Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt

Saber mais

Lactose: o que é e onde se encontra

Já ouviu falar em lactose mas não sabe o significado? Descubra o que é e quais são os alimentos onde encontra este hidrato de carbono.

Lactose: o que é e onde se encontra
Saiba mais sobre este hidrato presente no leite e seus derivados

Hoje em dia é habitual ouvirmos a expressão “intolerância à lactose”. Sintomas como estômago inchado, digestão lenta e diarreia após a ingestão de leite e seus derivados podem ser um sinal de que alguma coisa está errada.
 


Mas, afinal de contas, o que é a lactose?

A lactose é composta por açúcares (glicose e galactose) e é exclusiva do leite, porque é produzida nas glândulas mamárias dos mamíferos: representa cerca de 4,7% da composição do leite de vaca e 7,2% do leite humano.
 
A absorção da lactose pelo organismo só é possível à conta da lactase, a proteína com atividade enzimática que é produzida na mucosa intestinal. Se não for digerida, a lactose pode provocar diarreia, dor, inchaço e flatulência.
 


Como saber se é intolerante à lactose

A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir este hidrato de carbono. Por norma, esta intolerância é adquirida ao longo da vida (condição permanente), mas pode ser o resultado temporário de uma lesão ou de uma infeção.
 
O diagnóstico completo só é possível através da realização de alguns testes específicos: biópsia da mucosa intestinal, doseamento do açúcar no sangue ou teste respiratório de hidrogénio. Este último é o mais utilizado por ser o mais simples e mais rigoroso. 
 

Alergia ou intolerância?

Ainda assim, é importante perceber as diferenças entre alergia ao leite e a intolerância à lactose. A alergia é uma reação anormal do corpo que envolve o sistema imunitário; já a intolerância pressupõe uma reação fora do comum do nosso organismo que não envolve o sistema imunitário (nestes casos, a intolerância à lactose é a mais comum). 
 
A alergia às proteínas do leite de vaca é mais comum na infância, quando o sistema imunitário está mais suscetível aos chamados antigénios alimentares (a proteína de cada alimento). Os sintomas são variados e podem ser cólicas, vómitos, diarreia e até inchaço nos lábios ou pálpebras.
 
É sempre aconselhável uma ida ao pediatra para despistar diagnósticos errados. Segundo os dados mais recentes, 80% a 90% das crianças adquirem naturalmente tolerância às proteínas do leite até aos 5 anos de idade.
 


Quais os alimentos que têm lactose?

O leite e todos os seus derivados contêm lactose (queijo, maionese, bebidas mistas de leite, iogurtes e os mais variados molhos culinários). A quantidade deste hidrato varia sempre consoante o produto e as formas de processamento.

Mas existem outros alimentos que contém lactose e, por isso, é aconselhável a leitura cuidada dos respetivos rótulos:

  • Cerais 
  • Margarina
  • Bolachas 
  • Bolos e doces 
  • Batatas fritas comerciais 
  • Frutas de Conserva
  • Enchidos
  • Preparados Vitamínicos e Minerais
  • Sopas instantâneas
  • Gelados 

Veja também: