Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt

Saber mais

Matricária: a planta milagrosa para as enxaquecas

A matricária é utilizada desde a idade média e tem diversos fins medicinais, sendo o tratamento das enxaquecas o mais comum.

Matricária: a planta milagrosa para as enxaquecas
Livre-se das dores de cabeça!

A matricária tem o nome científico de chrysanthemum parthenium e tem sido utilizada durante séculos para o tratamento de enxaquecas, dores ósseas e febre. Acredita-se que Dioscorides, médico grego, terá sido o primeiro a descobrir os benefícios medicinais desta planta no século I (dC).

Pertencente à família do girassol e botanicamente conhecido como tanacetum parthenium, a matricária ou feverfew é cultivada em jardins e a sua flor tem um odor bastante forte. Esta planta medicinal floresce de julho a outubro e encontra-se, sobretudo, nas regiões do Sudeste da Europa, América do Norte e Austrália, uma vez que requer um solo bem drenado para prosperar.

Com folhas de cor verde-amarelo e flores pequenas semelhantes a uma margarida, a matricária pode crescer até uma altura de 18 centímetros e tem a capacidade de se espalhar rapidamente. As partes de plantas medicinais incidem nas folhas, sejam frescas ou secas. Esta planta medicinal funciona através da ação dos seus dois princípios ativos: o partenolídeo e tanetin.

 

Tratamento de enxaqueca com matricária

A matricária tem sido usada durante séculos para tratar dores de cabeça e febre. Além de bastante eficaz no tratamento de enxaquecas, o extrato desta planta é geralmente seguro e bem tolerado.

A enxaqueca afeta três vezes mais mulheres do que homens, em parte devido à flutuação dos níveis hormonais. Os extratos das folhas verde-amarelo desta planta atuam na dor de cabeça por inibirem a libertação de serotonina das plaquetas e de prostaglandinas a das células brancas do sangue, ambos associados à enxaqueca. 

Para tratar a enxaqueca, a dose recomendada é de 100 a 300 mg do extrato de ervas. Quem tiver acesso à  planta fresca, pode mastigar até 4 folhas por dia.

Como suplemento alimentar para adultos, pode tomar-se uma a duas cápsulas por dia, de preferência às refeições ou segundo prescrição médica ou do seu técnico de saúde.

 

Outras utilizações da matricária

  • Febre: tal como sugere o nome original (feverfew), a matricária pode ser usada para baixar a febre
  • Artrite reumatoide: outra capacidade desta erva é a da redução de inflamações, especificamente da artrite reumatoide e da dor associada
  • Problemas femininos: esta erva é também utilizada em desregulações hormonais femininas. Acredita-se que esta planta tem a capacidade de tratar irregularidades menstruais, reduzir a dor e as cólicas menstruais e de iniciar a menstruação
  • Tratamento de pele: a psoríase é um problema de pele causado pelos níveis de prostaglandinas irregulares no corpo e a matricária promete ajudar nesta regulação
  • Anti-coagulante: esta erva medicinal tem ainda a capacidade de impedir plaquetas de coagularem, pelo que pode ser um grande aliado das pessoas que não tolerem os efeitos secundários da aspirina.

Uma embalagem de 100 cápsulas custa cerca de 25€ e pode ser comprada em qualquer loja dietética e natural ou em ervanárias.

Veja também: