Helena Peixoto
Helena Peixoto
03 Jan, 2020 - 08:01

Tendências de decoração para 2020: conheça as principais!

Helena Peixoto

Se não perde uma boa atualização, então este artigo é para si: vamos dar-lhe a conhecer 10 tendências de decoração para 2020!

sala com cores fortes

Estão acabadinhas de sair do forno! As habituais tendências de decoração ditadas pelo IKEA e por outras marcas e revistas de especialidade de referência já saíram e vamos partilhá-las consigo.

Como sempre, chegados a esta altura do ano chegam as férias e notícias de tendências do ano que se segue. E no que respeita as tendências de decoração para 2020, o que estará reservado?

Tendências de decoração para 2020: 10 imperdíveis

Com base no novo catálogo da famosa cadeia sueca IKEA e em algumas publicações com provas dadas no mundo da decoração, aqui ficam os últimos gritos em termos decorativos para o próximo ano.

E se em 2019 a paleta modernista e os tons terra foram as grandes tendências de decoração, o ano de 2020 traz sugestões totalmente diferentes.

1. Cozinhas monocromáticas

tendência de decoração: cozinha monocromática preta

Se, por um lado as cozinhas brancas estão com os dias contados, ditam as tendências de decoração que as versões mais “coloridas” também. O ano de 2020 vai trazer-nos a singularidade dos ambientes monocromáticos.

O que quer isto dizer? Que sai do palco a combinação de cores nos armários para entrar a padronização de um tom único, mas mais forte e imponente.

2. Padrões avant garde

Não importa em que item for, a verdade é que os padrões vieram para ficar, tal como a combinação dos mesmos! Nunca imaginou juntar, por exemplo, uma almofada às bolinhas com uma outra às listas? Pois isso em 2020 vai acontecer!

Para reter: nem tudo precisa de ser igual! O que acontece aqui é que os desenhos dos padrões vão servir para complementar a decoração. Seja nos tapetes, capas de almofada ou itens decorativos.

3. Paredes com colagens

Não, não estamos a falar de revestir uma parede com papel, nada disso! Estamos antes a falar de uma espécie de gallery wall, composta por colagens bem divertidas e criativas, que vêm em 2020 substituir as molduras mais estanques.

Aqui a ideia passa por fazer com que as normalmente consideradas “obras de arte” cedam lugar a folhas, autocolantes e afins para colar na parede.

4. Tom sobre tom

A ideia apareceu no novo catálogo da IKEA e todos os experts na matéria já estão a amar esta inspiração. Falamos de composições com apenas uma tonalidade. Como? Fácil! Basicamente, combinando o tom de pintura da parede com a mesma cor das mobílias.

5. Azulejos quadrados e coloridos

Depois das famosas pastilhas, dos mosaicos de dimensões gigantescas e dos backsplashes para a cozinha, surgem agora como tendência os famosos e clássicos azulejos quadrados pequeninos.

Eles voltaram em versões mais neutras ou mais coloridas, e prometem trazer todo um dinamismo à casa de banho e cozinha de qualquer casa.

6. Quartos com tons escuros

Tendência de decoração: quarto em tons escuros

Pode parecer um contrasenso, pois todas as “boas práticas” dizem que um quarto deve ser leve, bem arejado e em tons o mais claro possível.

Mas as tendências de decoração para 2020 trazem uma sugestão diferente: quartos com um mood geral em tom de beringela. E a verdade é que funciona muito bem!

7. Cores com atitude

O ano de 2020 vai ficar marcado pela cor. Afinal, ela é sinónimo de atitude e pode marcar bem os acontecimentos. E é isso que se pretende em termos decorativos para 2020: espaços bem coloridos, com uma mensagem bem forte associada.

8. Influência tecnológica ao rubro

Domótica e tecnologia são as palavras de ordem para o novo ano em termos de decoração e organização de casa.

Entre as principais tendências a incorporar nos projetos de decoração no próximo ano, de destacar a abertura por toque de portas e gavetas, o controlo de temperatura do ambiente, o piso aquecido, iluminação automática, cortinas e estores automáticos e inteligentes e altos sistemas de segurança.

9. Sustentabilidade

A cadeira sueca não podia deixar de integrar um importante valor que tanto preza e que cada vez mais é uma prioridade para o nosso planeta: a sustentabilidade.

O Ikea traçou alguns objetivos muito claros que promete cumprir: vai deixar de vender produtos de plástico de uso único, vai utilizar apenas poliéster reciclado nos seus têxteis e utilizar madeira sustentável para os seus artigos.

Ora, esta preocupação deve estar patente na decoração da casa de cada um de nós. Aposte em flores e plantas, vasos de barro e cerâmica, caixotes e paletes de madeira, roupas de cama e revestimentos em fibras naturais, tintas ecológicas, artigos de palha, bambu e vime e lâmpadas com baixo consumo de energia.

10. Mobiliário multifuncional

Esta é última sugestão no âmbito das tendências de decoração: mobiliário multifuncional. Hoje, e com o crescente surgimento de casas e apartamentos pequenos, este tipo de móveis são cada vez mais importante!

E 2020, a versatilidade do mobiliário é um dos preceitos a manter, focando um melhor aproveitamento dos espaços, sem sacrificar o bom gosto e estilo na decoração.

Veja também