Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Pereira
Inês Pereira
21 Set, 2018 - 12:01

10 alimentos com lactose que deve conhecer

Inês Pereira

Para além do leite e seus derivados, como a manteiga, existem outros alimentos com lactose que poderá ter de evitar. Fique agora a saber quais são.

10 alimentos com lactose que deve conhecer

Sente-se indisposto após ingerir leite ou algum produto derivado, como iogurte ou manteiga? Bom, então talvez o seu organismo não seja capaz de processar a lactose, um açúcar encontrado nos lacticínios, e você tenha de fazer algumas alterações na sua alimentação. Por isso mesmo, é importante que saiba de cor e salteado quais são os alimentos com lactose, de modo a evitá-los e garantir o seu bem-estar.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia, um terço da população portuguesa sofre de intolerância à lactose. Torna-se, portanto, bastante clara a necessidade de saber identificar claramente quais os produtos que estes pacientes não podem consumir. Felizmente, as lojas de alimentos e os supermercados contam já com inúmeras opções livres deste açúcar.

10 Alimentos com lactose

A primeira e mais fácil forma de eliminar quaisquer sintomas associados a esta intolerância é evitar a todo o custo a ingestão de alimentos que tenham lactose. E se pensa que falamos apenas do leite e da manteiga que tem no frigorífico está enganado: alguns alimentos com lactose podem mesmo surpreendê-lo.

Molhos

os molhos são alimentos com lactose

Talvez lhe pareça estranho mais a maioria dos molhos utilizados para as saladas contém lactose. Acontece que muitos têm queijo ou manteiga na sua composição, ainda que em quantidades reduzidas. Também as natas e o molho bechamel possuem lactose.

Patês

Quem não adora patês? Infelizmente, temos uma má notícia para os intolerantes à lactose: este alimento contém um alto teor deste açúcar graças aos produtos utilizados na sua produção. O melhor mesmo é procurar alternativas livres de lactose.

Alguns tipos de pão e pastelaria

Não se preocupe porque o pão tradicional pode continuar a ser o seu companheiro de lanches e pequenos-almoçosO problema está nas opções mais processadas, como croissants, pães de leite e tostas, que contêm lactose na sua composição.

Cereais de pequeno-almoço

os cereais são um dos alimentos com lactose

Não, não estamos a falar do leite que coloca na tigela. A verdade é que os cereais de pequeno-almoço são um dos alimentos com lactose graças ao leite existente na sua composição. Algumas marcas de muesli, contudo, fogem a esta regra.

Fruta de conserva

Deve estar a perguntar-se como é que a fruta de conserva pode ter lactose. Bom, tratando-se de alimentos processados, existe a forte possibilidade de conterem aditivos com lactose (ou derivados) na sua composição.

Suplementos alimentares

Muitos são os suplementes vitamínicos e minerais que possuem o açúcar do leite na sua composição ou, até mesmo, apenas no invólucro que os cobre.

Margarina

a margarina é um dos alimentos com lactose

Este pode parecer óbvio, mas o melhor é referir de qualquer forma. Não é apenas a manteiga normal que possui lactose na sua composição: também a margarina vegetal contém soro de leite, pelo que não é de admirar que este açúcar esteja presente.

Produtos de charcutaria

Surpreendentemente, grande parte dos produtos de charcutaria contém leite e, consequentemente, alguma lactose. Isto significa que devem ser evitados pelas pessoas intolerantes a este açúcar.

Doces

Talvez seja melhor começar a esquecer o amor que sente por gelados, bolos e bolachas, já que, por norma, estes produtos incluem lactose. A presença deste açúcar deve-se especialmente à utilização de leite e manteiga na sua confeção. Incluídos na lista de proibições estão também os chocolates de leite, claro.

Massa

a massa é um dos alimentos com lactose

Poucas devem ser as pessoas que não gostam de massa, essa iguaria da cozinha italiana. Contudo, este alimento é rico em amido, que produz um dos principais componentes da lactose (a glicose), pelo que deve ser evitado.

Veja também: