Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
27 Dez, 2019 - 12:25

12 alimentos bons para o pâncreas e que deve consumir

Teresa Campos

Há alimentos bons para o pâncreas que deve privilegiar na sua dieta, para evitar uma série de problemas e complicações ligadas a este órgão.

alimentos ricos em fibra para um intestino saudável

O pâncreas é um órgão responsável por equilibrar o metabolismo e por produzir hormonas importantes para a saúde, produzindo a insulina e o glucagon responsáveis pela ação endócrina. Além disso, ele produz sucos digestivos e enzimas que ajudam no processo digestivo.

Ingerir alimentos bons para este órgão pode ajudar a evitar problemas de saúde mais sérios, como pancreatite, tumores e cancro; ou menos graves, como os incómodos digestivos que podem dificultar a assimilação de nutrientes e causar desnutrição ou outras deficiências.

Além de consumir os seguintes alimentos, há outros fatores que deve evitar, para prevenir problemas, tais como stress, tabaco e uma alimentação pouco cuidado, rica em gorduras ou açúcares.

12 alimentos bons para o pâncreas para comer diariamente

alimentos ricos em vitamina C

1. Cereais integrais

Os cereais têm vitaminas, minerais e proteínas que contribuem para o processo metabólico e ainda ajudam a controlar os picos de açúcar e a equilibrar a produção de insulina. Tudo isto ajuda a preservar o pâncreas e a evitar problemas.

2. Mirtilos, cerejas e uvas pretas

Os alimentos ricos em antocianinas e resveratrol evitam a oxidação das células e contribuem para o bom funcionamento do pâncreas, podendo até curar lesões pancreáticas e hepáticas. O resveratrol é mesmo capaz de proteger o pâncreas e as suas células.

3. Iogurte, kefir e probióticos

Os probióticos são, no geral, úteis para manter o sistema imunológico e digestivo saudáveis e a funcionar bem. Tal preserva o pâncreas, evitando a sua sobrecarga.

Acidez da água

4. Água

Beber água diariamente (sem aditivos e sem ser substituída por chás ou sumos) é essencial para manter os níveis de hidratação e depurar o organismo. Assim, evitam-se situações de desidratação que sobrecarregam o pâncreas.

5. Aipo, alho e cebola

Estes alimentos têm uma ação antitumoral e depurativa. O aipo possui apigenina que ajuda no combate ao cancro do pâncreas. Já a cebola tem ação alcalinizante e o alho antibiótica.

6. Alcachofras e orégãos

A alcachofra e os orégãos são ricos em apigenina e luteína que têm ação antioxidante e ajudam a combater o cancro pancreático.

rolinhos de maçã e canela

7. Canela

A canela ajuda a diminuir a glicose no sangue e os níveis de hemoglobina glicosada. Além disso, reduz a quantidade de lipídios (triglicerídeos e colesterol LDL) facilitando o funcionamento do pâncreas.

8. Proteínas vegetais

As leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha), o tofu e o tempeh têm um baixo teor de gorduras saturadas, pelo que não sobrecarregam o pâncreas como as proteínas animais.

9. Vegetais crucíferos

As couves, os repolhos, os bróculos e os nabos são ricos em nutrientes, protetores da atividade pancreática, sendo ainda capazes de recuperar o pâncreas em caso de cancro.

10. Vegetais de cores laranja e amarela

Legumes como cenoura, batata-doce e abóboras são indicados para o pâncreas para os tratamentos de pancreatite.

espetada de frutas

11. Fruta

Rica em vitaminas, fibras e vitaminas C e E, a fruta é, no geral, um bom alimento para o pâncreas. A maçã, a uva, o melão e a melancia estão na lista das que deve privilegiar. Já a manga e a banana devem ser consumidas com moderação.

12. Sumos naturais

sumos naturais que são ótimos para desintoxicar o fígado. Misture frutos vermelhos, uvas, limão, laranja, abacaxi, mamão e kiwi e beba esse preparado em jejum. Ele irá ajudar a libertar-se das toxinas e resíduos acumulados que sobrecarregam o pâncreas.

Veja também