PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Dicas para melhorar a sua autoestima

Sente que não se valoriza e que precisa de melhorar a sua opinião sobre si mesmo? Descubra como melhorar a autoestima com as próximas dicas.

Dicas para melhorar a sua autoestima
Truques para ser mais confiante

A autoestima é a opinião e perceção que temos sobre nós próprios. Pode parecer um tema supérfluo ou, até mesmo, irrelevante mas na realidade é mais importante do que possa imaginar. A autoestima afeta diretamente variados aspetos da sua vida (pessoal, profissional, amorosa, etc.) nomeadamente o seu sucesso e conquistas. Saiba como revitalizar a sua autoestima com as próximas dicas.
 

Como melhorar a autoestima?

 

1. Veja o lado bom em tudo

Parece uma frase feita mas é um dos maiores segredos das pessoas com elevada autoestima e, consequente, bem-sucedidas. Não perca muito tempo a pensar em todas as coisas que não sabe fazer ou em todos os seus defeitos. Faça antes o seguinte exercício: escreva uma lista de todas as coisas que sabe fazer, tudo o que já conquistou e os aspetos de que mais se orgulha na sua vida.

Como há sempre espaço para nos desenvolvermos e crescermos enquanto pessoas, aproveite ainda para, de uma forma positiva, assinalar algumas metas ou aspetos que pretende melhorar. O truque é não dizer que NÃO sabe fazer mas sim o que irá fazer para adquirir a competência! Sempre que estiver mais em baixo pegue nesta lista e recorde todos os bons aspetos pelos quais se deve valorizar.

 

2. Aceite-se como é

Muitas vezes a nossa autoestima é afetada pois estamos a tentar ser algo que não faz parte de nós. É normal ter inspirações e ideais a seguir no entanto há certos traços próprios que dificilmente irá conseguir eliminar. Como se costuma dizer “as pessoas não mudam”. Aceite os seus defeitos com a mesma vontade que aceita as suas qualidades. São estas peculiaridades que fazem de si a pessoa única e especial que você é.

Culpabilizar-se por certas limitações também não está certo. Todos temos limites e há que saber aceitá-los para poder viver feliz consigo. Isto não quer dizer que deve acomodar-se e não se esforçar por ser uma pessoa melhor! Tente sempre ser a melhor versão possível de si mesmo!

 

3. Afaste a negatividade da sua vida

Sejam relacionamentos, problemas ou pessoas, deve afastar-se de tudo aquilo que trouxer más energias à sua vida. Há pessoas que são naturalmente negativas e muito críticas e, se o estiver a afetar a um nível pessoal, deve ponderar afastar-se destas. A qualidade dos seus relacionamentos tem um efeito evidente na sua autoestima. Ao rodear-se de pessoas positivas e que levam a vida com um sorriso você irá naturalmente tornar-se numa pessoa assim e a sua autoestima irá agradecer! 

 

4. Abrace o seu novo “eu”

Analise quais os aspetos físicos e/ou psicológicos que podem estar a impedi-lo de ter uma melhor autoestima. Tente trabalhar neles de forma a melhorá-los e fortalecer a sua autoestima. Há alguns truques que ajudam a ter uma melhor autoestima:
  • Faça exercício físico regularmente: praticar exercício faz com que se sinta mais confortável com o seu corpo e cria uma sensação de harmonia que é propícia à melhoria da autoestima.
  • Sorria: o sorriso é mesmo o espelho da nossa alma e é um hímen de boas energias, coisas positivas e pessoas interessantes!
  • Mantenha uma postura correta: ao manter as costas direitas e a cabeça erguida irá naturalmente sentir-se mais confiante e pronto para dominar o mundo.
  • Renove o seu guarda-roupa: esta é uma dica mais supérflua mas que tem resultados incríveis! Compre novas peças de roupa que o façam sentir rejuvenescido, confiante e especial.
  • Socialize: saia com os seus amigos ou colegas de trabalho e permita-se conhecer novas pessoas, descontrair e passar um bom bocado. Os relacionamentos positivos ajudam a aumentar a sua sensação de paz interior e, consequentemente, a sua autoestima.

Preparado para abraçar o seu novo “eu”? Com estas dicas temos a certeza que a sua autoestima ficará melhor que nunca!

Veja também: