Publicidade:

9 hábitos de lazer de pessoas bem sucedidas

As pessoas bem sucedidas profissionalmente não pensam só em trabalho. Mas existem momentos de lazer que contribuem para a criatividade e sucesso laborais.

9 hábitos de lazer de pessoas bem sucedidas
Como gerir o tempo livre

As pessoas bem sucedidas, quer sejam empresários, gestores, escritores, atores, também têm tempos livres, que podem ser maximizados e aproveitados da melhor forma, com atividades que relaxam e estimulam. Não faltam estudos que defendem que tipo de atividades pessoas bem-sucedidas devem fazer, e a verdade é que “trabalho divertido” é uma realidade.

Atividades que vão além de se sentar no sofá a ver televisão, mas que desligam o cérebro do stress do dia-a-dia, através da meditação, por exemplo, é extremamente recomendado.

Durante a semana, ou durante os seus dias de trabalho/esforço laboral, tente não esforçar a mente com a obrigação de ter de descontrair. Fique com as nossas dicas para saber como pode maximizar os tempos livres e verdadeiramente descansar e divertir-se. Atividades que pessoas de alto sucesso laboral escolhem praticar, mantendo um alto rendimento em todas as áreas da vida.

O que fazem as pessoas bem-sucedidas? 9 sugestões

1. Planear

A tentação de desligar despertadores e fechar agendas, quando não tem de se trabalhar, é grande. Contudo, para maximizar o tempo livre, algum planeamento tem de acontecer para evitar passar os dias em frente à televisão. Não estamos a falar de um planeamento ao minuto, mas uma ideia de que tipo de atividades quer fazer, onde as pode fazer e com quem.

2. Explore capacidades criativas

É importante tornar os dias livres em dias diferentes. A mente vai descansar do set em que tem de estar diariamente, e vai ser estimulada por novas atividades. Dê primazia a atividades criativas: música, arte, literatura, cinema. Atividades físicas, desportivas ou não, também são recomendadas. O corpo e a mente vão descansar do stress diário e pode estar a desenvolver outro talento.

3. Guarde algo divertido para domingo à noite

domingo

A depressão de domingo à noite é real, mesmo para pessoas bem sucedidas nas respetivas áreas. A transição é sempre difícil. Para evitar esta sensação, guarde alguma atividade divertida para a última noite antes de regressar ao trabalho. Um jantar, ida ao cinema, atividades de voluntariado, entre outras.

4. Aproveite as manhãs

É verdade que o fim-de-semana é feito para descansar e dormir, mas saiba que, se aproveitar a manhã, desde cedo, está a maximizar o seu fim-de-semana. Guarde as manhãs para correr, caminhar, organizar a semana seguinte: atividades mais solitárias, para ter mais tempo para as familiares.

5. Aproveite para criar tradições

Atividades organizadas e praticadas em família criam tradições que duram por gerações. Pessoas bem-sucedidas que passam muito tempo fora de casa, têm especial atenção a este fator. São sempre momentos reconfortantes e emocionalmente positivos, que todos aguardam.

6. Planeie sestas

Se acordou cedo, uma sesta é a desculpa ideal para recuperar durante o dia. Fazer uma sesta resulta num aumento dos níveis de energia.

7. Escolha um período de tempo para as tarefas domésticas

tarefas domesticas

Tente colocar todas as tarefas domésticas num período de tempo mais limitado. Em vez de as espalhar durante todo o fim-de-semana, tente reservar duas horas de sábado, por exemplo, para se ocupar delas, sem ter de gastar mais tempos livres para o fazer. A motivação é maior.

8. Limite o uso de gadgets e tecnologia

Tente descansar, sobretudo, da tecnologia com conotação profissional, como o e-mail. Umas horas passadas em atividades mais tradicionais, que não impliquem smartphones, internet ou computadores é sempre algo positivo, nos dias de hoje.

9. Guarde o exercício físico para o fim-de-semana

Esta sugestão, especialmente pensada para pessoas de alto rendimento e responsabilidade profissionais (daí serem consideradas bem sucedidas), é dedicada a quem tem os dias da semana preenchidos e corta nas poucas horas de descanso para cumprir o tempo no ginásio ou o treino de corrida. O tempo de recuperação e descanso também fazem parte de uma vida ativa saudável.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.