Publicidade:

Diga onde mora e digo-lhe quem é: o que a sua casa revela sobre si

Sabia que as casas são o reflexo da personalidade de quem lá habita? Por isso, descubra o que a sua casa revela sobre si a quem a visita.

Diga onde mora e digo-lhe quem é: o que a sua casa revela sobre si
E você? O que a sua casa diz sobre si?

Pode até ser um pouco assustador pensar em como alguns detalhes decorativos podem ser o espelho da nossa personalidade, do nosso gosto e, até, da nossa filosofia de vida. Se nunca pensou nisto, olhe melhor à volta e veja o que a sua casa revela sobre si. Será que está a transmitir a mensagem que pretende a quem o visita? Será que a sua casa é mesmo um espelho da sua alma? Vamos pôr tudo a nu, nos pontos seguintes.

O que a sua casa revela sobre si: 5 pontos a ter em conta


Quadros, fotografias, livros e discos

casaFonte: Pexels/atbo

A presença de arte à vista numa casa denota, desde logo, que os seus residentes são apreciadores de cultura e que se orgulham disto. Podem inclusive ser praticantes das belas artes, quer como profissionais, quer como amadores. O tipo de arte – técnica, suporte, material – ou o estilo permite, também, perceber se estamos diante de uma pessoa mais moderna ou mais conservadora. Em qualquer uma das situações, é certo que aquela pessoa é uma pessoa atenta ao mundo, curiosa e interessada na história e na cultura.

Quem prefere fotos de pessoas ou momentos demonstra que é alguém ligado aos afetos e às relações interpessoais. Há outros casos, em que as fotos retratam paisagens e lugares, o que mostra que viajar e descobrir o mundo é o seu lema de vida.

As estantes cheias de livros ou discos muito presentes na decoração também revelam o interesse, proximidade e orgulho em relação ao repertório cultural.

Cores

o que a sua casa revela sobre siFonte: Pexels/Licença cc0

Os significados das cores são tão amplos e diversos que não cabem no tema deste artigo, mas é certo que a opção pelas cores claras traduz uma pessoa tranquila, calma e que busca a paz e o equilíbrio. Já a escolha de tons escuros pode significar que estamos perante alguém mais fechado, intimista com tendência para a introspeção. As cores quentes e vibrantes revelam vitalidade, ousadia e dinamismo.

Casa com mais luz natural

casaFonte: Unsplash/nickkarvounis

Uma casa bem iluminada, naturalmente, significa que aquela pessoa deixa a luz entrar, pois aprecia o contacto com o mundo exterior e com os outros. Uma casa mais escura reflete um espírito mais introspetivo e reservado.

Mobiliário

decoraçãoFonte: Unsplash/betagamma

O estilo dos móveis diz muito sobre o gosto e mesmo sobre a ideologia de vida daquela pessoa. Móveis modernos apontam para alguém com uma visão mais contemporânea e atualizada. Móveis feitos a partir de materiais recicláveis, por exemplo, transmitem a mensagem de que aquela pessoa tem, claramente, preocupações ambientais.

Peças de design e decoração com elementos tendência

casaFonte: Unsplash/Dan Gold

Uma casa onde esteja presente na decoração elementos atuais, em tons vivos, com mobiliário e peças de design, por exemplo, indica que é alguém atento à novidades, curioso e com sentido estético apurado. Mostra ainda que o “decorador” do lar dedica-se ao espaço de intimidade e que tem uma personalidade moderna e direcionada para o presente.

Seguramente, nunca tinha pensado que aquele móvel que tem na sala diz tanto sobre si e sobre a sua história, certo? A partir de agora, já tem as ferramentas para estar mais alerta a estes sinais, que certamente não vão mais passar-lhe ao lado quando for à casa de alguém.

Aproveite para analisar bem a sua e ver, realmente, se o que a sua casa revela sobre si é mesmo aquilo que é.

Veja também:

Limpeza e Arrumação