente para garantir os níveis corretos desta vitamina no organismo. Por isso, existe uma série de alimentos ricos em vitamina D que o podem ajudar nesta tarefa.

Atum enlatado

Além de constituir uma excelente fonte de proteína, o atum é dos alimentos ricos em vitamina D. Com 154 Internacional Units (IUs) por cada 100gr de alimento (a recomendação diária é de 600 IUs), o atum fornece também uma série de gorduras saudáveis para o nosso organismo.

Utilize-o ao natural, em saladas ou massas, já que as soluções são muito variadas!

Óleo de Fígado de Bacalhau

Noutros tempos, era muito comum dar-se este óleo aos bebés. E porquê? Precisamente para aumentar os níveis de vitamina D. Com uma grande concentração desta vitamina, este óleo tem assim um lugar na lista dos alimentos ricos em vitamina D.

Ovos

Em cada ovo, a gema contém 37 IUs, um número bastante generoso para um alimento tão pequeno. Assim, não abusando de grandes quantidades deste alimento, e preferindo os cozidos e escalfados aos estrelados, pode incluir os ovos na sua dieta semanal.

Alimentação para quem tem problemas de diabetes
Não perca Problemas de diabetes: conheça os alimentos mais indicados

Cogumelos

Os cogumelos, mediante a exposição solar que tiveram durante o seu cultivo, podem atingir 275 IUs de vitamina por cada 3 porções! Quando for comprar este alimento, opte pelos frescos e verifique o rótulo da informação nutricional.

Sumo de Laranja

Excelentes notícias! O sumo de laranja é um dos alimentos ricos em vitamina D. Além de fornecer uma boa dose de cálcio e de vitamina C, fornece cerca de 150 IUs por cada copo de 200ml.

Sardinha

A sardinha, seja enlatada ou ao natural, é um peixe que tem lugar no pódio dos alimentos ricos nesta vitamina. Além de conter cerca de 46 IUs, 13% do recomendado diariamente, a sardinha é um peixe com imensas gorduras saudáveis para o nosso organismo.

Veja também