Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
04 Nov, 2021 - 15:35

7 hábitos que nos impedem de dormir bem

Mónica Carvalho

Stress, preocupações e um estilo de vida agitado fazem parte da lista de itens que podem atrapalhar o sono. Descubra alguns truques para dormir bem, já esta noite!

Estudos sobre mitos à volta do sono

Uma boa noite de sono é fundamental para manter a qualidade de vida, quer para o corpo ter o descanso que precisa, quer para manter a saúde mental e emocional equilibradas, sem esquecer que é durante a noite que o cérebro assimila e processa as informações que receber durante o dia. Mas nem sempre é fácil dormir bem, mesmo quando nos sentimos cansados ou, até, esgotados.

Chega a hora de descansar e o sono simplesmente teima em não chegar. Já parou para pensar que poderá estar a sabotar-se a si próprio? Apresentamos aqui uma lista com 7 hábitos que são nocivos e que o impedem de dormir bem.

Evite-os e garanta uma noite relaxada, para acordar com energia e boa disposição a cada dia.

Anule estes 7 hábitos e aprenda a dormir bem

acordar cansado
1.

Aparelhos electrónicos perto da cama

Se é habitual ter o telemóvel e/ou o tablet perto da cama, esqueça. Coloque-os bem longe, pois além de estimular a mente e fazer com que perca o sono respondendo a mensagens ou visualizando as redes sociais, a própria iluminação destes equipamentos é demasiado forte, sendo um grande impedimento para dormir bem.

2.

Chás que estimula

Nem todos os chás são adequados para dormir bem

Sim, a verdade é que nem todos os chás são adequados para beber à noite e, depois, conseguir dormir bem.

O hábito de tomar um chá quente antes de dormir pode ser altamente relaxante, mas deve obrigatoriamente evitar: chá-mate, chá preto, chá verde ou chá branco.

Estas ervas são ricas em cafeína, logo, ao invés de descontrair, estão a estimular o corpo e o cérebro. Deve apostar em infusões tranquilizadores como camomila e cidreira.

3.

Exercício físico antes de dormir

Já todos sabemos da importância do exercício físico para a manutenção de um estilo de vida saudável. Contudo, a sua prática antes da hora de descanso vai impedir que consiga dormir bem, na medida em que a atividade física intensa pode provocar picos de adrenalina, que devem ser evitados antes de relaxar e descontrair.

4.

Doces só durante o dia

Alimentos que promovem oscilações repentinas da glicemia e prejudicam a qualidade do sono também devem ser evitados momentos antes de ir para a cama. Lamentamos informar, mas vai mesmo ter que se manter afastado daquela bolachinha ou chocolate se quiser dormir bem.

5.

Trabalhar por turnos

Talvez este seja o hábito mais difícil de mudar. Muitos portugueses trabalham por turnos, nunca chegando a ter um horário mais ou menos fixo para adormecer ou acordar. Mas esta quebra de rotina é altamente impeditiva para dormir bem.

6.

Beber álcool antes ir dormir

Pelo menos até 4 horas antes de ir para a cama deve mesmo evitar ingerir bebidas alcoólicas. Não se deixe enganar pelo efeito inicialmente relaxante, porque assim que o seu organismo processar a bebida, as moléculas de álcool podem provocar despertares noturnos e potenciar o aparecimento de problemas como apneia do sono.

7.

Fumar

Não fume, pela sua saúde e pelo seu sono.

Além de trazer diversos prejuízos para a saúde, o cigarro é um estimulante e, como tal, impede-o de dormir bem. Se ainda não conseguiu abandonar este hábito por completo, evite-o pelo menos até 3 horas antes do período de descanso.

Chás para relaxar
Veja também 13 chás para relaxar que são verdadeiros calmantes naturais

Um pequeno truque para dormir bem

Trata-se de uma técnica completamente natural que o vai fazer adormecer em pouco tempo. Para os que duvidam, há uma informação importante: é uma técnica criada, implementada e comprovada pelo Dr. Andrew Weil, da Harvard Medical School, EUA.

É realmente muito simples e pode experimentá-la já hoje.

Confira o passo a passo.

  1. Coloque a língua no céu da boca, com a ponta colada nos dentes da frente.
  2. Feche a boca, inspire pelo nariz e conte até quatro.
  3. Sustenha a respiração por sete segundos.
  4. Expire todo o ar pela boca até contar mentalmente até oito.

Funcionou?

Se faz parte do grupo dos portugueses que têm dificuldades para dormir bem, abandone os maus hábitos, adote um horário regular para deitar acordar todos os dias, evite as sestas e aproveite as horas de sol. À noite, crie uma rotina de relaxamento antes da hora de adormecer.

A sua saúde, física e mental, agradece.

Veja também