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Júlia Rocha
Júlia Rocha
02 Nov, 2017 - 07:00

9 hábitos de lazer de pessoas bem sucedidas

Júlia Rocha

As pessoas bem sucedidas profissionalmente não pensam só em trabalho. Mas existem momentos de lazer que contribuem para a criatividade e sucesso laborais.

9 hábitos de lazer de pessoas bem sucedidas

As pessoas bem sucedidas, quer sejam empresários, gestores, escritores, atores, também têm tempos livres, que podem ser maximizados e aproveitados da melhor forma, com atividades que relaxam e estimulam. Não faltam estudos que defendem que tipo de atividades pessoas bem-sucedidas devem fazer, e a verdade é que “trabalho divertido” é uma realidade.

Atividades que vão além de se sentar no sofá a ver televisão, mas que desligam o cérebro do stress do dia-a-dia, através da meditação, por exemplo, é extremamente recomendado.

Durante a semana, ou durante os seus dias de trabalho/esforço laboral, tente não esforçar a mente com a obrigação de ter de descontrair. Fique com as nossas dicas para saber como pode maximizar os tempos livres e verdadeiramente descansar e divertir-se. Atividades que pessoas de alto sucesso laboral escolhem praticar, mantendo um alto rendimento em todas as áreas da vida.

O que fazem as pessoas bem-sucedidas? 9 sugestões

1. Planear

A tentação de desligar despertadores e fechar agendas, quando não tem de se trabalhar, é grande. Contudo, para maximizar o tempo livre, algum planeamento tem de acontecer para evitar passar os dias em frente à televisão. Não estamos a falar de um planeamento ao minuto, mas uma ideia de que tipo de atividades quer fazer, onde as pode fazer e com quem.

2. Explore capacidades criativas

É importante tornar os dias livres em dias diferentes. A mente vai descansar do set em que tem de estar diariamente, e vai ser estimulada por novas atividades. Dê primazia a atividades criativas: música, arte, literatura, cinema. Atividades físicas, desportivas ou não, também são recomendadas. O corpo e a mente vão descansar do stress diário e pode estar a desenvolver outro talento.

3. Guarde algo divertido para domingo à noite

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A depressão de domingo à noite é real, mesmo para pessoas bem sucedidas nas respetivas áreas. A transição é sempre difícil. Para evitar esta sensação, guarde alguma atividade divertida para a última noite antes de regressar ao trabalho. Um jantar, ida ao cinema, atividades de voluntariado, entre outras.

4. Aproveite as manhãs

É verdade que o fim-de-semana é feito para descansar e dormir, mas saiba que, se aproveitar a manhã, desde cedo, está a maximizar o seu fim-de-semana. Guarde as manhãs para correr, caminhar, organizar a semana seguinte: atividades mais solitárias, para ter mais tempo para as familiares.

5. Aproveite para criar tradições

Atividades organizadas e praticadas em família criam tradições que duram por gerações. Pessoas bem-sucedidas que passam muito tempo fora de casa, têm especial atenção a este fator. São sempre momentos reconfortantes e emocionalmente positivos, que todos aguardam.

6. Planeie sestas

Se acordou cedo, uma sesta é a desculpa ideal para recuperar durante o dia. Fazer uma sesta resulta num aumento dos níveis de energia.

7. Escolha um período de tempo para as tarefas domésticas

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Tente colocar todas as tarefas domésticas num período de tempo mais limitado. Em vez de as espalhar durante todo o fim-de-semana, tente reservar duas horas de sábado, por exemplo, para se ocupar delas, sem ter de gastar mais tempos livres para o fazer. A motivação é maior.

8. Limite o uso de gadgets e tecnologia

Tente descansar, sobretudo, da tecnologia com conotação profissional, como o e-mail. Umas horas passadas em atividades mais tradicionais, que não impliquem smartphones, internet ou computadores é sempre algo positivo, nos dias de hoje.

9. Guarde o exercício físico para o fim-de-semana

Esta sugestão, especialmente pensada para pessoas de alto rendimento e responsabilidade profissionais (daí serem consideradas bem sucedidas), é dedicada a quem tem os dias da semana preenchidos e corta nas poucas horas de descanso para cumprir o tempo no ginásio ou o treino de corrida. O tempo de recuperação e descanso também fazem parte de uma vida ativa saudável.

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