Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
20 Nov, 2023 - 12:55

Trabalho em equipa: importância, vantagens e dificuldades

Catarina Milheiro

O trabalho em equipa é cada vez mais valorizado pelos empregadores. No entanto, nem sempre é fácil pô-lo em prática, especialmente em teletrabalho.

trabalho em equipa à distância

trabalho em equipa é cada vez mais fundamental nas empresas e quando bem implementado pode ajudar à resolução de problemas complexos e funcionar como alavanca para o sucesso.

Especialmente em tempos de crise, é essencial manter os profissionais produtivos e motivados. Afinal, saber comunicar, aceitar as diferentes opiniões dos nossos colegas e utilizá-las de forma a que se consigam obter resultados satisfatórios para a empresa, é indispensável para que o trabalho em equipa seja bem sucedido.

A obrigatoriedade do teletrabalho tem vindo a deixar alguns trabalhadores um pouco esgotados, sem grandes rotinas e horários fixos de trabalho. Acumulam-se as tarefas, a comunicação com os colegas nem sempre é a melhor e, claro, o stress aumenta e a produtividade diminui.

Para que nada disto aconteça, é extremamente importante que as empresas consigam dar autonomia às equipas de trabalho e a devida ajuda necessária durante todo este processo.

A importância do trabalho em equipa (especialmente à distância)

Como sabemos nenhum negócio funciona sem pessoas, pois são elas a força principal das empresas, são elas quem tem a capacidade de mover e melhorar o negócio.

Quando trabalhamos numa empresa, convivemos diariamente com pessoas com opiniões diferentes, maneiras distintas de viver e com objetivos diferentes a atingir.

A chave do trabalho em equipa está na aceitação de todas essas formas distintas de pensar e na capacidade de absorver e utilizar as várias opiniões de forma a que se consigam obter resultados satisfatórios para o projeto em mãos.

Estamos certos de que o trabalho em equipa é bastante importante para qualquer tipo de negócio. Através dele consegue-se integrar as várias capacidades e habilidades que cada pessoa da equipa tem e aproveitá-las para se produzirem resultados muito mais eficientes do que as tarefas realizadas individualmente.

E quando o assunto é o teletrabalho, a importância de trabalhar em equipa não se altera. Muito pelo contrário. É crucial manter os profissionais motivados, produtivos e a saberem comunicar e gerir resultados em equipa.

Uma das soft skills mais procuradas

Se pensar em todas as entrevistas de emprego em que participou, certamente já lhe perguntaram se prefere trabalhar sozinho ou em equipa.

A capacidade de trabalhar em equipa é cada vez mais valorizada pelas empresas e olhando para os anúncios de emprego, é um dos requisitos mais procurados, transversal a todas as áreas, e que pode mesmo contribuir para a sua evolução profissional.

Através do trabalho em equipa, as empresas procuram estimular a criatividade, a motivação e até a produtividade dos seus colaboradores.

Manter o trabalho em equipa à distância

Apesar das condições se terem alterado um pouco, a verdade é que se tornou imperativo saber trabalhar em equipa à distância. Se ainda não se adaptou muito bem à situação atual, em que o modelo híbrido de trabalha ganha cada vez mais terreno, saiba que existem algumas dicas que o vão ajudar a fomentar o trabalho (remoto) em equipa.

1

Utilize ferramentas de comunicação

Existem diversas ferramentas gratuitas online, através das quais pode comunicar de forma fácil e eficaz com a sua equipa: desde o Skype, Microsoft Teams, Slack ou até mesmo o Google Hangouts.

Todas estas ferramentas facilitam a partilha de informação entre os colegas da equipa e promovem ainda um aumento da produtividade diária. Afinal, é muito melhor se mantivermos o contacto direto com todos os profissionais com quem trabalhamos, para que as tarefas fluam o mais “normal” possível.

2

Crie rotinas em equipa

O trabalho em equipa à distância, pode significar uma dor de cabeça. Contudo, ao estabelecer alguns momentos para comunicar com os seus colegas está a alimentar um sentimento de pertença e alguma normalidade na sua rotina.

Crie pausas virtuais para cafés, coloque essas mesmas pausas na sua agenda e mantenha as rotinas da equipa bem ativas. Lembre-se que também é importante manter aqueles intervalos informais.

3

Defina objetivos comuns

Saber trabalhar em equipa passa também pela compreensão de todos os membros, dos objetivos do negócio em questão. É essencial que se encoraje a comunicação não só dentro das equipas, como também nos departamentos da organização.

Ao fazê-lo, estará a reforçar o entendimento dos objetivos de trabalho e ainda a promover a entreajuda. Isto é, se um colega da sua equipa se sentir meio perdido nas tarefas semanais, o facto de estar bem ciente dos objetivos da equipa, irá fazer com que facilmente retome a produtividade e que não se desvie do seu trabalho.

4

Confie na sua equipa

O facto de confiar na sua equipa faz toda a diferença. Todos nós gostamos de saber que confiam no nosso trabalho e em nós, enquanto profissionais.

É importante que demonstre à sua equipa de trabalho que cada um dos colegas é profissional, automotivado, independente e responsável. Só assim conseguirá manter um bom ambiente e ritmo de trabalho.

5

Mantenha-se alerta a possíveis esgotamentos

Este é um aspeto bastante importante. Deve estar atento aos sinais do burnout. Se reparar que um colega da sua equipa se sente mais em baixo, esgotado fisicamente e psicologicamente, converse com ele aos primeiros sinais.

Com as horas excessivas de trabalho e o facto de ainda terem que lidar com o trabalho remoto, há cada vez mais profissionais menos motivados e mais stressados.

Para evitar este problema, é essencial que a equipa faça um check-up de forma frequente, para garantir que ninguém está a trabalhar de forma excessiva.

Vantagens e dificuldades do trabalho em equipa

trabalho em equipa à distância

Vantagens

Máxima criatividade em prol do projeto

Através da discussão e troca de ideias entre todos os colegas da equipa, surgem normalmente, as soluções mais criativas e inovadoras de que a empresa precisa.

Maior produtividade

Quando se trabalha em equipa, e se esta funcionar realmente bem, é possível obter-se os resultados de uma forma muito mais rápida e produtiva.

Melhor gestão dos recursos

Esta é mais uma das vantagens do trabalho em equipa. Em cada equipa há sempre uma pessoa que trabalha melhor algum aspeto específico do que as outras.

Há que saber utilizar isso, perceber o que cada um dos membros faz de melhor para que o resultado seja muito mais benéfico para a empresa.

Maior motivação

O trabalho em equipa pode mesmo ser, para muitas pessoas, uma motivação para desenvolverem um excelente trabalho. Quando trabalhamos com outras pessoas, a tendência é para haver uma maior motivação e envolvimento em cada uma das tarefas.

Maior responsabilização individual

Como existe uma descentralização do poder, é natural que cada membro da equipa sinta uma responsabilidade individual acrescida.

Tendo em conta que os outros membros precisam da nossa parte do trabalho bem desenvolvida e a tempo, a pessoa sente-se totalmente responsável pelas suas tarefas.

Dificuldades

Relacionamento interpessoal

Todos já trabalhamos numa equipa em que um ou outro membro não é assim tão fácil de lidar. Ou seja, a capacidade de relacionamento interpessoal que cada um tem, pode ser uma dificuldade do trabalho em equipa.

Isto porque, o facto de uma pessoa ter a capacidade de trabalho de alguém não está diretamente relacionada com facilidade em relacionar-se com outros.

Principalmente em teletrabalho, há diversos profissionais que por um motivo ou por outro, têm vergonha ou dificuldade em estarem conectados simplesmente por vídeo. Este é, por exemplo, um aspeto que dificulta a capacidade de relacionamento pessoal.

Gestão de tempo

É verdade que o trabalho em equipa exige uma discussão sobre os projetos e as várias ideias de cada um, e ainda uma análise do problema. Além disso, é ainda necessário que todos os membros do grupo consigam chegar a um consenso final para que seja possível resolver-se o problema.

Má distribuição de tarefas

Quando a distribuição das tarefas não é feita da melhor forma e alguns membro da equipa ficam sobrecarregados em relação a outros, o mais provável que aconteça é a desmotivação por parte desses elementos.

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