AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

4 Dicas para se tornar indispensável no trabalho

Veja o que deve fazer para garantir que se torna um ativo valioso e indispensável no trabalho.

4 Dicas para se tornar indispensável no trabalho
Num mercado altamente competitivo, os profissionais precisam de ser mais do que bons funcionários. Têm que se tornar indispensáveis para a empresa.

Numa altura em que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo a segurança e a estabilidade laboral são duas das maiores preocupações dos profissionais. A verdade é que a situação económico-social do país obriga (com frequência) a reestruturações das empresas, o que conduz, muitas vezes, a cortes de pessoal. E este é, provavelmente, o maior receio de qualquer profissional. Mas nem tudo está perdido. Existem formas de se destacar e assegurar o seu emprego ou, dizendo de outra forma, de se tornar indispensável no trabalho.
 

Seja indispensável

Ainda que o mercado de trabalho atravesse algumas (para não dizer muitas) dificuldades, isso não significa que não se possa destacar entre os demais profissionais e ser reconhecido pelas suas chefias e colegas. Claro que para isso não basta ser bom ou excelente no seu trabalho, tem que se tornar indispensável para a empresa. Dessa forma, não só assegura a sua posição, mas ainda aumenta as suas possibilidades de crescer em termos profissionais e subir na sua carreira (quem sabe até consiga aquela promoção que tanto ambiciona). Estas dicas, que lhe deixamos já de seguida, são apenas alguns exemplos de atitudes que vão ajudá-lo a tornar-se um ativo essencial para a empresa.

 

1. Faça um trabalho que mais ninguém faça (nem possa)

Uma boa maneira de se destacar e de ser valorizado passa por fazer algo que mais ninguém à sua volta faça. Repare. Se fizer aquilo que todos os outros fazem, será apenas mais um e facilmente será substituído. Mas para se tornar indispensável terá que ir mais longe e fazer algo que possa ser determinante para o sucesso da empresa. Tome a iniciativa e abrace projetos ou competências que apenas você possa fazer e torne-se (nada menos que) excelente nisso. Ou seja, descubra algo que possa ser impactante para a empresa e torne-se um expert nessa área/competência. Seja o melhor dos melhores. Se você não o fizer, alguém fará.

 

2. Mantenha-se atualizado

Não pense que o que aprendeu até aqui basta. Se quiser torna-se indispensável no trabalho isso não basta. Por isso, trate de se manter atualizado relativamente a novos métodos de trabalho, novas ferramentas, novas competências, tendências e melhorias que possam ser implementadas no seio da empresa onde trabalha. Ao ser capaz de estar a par e aplicar as novas tendências de mercado na empresa, revela o seu conhecimento da indústria e a sua capacidade de adaptação. Esta aprendizagem contínua é fundamental para garantir o seu crescimento profissional.

 

3. Seja flexível

Que, neste caso, é como quem diz: não se limite às suas funções básicas. Torne-se naquela pessoa a quem o seu chefe, por exemplo, sabe que pode recorrer para “dar uma mãozinha” noutras áreas ou funções. Lembre-se que, atualmente, um profissional de topo não se limita apenas ao descritivo de funções, mas antes está preparado para trabalhar em áreas (bem) distintas daquela para a qual foi recrutado.

 

4. Seja um “jogador de equipa” 

Para ser indispensável no trabalho necessita de se destacar não só aos olhos das suas chefias, mas também dos seus colegas. Se quer tornar-se indispensável nada melhor que ter a equipa do seu lado, assim, quando chegar a hora de liderar sabe que pode contar com ela.  Relacione-se com os seus colegas e ajude-os quando (e se necessário), vai ver que isso faz toda a diferença no seu status dentro da empresa. 


E então, tem o que é preciso para se tornar indispensável no seu trabalho?



Veja também: