Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Sofia Ramos
Sofia Ramos
31 Out, 2016 - 09:02

O que ver e fazer no bairro Petrovka em Moscovo

Sofia Ramos

Petrovka é, na verdade, uma rua de Moscovo, mas de tão cosmopolita e viva que é pode ser mesmo considerada um bairro, com muitas atrações e vida própria.

O que ver e fazer no bairro Petrovka em Moscovo

As modernas lojas e boutiques, os edifícios com elegância europeia e os teatros de arquitetura tradicional russa, são algumas das razões para visitar o bairro Petrovka em Moscovo.

Situada no centro da cidade, esta é uma das zonas imperdíveis para quem visita a capital russa. Reserve um dia para passear por Petrovka, para que possa usufruir de tudo o que esta charmosa artéria tem para oferecer, incluindo as lojas irresistíveis.


No bairro Petrovka em Moscovo, não deixe de explorar… 


Vysokopetrovsky – Mosteiro de S. Pedro 

placeholder-1x1

A origem do nome Petrovka deve-se a este templo ortodoxo do Séc. XIV e uma visita ao edifício irá contar-lhe muito da história religiosa da Rússia. É um dos melhores exemplos da arquitetura barroca de Moscovo, dos séculos XVII e XVIII, com as típicas cúpulas em forma de cebola.


Petrovsky Passage

Num imponenente edifício clássico, com elegantes portadas bordeaux, está instalada uma prestigiada galeria comercial, a Petrovsky Passage, desde 1906. As melhores marcas de moda e de artigos de luxo estão aqui representadas e é imperdível um passeio pelo bonito interior da galeria, com o seu teto em vidro e ferro forjado e os seus três andares em volta do átrio central.


The Hermitage Garden

placeholder-1x1

No final da Rua Petrovka, há um convidativo parque, aberto ao público desde finais do Séc. XIX. Se estiver em Moscovo na primavera ou no verão, poderá relaxar sob a copa das árvores enquanto aprecia os coloridos canteiros de flores; se a sua visita acontecer no inverno, experimente patinar no ringue de gelo ao ar livre.


Museu de Arte Moderna de Moscovo

No MMOMA, como também é conhecido este museu, irá encontrar obras-primas dos Séc. XX e Séc. XXI. De arquitetura neoclássica, do Séc. XIX, o seu edifício começou por ser a mansão de uma família abastada. Conte com obras de Picasso, Salvador Dali e Miró, entre muitos outros artistas incontornáveis. 


MUSEU DA HISTÓRIA DO GULAG

placeholder-1x1

Ao visitar este Museu irá contactar com o hediondo sistema de repressão criado por Estaline e que vigorou entre os anos 30 e 50 do Séc. XX. O Gulag era uma espécie de prisão e aqui vai poder ver replicadas algumas partes desse campo de trabalhos forçados, para onde iam criminosos e todos os que se opunham ao regime da União Soviética.


PETROVKA 38

O nº 38 da Rua Petrovka é um grande palácio do Séc. XIX, que esconde um nebuloso passado. Começou por ser residência de príncipes e depois, na era soviética, foi convertido na sede do Departamento de Investigação Criminal. Atualmente, é o quartel-general da polícia moscovita.


TEATRO DAS NAÇÕES

placeholder-1x1

Um espaço dedicado às artes performativas, com uma programação anual plena de motivos de interesse, com foco nos artistas internacionais. O edifício, com os seus tons avermelhados, portas em arco e janelas fiéis à típica arquitetura barroca de Moscovo, merece uma visita.


COMER EM PETROVKA

DORMIR EM PETROVKA

Agora é só fazer as malas e ir até à Rússia, onde o bairro Petrovka em Moscovo e muitos outros locais cheios de história e cultura estão à sua espera!

Veja também: