Catarina Reis
Catarina Reis
20 Mar, 2019 - 12:22
As 10 maiores empresas exportadoras portuguesas

As 10 maiores empresas exportadoras portuguesas

Catarina Reis

Com impacto na balança orçamental, a exportação é fundamental para as finanças de qualquer país. Veja quais as maiores empresas exportadoras portuguesas.

O artigo continua após o anúncio

O desenvolvimento económico do nosso país deve bastante às maiores empresas exportadoras portuguesas. A exportação é, de facto, essencial à boa saúde financeira de qualquer Estado, e por isso apresentamos-lhe aqui as empresas nacionais que mais exportam.

Já conhece as maiores empresas exportadoras portuguesas?

É certo que o crescimento económico português, mesmo agora que deixámos “a crise” para trás, é lento. Sempre que se fala sobre o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), observamos poucas alterações, ano após ano. Mas a verdade é que mesmo para que esse ténue crescimento se mantenha, é fulcral o papel das empresas exportadoras. Sem elas, a nossa economia dificilmente teria hipóteses de crescer.

Facto é que o número destas empresas tem aumentado bastante nos últimos tempos. As empresas exportadoras são ainda poucas, mas valem mais de um terço do volume de negócios do total do setor empresarial em Portugal.

O panorama para as empresas exportadoras é de estabilidade

No ranking das dez maiores empresas exportadoras portuguesas, o posicionamento de cada uma delas tem-se mantido nos últimos anos. No entanto, há pequenas nuances a sublinhar.

O que reserva o futuro próximo?

Prevê-se que em 2020 o valor das exportações de bens e serviços deverá situar-se 67% acima do nível registado em 2018, sendo de destacar a evolução e o crescimento do setor do Turismo.

2019 registou um pequeno retrocesso nas exportações

O volume de exportações diminuiu 8,7% em relação à subida de 5,3% registada em outubro de 2018. De destacar o decréscimo das exportações de material de transporte, maioritariamente de automóveis para transporte de passageiros, em 29,4%, aspeto que estará associado à greve dos estivadores no porto de Setúbal.

O que diferencia as empresas que mais exportam?

O que têm em comum as maiores empresas exportadoras portuguesas para se destacarem de entre milhares de outras empresas que exportam serviços e bens para outros países?

maiores empresas exportadoras portuguesas

Existem várias particularidades que permitem que estas empresas campeãs se distingam de muitas outras. Todas as que fazem parte da lista das 10 maiores empresas exportadoras portuguesas tiveram um crescimento muito acentuado em pouco tempo. E posicionam-se hoje muitos furos acima da média das empresas portuguesas, especialmente ao nível do seu desempenho e na criação de postos de trabalho.

O artigo continua após o anúncio

Além disso, são empresas que expandiram a exportação dos seus bens e serviços por várias latitudes, contrariando a tendência de muitas outras que se focam num só mercado internacional.

Top 10 das maiores empresas exportadores portuguesas

Aqui fica a lista das dez maiores empresas exportadoras portuguesas:

1. Petrogal

A empresa a que pertence a Galp é a líder das exportações em Portugal já há onze anos consecutivos. O petróleo importado pela Petrogal passa pelas refinarias e é depois exportado. Cerca de dois milhões de toneladas de combustíveis são exportados a partir de Portugal, anualmente. A Galp é de longe a empresa que mais exporta, sendo que o valor anual poderá ser superior a 4 mil milhões de euros.

2. Volkswagen Autoeuropa

Dados fornecidos pela própria empresa referem que, em 2018, a fábrica de automóveis da Volkswagen em Palmela registou um aumento de 67% na exportação de bens e teve um impacto de 5% no valor das exportações portuguesas. Trata-se assim de um ano de produção em que todos os recordes foram ultrapassados.

3. The Navigator Company

Com uma posição de grande destaque no mercado internacional da pasta de papel, The Navigator Company é uma das mais fortes marcas de Portugal no mundo. A sua estrutura produtiva assenta em três grandes pólos industriais localizados em Cacia, Figueira da Foz e Setúbal, que constituem grandes referências nas Indústrias da Pasta e do Papel a nível internacional.

4. Bosch Car Multimedia Portugal

Presente em Portugal desde 1911, a Bosch é uma das empresas mais reconhecidas do país. Com uma presença consolidada, exporta mais de 95% da sua produção para mercados internacionais e tem vindo a alargar as atividades de investigação e desenvolvimento em hardware e software para diferentes áreas de negócio.

5. Continental Mabor

A fabricante de pneus de Famalicão fechou o último ano com vendas de 878,4 milhões de euros, mais 6% do que no ano anterior, e lucros de 211,6 milhões de euros, o que traduz um decréscimo homólogo de 6% devido à “subida dos preços das matérias-primas e das depreciações”.

6. Faurécia

Pertence ao setor automóvel, fabricando peças para interiores de veículos e tecnologia de controle de emissões.

O artigo continua após o anúncio

7. Aptivport Services

Esta empresa dedica-se também à produção de equipamento elétrico e eletrónico para veículos automóveis. A multinacional emprega cerca de 1600 pessoas.

8. Visteon Electronics Corporation

Mais uma empresa ligada ao setor automóvel, desta vez ligada ao fabrico de aparelhos de rádio e televisão.

9. Repsol Polímeros

A operar a partir de Sines, a Repsol Polímeros produz matérias-primas utilizadas na produção de plástico e exporta para mais de 60 países.

10. Siderurgia Nacional da Maia

Fabricante de aço, dedica-se sobretudo à exportação para o Reino Unido, norte de África e o ocidente europeu.

São estas as 10 empresas que mais exportam em Portugal. As leituras são fáceis de fazer: o setor automóvel e o setor da energia estão bem posicionados nos mercados internacionais.

Veja também: