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Teresa Campos
Teresa Campos
21 Out, 2019 - 12:26

15 alimentos que melhoram a concentração e a atividade cerebral

Teresa Campos

Há mesmo alimentos que melhoram a concentração, o foco e o raciocínio. Fique a conhecê-los e passe a incluí-los na sua dieta diária.

Caixa com frutas e legumes

Ter uma alimentação equilibrada ajuda quer na saúde mental, quer no bem-estar físico. Uma dieta variada fortalece o organismo e previne algumas doenças.

O cérebro, como qualquer outro órgão, também precisa de nutrientes específicos para funcionar no seu melhor e há mesmo alimentos que melhoram a concentração e a capacidade de aprendizagem.

Alguns desses componentes úteis ao bom funcionamento do cérebro são os ácidos gordos como ómega 3, ácido fólico (ou vitamina B9), vitamina C e vitamina E (ambas com forte ação antioxidante) e os fosfolipídios.

Outro elemento importante são os sais minerais (zinco, selénio, ferro e fósforo), importantes sobretudo para o sistema nervoso.

Fique agora a conhecer alguns dos ingredientes ricos nestes nutrientes e que, por isso, podem ser considerados alimentos que melhoram a concentração de adultos e crianças.

15 alimentos que melhoram a concentração

Frasco com granola
São muitos os alimentos que devem entrar na sua dieta para ajudar o cérebro

1. Frutos vermelhos

Um dos primeiros alimentos que melhoram a concentração são os frutos vermelhos, como mirtilo, açaí, framboesas, entre outros. Eles são alimentos ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios, que ajudam a retardar o envelhecimento e, também, a aumentar e a melhorar as funções cerebrais.

2. Bróculos

Este legume é uma ótima fonte de vitamina K, a qual fortalece a nossa capacidade cognitiva e melhora o raciocínio e a aprendizagem. Assm, ela contribui para a manutenção da função cerebral e mantém a memória em pleno.

3. Cacau

Rico em ferro, fibras e magnésio, este alimento é, ainda, uma importante fonte de flavonoides, os quais aumentam a circulação sanguínea cerebral. Tal, resulta num melhoramento das funções cognitivas, da memória e até do humor.

4. Café

O café possui cafeína e antioxidantes, substâncias que melhoram bastante a concentração e o processo de aprendizagem, pois deixam o cérebro num espécie de “estado de alerta”. Por esta razão, recomenda-se a toma de um café, antes de começar o dia de trabalho.

5. Cúrcuma

A curcumina melhora a memória e estimula a neurogénese, ou seja, a formação de novas células cerebrais. Além disso, esta substância reduz as inflamações do cérebro, prevenindo doenças como o Alzheimer.

6. Espinafre

Este vegetal é uma importante fonte de nitratos que aumentam a circulação sanguínea no cérebro e melhoram o seu funcionamento.

7. Legumes verdes

Principalmente os vegetais de folhas verdes são ricos em vitamina K, antioxidantes e numa substância chamada luteína, a qual é capaz de preservar a capacidade cognitiva do indivíduo, proteger os neurónios, retardar o envelhecimento e melhorar as funções cerebrais.

Caixa com bróculos
Os bróculos são essenciais numa dieta equilibrada

8. Linhaça

A linhaça é uma fonte de ômega 3, um ácido gordo que contribui para o bom funcionamento cerebral, a melhoria do humor e a otimização da capacidade de aprendizagem.

9. Soja

Além de ter ômega 3, a soja é rica em lecitina, um fosfolipídio que ajuda na recuperação das estruturas do sistema nervoso e da memória.

10. Nozes

Este fruto seco contém nutrientes essenciais para o bom funcionamento do cérebro, tais como ómega 3, antioxidantes e vitamina E, que evita a perda da capacidade cognitiva. Além disso, o consumo moderado deste alimento melhora a memória e protege o cérebro dos radicais livres.

11. Semente de abóbora

Rica em zinco, estas sementes melhoram a capacidade de memória e as funções cognitivas. O magnésio é outro dos seus componentes que também apresenta bons resultados na melhoria da aprendizagem.

12. Granola

A granola contribui para o foco e alta capacidade de aprendizagem. Este cereal é rico em hidratos de carbono de baixo índice glicémico, os quais fornecem energia ao cérebro e o ajudam a funcionar corretamente.

Além disso, ele contém selénio, um importante mineral que atua na capacidade de raciocínio.

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13. Abacate

Esta fruta é rica em gorduras monoinsaturadas, as quais são boas para o sistema cardiovascular e combatem problemas como o colesterol alto. A melhoria da circulação sanguínea pode beneficiar e muito o bom funcionamento do cérebro.

14. Damasco

Frutas como o damasco (ou outras amarelas no interior) são ricas em vitamina C, um antioxidante natural que ajuda a conservar a saúde do cérebro.

Os carotenoides destas frutas previnem o envelhecimento precoce e melhoram a capacidade de renovação das células cerebrais.

15. Rebentos de soja

Para concluir a lista dos alimentos que melhoram a concentração, falamos da soja. Ela é uma importante fonte de inositol, uma vitamina do complexo B que atua diretamente no funcionamento do cérebro.

Este nutriente atua na produção de serotonina, a qual contribui para o estado de vigília do cérebro e para o bom funcionamento das capacidades intelectuais.

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