Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
29 Set, 2018 - 12:09

Aposte em poltronas decorativas para uma casa com mais conforto e estilo

Teresa Campos

Há poltronas decorativas para todos os gostos e a boa notícia é que elas ficam bem em qualquer habitação. Já tem uma em sua casa?

Aposte em poltronas decorativas para uma casa com mais conforto e estilo

Hoje, falamos-lhe de poltronas decorativas. Um elemento capaz de dar um toque perfeito e cheio de estilo ao ambiente de sua casa. Se ainda não arriscou comprar poltronas decorativas por não saber quais escolher, vamos mostrar-lhe algumas das opções disponíveis e quais os critérios de seleção que deve seguir para garantir que escolhe uma peça bonita e, acima de tudo, adequada às particularidades de sua casa.

Embeleze a sua casa com magníficas poltronas decorativas

Decoração vintage: 5 elementos básicos para arrasar

Tamanho

Há poltronas de todos os tamanhos, por isso calcule bem o espaço que tem disponível para elas e inclua nessa medida pelo menos 70cm de circulação. Estas peças devem também ser proporcionais aos demais móveis que já tenha na divisão. As poltronas nunca devem ser um estorvo no espaço. No caso de uma divisão pequena, por exemplo, opte por modelos menores e giratórios, pois são mais versáteis e ocupam menos espaço.

Conforto

Além de bonitas e adequadas ao espaço, é essencial que as poltronas sejam confortáveis. A densidade indicada para garantir o máximo conforto, varia entre 23 a 28 g/cm³. Porém, é importante ponderar igualmente o formato da poltrona, o tamanho do seu encosto, a localização dos braços e, acima de tudo, sentar-se nela e fazer o teste, antes de a comprar.

Estilo

Há poltronas para todos os gostos e estilos: vintage, retro, moderno, clássico, entre outros. Escolha a tendência com que mais se identifica e que melhor combina com o ambiente de sua casa. O importante é que a poltrona que selecione traga unidade ao conjunto. Ela deve estar em harmonia com os tapetes, as cortinas e as almofadas. Combine também pequenos pormenores, como um detalhe da poltrona clássica que tenha relação com um padrão da moldura dos seus quadros, por exemplo.

Cores e padrões

Selecionar as cores e padrões da poltrona é tão importante como definir um estilo. Pode aproveitar estas peças para fazer brincadeiras engraçadas e explorar contrastes, por exemplo, entre o tom da poltrona e o do sofá. Numa decoração neutra, ouse ao escolher uma poltrona colorida que se irá destacar no ambiente. Acompanhe essa tendência nas almofadas e consiga estabelecer contrastes bem interessantes. As combinações de textura também são permitidas. Se tem um sofá em tecido, ponha-o lado a lado com uma poltrona de couro. Também pode conjugar diferentes cores, desde que elas sejam complementares.

Divisões

As poltronas “cabem” em todos os ambientes da sua casa. Para além da sala de estar, elas podem ser dispostas no quarto, onde trazem conforto e podem ser combinadas com os abajures dos candeeiros e puffs para repouso dos pés; no quarto do bebé, para adormecer tranquilamente o seu filho; e, até, no escritório, onde podem servir de zona de leitura ou relaxamento.

Tipos e modelos de poltronas

Gémeas: E por que não, em vez de uma, apostar em duas poltronas? Elas podem ser exatamente idênticas e ficam muito bem em salas quadradas, podendo também servir como elemento divisor do espaço. Se tem uma sala pequena, duas poltronas podem ser a solução ideal para substituir um sofá. Os modelos giratórios são boas opções, já que são mais leves e dão mais amplitude ao espaço. Sim, e também podem ser ao estilo “quase” chaise.

 

Monocromáticas: Mais uma vez, a sugestão são os contrastes. Um ambiente de tons neutros poderá receber poltronas de cores mais escuras. Isso ajuda a quebrar a monotonia do ambiente e dá um toque moderno e sofisticado à divisão. O importante é que procure sempre usar cores complementares e combinações entre tons quentes e frios.

 

Poltrona-cadeira: Há ainda no mercado um modelo muito em voga que funde a poltrona e a cadeira. Embora os pés e o espaldar se assemelhem aos de uma cadeira, o assento é estofado e oferece o conforto caraterístico de uma poltrona. Esta tipologia adapta-se a diferentes ambientes e divisões.

 

As poltronas decorativas são, de facto, cativantes não só por terem uma aparência muito atrativa, como também por serem muito confortáveis e proporcionarem um relaxamento profundo. Portanto, não adie mais a aquisição de uma ou mais poltronas decorativas, mas antes reflita bem onde as vai colocar e quais as caraterísticas que elas devem ter. Só assim não irá ficar perdido entre a ampla oferta existente no mercado. Por essa razão, leve as nossas dicas consigo e faça a melhor escolha.

Veja também: