As 10 maiores empresas exportadoras portuguesas

Apesar de Portugal estar ainda muito preso aos produtos importados, a verdade é que as exportações assumem um papel absolutamente fundamental para a balança comercial portuguesa. Conheça as maiores empresas exportadoras portuguesas.

As 10 maiores empresas exportadoras portuguesas
Quais são as empresas que mais exportam em Portugal?

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancers

Os mercados externos são fulcrais no crescimento de qualquer empresa, nomeadamente nas empresas portuguesas, cujo mercado interno torna-se muitas vezes curto para o respetivo potencial. 
 
Em 2013, o mercado das exportações em Portugal cresceu, sendo que mais de 20% das exportações portuguesas têm Espanha como destino.
 
Nos últimos anos, o bem que Portugal mais tem exportado é energia, tendo batido o recorde em 2014. Conheça neste artigo as maiores empresas exportadoras do país.
 

Top 10 das maiores empresas exportadoras portuguesas

 

1. Petróleos de Portugal - Petrogal, S.A.

A Petrogal é a maior empresa exportadora do país, sendo que o ano passado as vendas para o exterior conseguiram atingir os 3,2 mil milhões de euros. A Petrogal encaixou assim uma faturação de mais de 10 mil milhões de euros.
Atualmente, exporta para 59 países, com uma taxa de exportação a rondar os 31,28%.
 

2. TAP - Transportes aéreos portugueses, S.A.

A TAP surge neste ranking como a segunda maior empresa exportadora portuguesa, dispensando qualquer apresentação. Atualmente, exporta para 26 países diferentes, atingindo uma taxa de exportação que ronda os 93,55%.
 

3. Volkswagen Autoeuropa, LDA

Conhecida em todo o mundo, a Volkswagen Autoeuropa é um importante player a nível mundial, exportando para 16 países e atingindo uma taxa de exportação na ordem dos 75,49%.
 

4. Galp - Gás natural, S.A.

Apesar da Galp só exportar unicamente para um país, é a quarta maior exportadora nacional devido ao valor das suas exportações, que é o quarto mais elevado, encaixando, em 2013, mais de 900 mil milhões de euros.
 

5. Continental Mabor - Indústria de pneus, S.A.

Novamente no setor automóvel, a Continental Mabor surge neste ranking como a quinta maior exportadora portuguesa, exportando para 99 países diferentes em todo o mundo, tendo em 2013 encaixado mais de 700 mil milhões de euros.
 

6. Repsol Polímeros, S.A.

Para quem não sabe, o polietileno é o produto mais importante obtido no Complexo de Sines da Repsol polímeros. É um material flexível, resistente, leve, impermeável e fácil de utilizar. Em 2013, a Repsol exportou para mais de 55 países, faturando cerca de 400 mil milhões de euros.
 

7. Zagope - Construções e engenharia, S.A.

O sétimo lugar no ranking das maiores empresas exportadoras portuguesas abre portas para as empresas construtoras, que assumem um papel fulcral no panorama das exportações em Portugal. A Zagope exporta para cerca de 13 países, tendo também um volume médio de faturação que ronda os 400 mil milhões de euros, um pouco menos que a Repsol Polímeros.
 

8. Mota - Engil - Engenharia e Construção, S.A.

Em oitavo lugar, mais uma empresa de construção, a famosa Mota- Engil que é uma referência no panorama das construtoras nacionais. Em 2013, exportou para cerca de 6 países.
 

9. Delphi Automotive Systems - Portugal, S.A.

Este top 10 das maiores empresas exportadoras portuguesas termina com duas empresas ligadas ao setor automóvel. Em nono lugar, a Delphi Automotive Systems exporta atualmente para 37 empresas.
 

10. Peugeot Citroen Automóveis Portugal, S.A.

A fechar este ranking, a Peugeot Citroen Automóveis Portugal que também é uma referência no setor empresarial português. Os últimos dados revelam que são mais de 28 os países para onde exporta.
 
Veja também: