O que ver e fazer no bairro Kitai-Gorod em Moscovo

Numa das partes mais antigas de Moscovo, há muito para descobrir. Falamos de Kitai-Gorod, um bairro com uma forte componente histórica e cultural.

O que ver e fazer no bairro Kitai-Gorod em Moscovo
Quem visita Moscovo tem de passear por Kitai-Gorod

O bairro de Kitai-Gorod em Moscovo fica no centro da cidade, separado do Kremlin pela grande Praça Vermelha, e é uma das zonas mais antigas e pitorescas da capital russa. Do passado, em que foi uma zona fortificada, Kitai-Gorod manteve o seu espírito fortemente comercial e hoje oferece uma vibrante atmosfera cultural e boémia.


No bairro de Kitai-Gorod em Moscovo, não deixe de explorar...


NIKOLSKAYA

nikolskaya

É uma das principais ruas de Kitai-Gorod, também conhecida por Lugar de Iluminação, devido a ter sido, em séculos passados, uma rua fértil em livrarias e alfarrabistas. Aliás, foi aqui que surgiu a primeira tipografia russa, fundada por Ivan, o Terrível, e nela foi impresso, em 1563, o primeiro livro russo. 
 


VARVARKA

No início desta rua, não deixe de apreciar a Igreja de S. Varvara, datada do séc. XVI. Não muito longe, encontra a modesta Igreja de Maksim, o Abençoado, também conhecida por Torre de Pisa de Moscovo, pelas suas paredes inclinadas. É também nesta rua que vai encontrar um dos edifícios públicos mais antigos da cidade, o Antigo Palácio Inglês.
 


PRAÇA DA REVOLUÇÃO

praça

Ir a Moscovo e não visitar a estátua de Karl Marx é quase como ir a Roma e não ver o Papa. Vai encontrá-la de frente para o Teatro Bolshoi, na Praça da Revolução. A famosa frase “Trabalhadores de todo o mundo, uni-vos!” consta do monumento.
 


TEATRO BOLSHOI

A companhia de bailado mais famosa do mundo tem no Teatro Bolshoi a sua casa. Vale a pena aproveitar a sua viagem para assistir a um espetáculo. Se o elevado preço dos bilhetes não o desanimar, compre-os com antecedência. O próprio edifício merece uma visita, nomeadamente o seu interior luxuoso. 
 


CATEDRAL KAZANSKY 

kazansky

Este curioso templo ortodoxo faz lembrar um palácio de bonecas, com os seus vários níveis de janelas em arcos e a sua cúpula dourada. Foi construído originalmente no Séc. XVII para celebrar o fim da invasão polaca. Destruída pelos soviéticos, foi a primeira igreja reconstruída no período pós-comunista.
 


CATEDRAL DA EPIFANIA

Começou por ser um mosteiro, mas no período bolchevista os monges foram obrigados a retirarem-se e o edíficio passou a ser usado para fins militares. Com o final da União Soviética, foi entregue de novo à Igreja Ortodoxa Russa. 
 


GUM

gum

Arriscamo-nos a dizer que é o GUM é o shopping mais bonito do mundo, se não for também o maior. Ocupa um vasto e histórico edifício de arcadas onde, desde o século XIX, se instalavam as principais alas de comércio da cidade. Hoje é muito mais do que um conjunto de lojas e restaurantes, é uma cidade dentro da própria cidade, onde não faltam espaços para eventos e até uma galeria de arte.
 


PARQUE CHISTYE PRUDY

Quer fazer uma pausa? O parque Chistye Prudy é uma agradável área verde, com um bonita lagoa, onde se pode passear, alimentar os patos e descansar, depois de um dia a calcorrear Kitay-Gorod. Do outro lado do lago encontra-se um dos mais interessantes edifícios de Arte Nova de Moscovo, com ricas fachadas forradas a baixos-relevos, que representam figuras míticas pagãs. 

 

SAIR À NOITE EM KITAI-GOROD

 

COMER EM KITAI-GOROD



DORMIR EM KITAI-GOROD


Veja também: