Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
26 Abr, 2019 - 10:30
Vantagens e desvantagens de trabalhar em equipa

Vantagens e desvantagens de trabalhar em equipa

Catarina Milheiro

Saber trabalhar em equipa é um aspeto cada vez mais valorizado pelos empregadores, mas nem sempre fácil de pôr em prática. Conheça os prós e contras.

O artigo continua após o anúncio

O trabalho em equipa é cada vez mais fundamental nas empresas e quando bem implementado pode ajudar à resolução de problemas complexos e funcionar como alavanca para o sucesso.

Saber comunicar, aceitar as diferentes opiniões dos nossos colegas e utilizá-las de forma a que se consigam obter resultados satisfatórios para a empresa, é indispensável para que o trabalho em equipa seja bem sucedido.

Mas, então, além destas e outras vantagens, existem desvantagens de trabalhar em equipa? O que representa para as empresas? E quais as características de um verdadeiro team player? Fique connosco, temos as respostas para todas estas questões.

Qual é a importância de trabalhar em equipa?

trabalho em equipa

Como sabemos nenhum negócio funciona sem pessoas, pois são elas a força principal das empresas, são elas quem tem a capacidade de mover e melhorar o negócio.

Quando trabalhamos numa empresa, convivemos diariamente com pessoas com opiniões diferentes, maneiras distintas de viver e com objetivos diferentes a atingir.

A chave do trabalho em equipa está na aceitação de todas essas formas distintas de pensar e na capacidade de absorver e utilizar as várias opiniões de forma a que se consigam obter resultados satisfatórios para o projeto em mãos.

O trabalho em equipa é bastante importante para qualquer tipo de negócio. Através dele consegue-se integrar as várias capacidades e habilidades que cada pessoa da equipa tem e aproveitá-las para se produzirem resultados muito mais eficientes do que as tarefas realizadas individualmente.

Além disso, o trabalho em equipa é igualmente importante para ajudar a estimular a comunicação entre as várias pessoas da empresa. Muitas vezes pode-se tornar difícil socializar com alguns colegas de trabalho e o trabalho em equipa pode ajudar a “quebrar o gelo”.

O artigo continua após o anúncio

5 vantagens do trabalho em equipa

1. Máxima criatividade em prol do projeto

Através da discussão e troca de ideias entre todos os colegas da equipa, surgem normalmente, as soluções mais criativas e inovadoras de que a empresa precisa.

2. Maior produtividade

Quando se trabalha em equipa, e se esta funcionar realmente bem, é possível obter-se os resultados de uma forma muito mais rápida e produtiva.

3. Aproveitamento das melhores habilidades de cada colaborador

Esta é mais uma das vantagens do trabalho em equipa. Em cada equipa há sempre uma pessoa que trabalha melhor em algum aspeto específico do que as outras. Há que saber utilizar isso, perceber o que cada um dos membros faz de melhor para que o resultado seja muito mais benéfico para a empresa.

4. Motivação para trabalhar

O trabalho em equipa pode mesmo ser, para muitas pessoas, uma motivação para desenvolverem um excelente trabalho. Quando trabalhamos com outras pessoas, a tendência é para haver uma maior motivação e envolvimento em cada uma das tarefas.

5. Maior responsabilização individual

Como existe uma descentralização do poder, é natural que cada membro da equipa sinta uma responsabilidade individual acrescida. Tendo em conta que os outros membros precisam da nossa parte do trabalho bem desenvolvida e a tempo, a pessoa sente-se totalmente responsável pelas suas tarefas.

4 desvantagens do trabalho em equipa

1. Capacidade de relacionamento interpessoal

Todos nós já trabalhamos numa equipa em que um ou outro membro não é assim tão fácil de lidar. Ou seja, a capacidade de relacionamento interpessoal que cada um tem, pode ser uma desvantagem do trabalho em equipa. Isto porque, o facto de uma pessoa ter a capacidade de trabalhar em grupo não significa que ela seja capaz de se relacionar com os outros.

2. Tempo gasto no trabalho em equipa

É verdade que o trabalho em equipa exige uma discussão sobre os projetos e as várias ideias de cada um, e ainda uma análise do problema. Além disso, é ainda necessário que todos os membros do grupo consigam chegar a um consenso final para que seja possível resolver-se o problema.

3. Falta de produtividade de alguns dos membros

Esta é mais uma das desvantagens do trabalho em equipa. Quando algum membro não é capaz de trabalhar ao ritmo dos outros e apresentar resultados nos prazos estabelecidos, pode fazer com que a sua equipa fique desgastada e causar até mau ambiente de trabalho.

O artigo continua após o anúncio

4. Má distribuição das tarefas

Quando é feita uma má distribuição das tarefas e um membro da equipa fica sobrecarregado em relação aos outros, o mais provável que aconteça é a desmotivação por parte de alguns elementos.

Trabalho em equipa: a qualidade mais procurada

“Qual é a sua posição relativamente ao trabalho em equipa?”

A pergunta pode até parecer estranha, mas se pensar um pouco vai ver que já a enfrentou várias vezes. Basta pensar em todas as entrevistas de emprego em que participou e onde lhe perguntaram se prefere trabalhar sozinho ou em equipa. Pode até achar que não, mas a verdade é que mesmo inconscientemente já pensou nesta questão.

A capacidade de trabalhar em equipa é cada vez mais valorizada pelas empresas e olhando para os anúncios de emprego, é um dos requisitos mais procurados, transversal a todas as áreas, e que pode mesmo contribuir para a sua evolução profissional.

Através do trabalho em equipa, as empresas procuram estimular a criatividade, a motivação e até a produtividade dos seus colaboradores. No entanto e apesar dos benefícios, o trabalho em equipa também pode acarretar alguns riscos, como vimos.

8 características de um colaborador que sabe trabalhar em equipa

trabalho em equipa

1. Comprometido

Um colaborador que sabe trabalhar em equipa é um colaborador que demonstra compromisso, não só com o projeto a desenvolver, mas também com os objetivos da equipa. Os profissionais motivados transmitem confiança e motivação aos seus colegas, levando a que todos se sintam parte integrante de uma equipa e procurem “remar” na mesma direção.

2. Flexível

A flexibilidade é uma característica muito importante nos dias que correm. Um bom profissional sabe adaptar-se a novas realidades, novos projetos, objetivos e/ou até mesmo a novos colegas de trabalho.

3. Acessível

Um profissional acessível facilita o trabalho em equipa, pois isso leva a que seja mais fácil estabelecer uma comunicação clara e eficaz entre colaboradores.

O artigo continua após o anúncio

4. Confiante e de confiança

Profissionais que sabem trabalhar em equipa, além de serem de confiança, inspiram confiança. Há uma maior facilidade em comunicar e em criar laços com a equipa, pois os colaboradores sentem-se seguros para pedir ajuda e partilhar as suas opiniões/preocupações.

5. Competente

A competência de um profissional contribui para o bom desempenho da equipa, resultando num sentimento de confiança. Isso faz com que tudo o resto surja, naturalmente, por acréscimo.

6. Criativo

Um profissional criativo está constantemente atento ao que o rodeia e, no caso do trabalho de equipa, isso não é diferente. São profissionais que valorizam as opiniões dos colegas de grupo e as encaram como melhorias.

7. Comunicativo e bom ouvinte

Os bons profissionais a trabalhar em equipa devem ter, não só a capacidade de comunicar eficazmente, como também a de saber ouvir aquilo que os colegas têm para dizer. Para que um profissional comunique eficazmente, este deve ser objetivo na forma de transmitir as suas ideias e sugestões de melhoria.

8. Apaixonado

Quem é que não gosta de conviver com pessoas apaixonadas? Para além da motivação que transmitem, ajudam a que se crie um ambiente de trabalho muito positivo, fazendo com que a tarefa de trabalhar em equipa seja mais agradável. Isso ajuda no alcance de objetivos.

Trabalho em equipa sim… quando resulta!


Ninguém disse que trabalhar em equipa era fácil ou garantia de sucesso da própria equipa. O segredo passa por identificar os projetos onde o trabalho em equipa pode acrescentar valor, ou quando – pelo contrário – não é a solução mais indicada.

Independentemente das vantagens e desvantagens de trabalhar em equipa, em prol de um trabalho bem sucedido, é importante que saiba sempre ouvir, comunicar, que confie nos outros elementos do grupo, que seja capaz de se manter comprometido com os seus colegas. E claro, que se mantenha sempre motivado para que o trabalho em equipa resulte e que dele surjam bons resultados.

Veja também: